Case de sucesso: campanha Anjo Santa Massa

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Quer saber como é a criação de um case de sucesso? Hoje nós vamos contar com detalhes como foi a produção e execução da premiada campanha Anjo, da marca Santa Massa, feita pela Quest.

“As campanhas causaram um buzz em todas as mídias, muitas interações nas redes sociais. Além disso, os filmes das campanhas receberam os prêmios em várias categorias”

Adriano Dorini – Diretor de Criação da Quest sobre as campanhas da Santa Massa

 

Você já parou para se perguntar como surge um case de sucesso? Bom, com certeza é necessário muita pesquisa e trabalho.

Pensamos em cada detalhe com muito cuidado, além de empenharmos muita criatividade para criar uma identificação única. 

Neste artigo, nós vamos te contar como foi produzida a campanha “Um Toque Divino”, feita para divulgar a Farofa da Santa Massa.

Ela teve grande repercussão, e apresentou o personagem “Anjo”, que apareceu novamente na campanha “Mandamentos do Churrasco”, feita para divulgar o Pão de Alho Santa Massa.

Ambas as campanhas geraram ótimos retornos, rendendo até prêmios para a agência.

 

Dê uma espiadinha, neste artigo você vai encontrar:

  • Quem é a Santa Massa;
  • Como foi a concepção da campanha do Anjo;
  • Repercussão do case e quais elementos o fizeram ser um sucesso;
  • Quando fazer esse tipo de campanha e as vantagens;
  • Como a Quest pode te ajudar a criar campanhas como esta.

 

Quem é a Santa Massa?

Para entender a campanha e o seu processo criativo, também é importante entender quem é o cliente. A Santa Massa é uma empresa de alimentos fundada em 1968.

No começo, era um negócio familiar, uma pequena padaria, que deu origem ao seu nome. 

Com o tempo, começou a produzir outros produtos alimentícios, como biscoitos de polvilho, massas, tortas, assados e salgados.

A empresa foi crescendo, até que em 2009 perceberam que o pão de alho ganhava cada vez mais espaço nos churrascos e, por isso, lançaram a própria receita, surgindo assim o Pão de Alho Santa Massa.

Ele tornou-se o carro-chefe do negócio. 

 

Hoje a empresa atua em 23 estados, além de atender países como o Paraguai e a Bolívia. Em suas fábricas, são produzidos cerca de 400 mil pães por dia.

 

Como foi a concepção da campanha do “Anjo” 

Surgimento de uma necessidade

Uma campanha normalmente se dá a partir de uma necessidade. No caso da Santa Massa, foi a necessidade de divulgar um de seus produtos, a Farofa.

Por isso, a empresa resolveu procurar a Quest, que já fazia a comunicação da marca, para criar uma campanha de comunicação 360º

Eles queriam algo de grande impacto e abrangência, que mostrasse os atributos do produto ao consumidor de forma dinâmica e envolvente.

A partir disso, a Quest começou um processo criativo para criar a ideia para divulgação. 

 

Processo criativo da agência

A campanha foi desenvolvida por meio de brainstorms entre as equipes da Quest.

Com alguns caminhos traçados pelo time, foram desenvolvidos o keyvisual e um filme de 30 segundos como peças principais e, em seguida, alguns desdobramentos dessas peças.

Foram apresentadas três opções distintas para o cliente analisar. A escolhida foi a nomeada “Um toque divino”, com o Anjo sendo o personagem principal.

Ela trazia uma linguagem próxima, descontraída, que usa bastante do humor, principalmente devido ao personagem principal, o Anjo, que tem um tom cômico em suas falas e trejeitos. 

A linha criativa condutora teve como premissa a própria identidade de marca do cliente, e o seu nome, Santa Massa.

A partir disso, criamos o mote “Um toque divino”, fazendo um trocadilho com o nome.

Um fato curioso é que, primeiramente, o personagem principal era pra ser um Monge, mas depois de alguns estudos de percepção optou-se por seguir com um Anjo, que se encaixava mais com a proposta. 

Houve também o processo de criação de bordões para o personagem.

Se você observar as peças, vai perceber que existem falas como “Isso é pecado!”, “Boa não, divina!” e “Tô de olho”, que estavam presentes em vários materiais audiovisuais. 

A partir dessa aprovação, começou o desenvolvimento de outras peças, como filmes para TV, cápsulas para internet, posts para redes sociais, spots para rádio, materiais de ponto de venda, ações em supermercados, entre outras ações.

O processo todo levou aproximadamente 4 meses para ser concluído. O período conta desde o recebimento do briefing até as entregas e a veiculação das peças nas mídias.

 

A escolha do anjo

Por se tratar de uma grande produção audiovisual, a agência optou por contratar uma produtora do ramo. Ela iria desenvolver as peças audiovisuais para o projeto, que demandou uma grande equipe de produção, incluindo o casting. 

A pessoa responsável pelo casting fez teste de vídeo com vários atores, e esses testes foram apresentados à equipe da Quest.

Internamente, a equipe escolheu alguns desses atores e os mostrou ao cliente em uma reunião de pré-produção.

O ator escolhido foi o comediante Roberto Edson, que tinha o perfil mais próximo do personagem pensado para o projeto. 

Conversamos com o ator que interpretou o Anjo da Santa Massa, Roberto Edson. Ele contou que fazer esse papel foi muito importante para sua carreira.

Na rua, as pessoas associam muito a Santa Massa à imagem do anjo, e consequentemente à imagem do ator. Roberto já consumia em casa, com a família, os produtos que apresentou na propaganda. 

Por isso, tudo se tornou tão especial, refletindo na qualidade final da entrega da atuação. 

 

“É muito gratificante trabalhar e representar um personagem para uma marca com a qual você se identifica muito.”

Roberto Edson – ator que interpreta o Anjo da Santa Massa

 

Repercussão do case e quais elementos o fizeram ser um sucesso

Com o sucesso da campanha “Um Toque Divino”, em 2021 o cliente solicitou uma nova campanha com o mesmo personagem, agora para divulgar o Pão de Alho Santa Massa. 

Grande parte do processo foi semelhante, a campanha seguiu com o personagem do anjo e com o mesmo ator, Roberto Edson. 

A campanha gerou uma grande repercussão em todas as mídias, muitas interações nas redes sociais. A venda dos produtos teve um significativo aumento, as pessoas procuravam mais pela marca nos pontos de venda. 

De acordo com o relato do ator Roberto Edson, que interpreta o anjo, o projeto também ajudou a sua carreira.

Ele comenta que depois de interpretar o anjo, as pessoas começaram a reconhecê-lo e pessoas mandavam para ele fotos em outdoors, com as peças em que ele aparecia. 

Com estas campanhas, a agência Quest Comunicação Total conquistou dois troféus de prata, nas categorias “Campanha” e “Vídeo Online: Produto/Promocional” no FestVideo 2020 e ganhou o troféu Ouro na categoria “Vídeo Online” no FestDigital 2021.​​​​​​​

 

Quando fazer esse tipo de campanha e as vantagens

Quando é interessante fazer uma campanha 360º com enfoque no audiovisual? Bom, é importante falarmos que cada caso é um caso.

Ou seja, a ideia de fazer uma campanha assim depende de vários fatores, como por exemplo qual é o produto ou serviço que você quer vender. 

Também é importante perguntar quem é o seu público-alvo e quais são os canais em que ele se encontra. Responda também a pergunta chave: esse público consome audiovisual?

Você também deve considerar qual é a verba que está disponível para divulgar o seu produto ou serviço. A sua marca está disposta a dispensar recursos para fazer essa campanha? 

Uma produção como essa traz muitas vantagens para a marca, mas é importante destacar alguns deles.

O primeiro é que normalmente o audiovisual ajuda a contar uma história mais envolvente para vender o produto, causando mais empatia ao consumidor. 

Esse tipo de campanha normalmente também gera mais credibilidade para a marca, agrega autoridade.

E por fim, ela também introduz um novo produto de forma natural, às vezes a campanha não precisa necessariamente falar diretamente do que está sendo vendido, ela envolve a produção de modo geral.  

 

Como a Quest pode te ajudar a criar campanhas como esta

Como você percebeu neste case, o diálogo e os processos para produção de uma campanha são muito importantes, por isso é importante saber com quem contar.

Aqui na Quest você encontra uma comunicação completa, que abrange as suas necessidades. Contamos com uma equipe de profissionais que te ajudarão a montar as melhores estratégias de marketing.

Venda seus produtos e serviços de forma criativa e planejada!

Quer saber mais sobre esse tipo de campanha? Deseja fazer um orçamento sem compromisso? Entre em contato com a nossa equipe! Será muito bom poder atendê-lo.

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