Case de Sucesso: campanha de lançamento Moinho Real

Case de Sucesso: campanha de lançamento Moinho Real

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Como fazer o lançamento de um produto ser um sucesso e cumprir o seu objetivo? Neste artigo nós vamos te contar como foi a produção da premiada campanha de lançamento da Moinho Real, uma cerveja da Casa Di Conti.

De o play e ouça o Jingle

De o play e ouça o Spot para a rádio

Uma campanha de sucesso é aquela que cumpre o seu objetivo, seja ele qual for. Hoje nós vamos te contar como foi produzir a campanha de lançamento da cerveja Moinho Real, chamada “Leve do Seu Jeito”, criada pela comunicação da Quest, em 2020. 

A Moinho Real é um produto da Casa Di Conti, uma empresa que fabrica e comercializa bebidas para o Brasil e outros cinco países. 

No final de 2019, a CDC procurou a Quest para lançar seu novo produto. O resultado foi uma campanha premiada, que cumpriu seu objetivo: mostrar as vantagens do produto e popularizá-lo a partir de uma propaganda carismática, cativante e cheia de charme. 

Continue a leitura deste artigo, pois hoje nós vamos te explicar como foi esse processo e como uma agência de comunicação pode te ajudar a produzir campanhas de sucesso.  

Vem com a gente, neste artigo nós vamos te contar:

Quem é a Casa Di Conti?

A Casa Di Conti é uma empresa que produz e comercializa diversos tipos de bebidas, como cervejas, bebidas quentes, refrigerantes e energéticos. Ela surgiu em 1947, no interior do estado de São Paulo. Já nos primórdios, a empresa desenvolvia vários tipos de bebidas alcoólicas, como destilados, conhaques, aperitivos e licores.

Com o passar do tempo o negócio foi crescendo, e cada vez mais produtos iam entrando para o catálogo da marca. Hoje em dia, a empresa produz mais de 70 tipos de produto. Hoje em dia a CDC está consolidada no mercado e é referência na produção nacional de bebidas. Em 2020, a CDC resolveu lançar mais um produto, a cerveja puro malte Moinho Real. É aí que começa a história que viemos te contar neste artigo. 

Como surgiu a necessidade da campanha?

Tudo começou em 2019. A Casa Di Conti, que na época já era cliente da Quest, procurou a agência para a produção da campanha de lançamento do seu novo produto, a cerveja puro malte Moinho Real. A partir deste momento, a Quest esteve presente em todas as etapas do processo, desde a criação do rótulo, até a produção da identidade visual e definição da linguagem que seria utilizada para divulgação. 

Desde o começo, o briefing era o seguinte: a cerveja Moinho Real é diferente das outras cervejas puro malte, que são conhecidas pelo seu amargor. A Moinho precisava ser mostrada como é, um produto leve, saboroso sem pesar. 

Com a solicitação e com as informações necessárias, a campanha começou a produção por parte da Quest. A ideia era trazer uma linguagem clara, acessível e direta. É importante lembrar que ela precisa lançar o novo produto e ao mesmo tempo divulgar o seu diferencial. 

Como foi o desenvolvimento do projeto?

O projeto começou a ser produzido em setembro de 2019 e levou aproximadamente 3 meses para ser concluído e lançado nas mídias. 

Um dos primeiros passos foi construir o conceito para o lançamento. A sacada foi brincar com a palavra “leve”, já que o principal objetivo era frisar o diferencial da Moinho Real com relação a outras cervejas puro malte. Foi assim que surgiu o nome da campanha “Leve do Seu Jeito”, que também é um trocadilho para “levar a vida do seu jeito”, ou seja, com a Moinho Real.

Com o conceito definido, era hora de começar a pensar nas peças a serem produzidas. Dentre elas estavam posts, animações, vídeos, materiais para ponto de venda, cartazes, wobblers, panfletos, gôndolas, além de spots e jingles para rádio. Todo esse material continha a mensagem principal: a Moinho Real é uma cerveja puro malte leve, agradável e que vai conquistar o seu coração. 

Outro ponto definido para a comunicação do produto, é que tudo seria feito em primeira pessoa. Ou seja, a Moinho Real, uma persona que fala com o cliente. “Eu sou a Moinho Real, sou leve do seu jeito.”

Em fevereiro de 2020, a campanha “Leve do Seu Jeito” estava pronta e ia ao ar pela primeira vez. O resultado não podia ser melhor, mas vamos falar mais sobre isso logo mais. 

Identidade da Moinho Real

A ideia da Moinho ser uma cerveja puro malte mais “leve”, também foi pensada na arte. Assim, ficou definido que seria usada a cor laranja, que faz referência a elementos tropicais. Essa cor também foi predominante nas peças gráficas de divulgação. 

Outras cores também reforçaram essa ideia, a exemplo do amarelo e do branco. As imagens traziam um clima “praia”, com ilustrações de palmeiras, ilustrações de pessoas jovens, com roupas também muito leves, óculos de sol, bem no estilo verão. 

A estrela da campanha: o jingle

Uma das peças da campanha que mais fez sucesso foi o jingle “Leve do seu Jeito”. Uma trilha no estilo samba, agradável de se ouvir. Ele foi feito em parceria com a produtora NaPilha Ideias Sonoras, de Uberlândia, Minas Gerais. 

Depois de definir a campanha, a equipe da Quest entrou em contato com a produtora e passou algumas orientações de forma detalhada e específica de como o jingle deveria ser. Precisava ter uma sonoridade leve, que remetesse a pagode ou samba, com uma voz feminina e em primeira pessoa, seguindo a comunicação da Moinho. 

A ideia era passar a sensação de que era a própria cerveja que estava cantando, em uma batida que gruda na cabeça, para que as pessoas pudessem decorar e cantar junto facilmente. A Quest enviou a letra do jingle, que serviu de base para a composição e produção do estúdio. As expectativas foram atendidas e o jingle obteve uma excelente performance onde foi divulgado.

Ficou curioso? Para ouvir o jingle é só clicar neste link.

Qual foi a repercussão da estratégia?

A campanha trouxe bons resultados para as vendas do produto, além de que ele foi muito bem aceito pelo público. Ele cumpriu o seu maior objetivo, que era mostrar aos apreciadores de cerveja puro malte, que a Moinho é uma cerveja de baixo amargor, fácil de ser apreciada. Mostrou que ela também pode ser leve e versátil, mas sem deixar de lado a qualidade e o sabor. 

A “Leve do Seu Jeito” também foi premiada. O jingle da campanha foi vencedor dos troféus de prata nas categorias “Campanha exclusiva para rádio” e “Jingle institucional”, e o spot ganhou bronze na categoria “Spot Institucional”, na premiação FestDigital em 2021.

Outras campanhas produzidas pela Quest também foram bem-sucedidas e premiadas. Uma delas é a campanha Anjo, da Santa Massa. Confira como foi a produção deste outro sucesso clicando neste link

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