Um bom design de embalagens pode fazer toda diferença na decisão de compra do consumidor.
De acordo com o Instituto Ibope Inteligência, 76% dos produtos vendidos são adquiridos pelo consumidor diretamente nos Pontos de Venda (PDV). As embalagens são muito importantes para esse tipo de comércio, pois elas são o primeiro contato que o consumidor tem com o produto.
Em um supermercado, por exemplo, as embalagens definirão se o produto é atrativo ou não. Além da estética, a embalagem também oferece informações práticas, disponibilizadas nos rótulos, que explicam para o cliente os benefícios daquele item e como aquele produto pode ser consumido ou utilizado.
Por isso, é muito importante darmos atenção para o design das embalagens, ele pode ser um diferencial nas suas vendas.
Neste blog você vai descobrir:
- O que é design de embalagens;
- Qual é a importância do design de embalagens;
- Como criar uma embalagem que desperte o interesse do consumidor;
- Detalhes que você precisa prestar atenção;
- Como a Quest pode te ajudar.
O que é design de embalagens?
O design de embalagens é uma área do design de produtos que contempla o exterior do produto, em questões como a sua forma, as cores e as fontes usadas na embalagem, por exemplo.
O profissional responsável por esse processo faz pesquisas para entender a demanda e criar a embalagem mais adequada para cada caso.
Qual é a importância do design de embalagens?
O objetivo do design de embalagens é tornar o produto mais atrativo e, consequentemente, vendê-lo mais.
O apelo visual é muito importante, algumas pesquisas mostram que mais de 60% dos brasileiros consideram a embalagem mais importante do que a marca que produz o produto.
Isso quer dizer que, em uma prateleira de supermercado, o seu rótulo bem feito pode chamar mais atenção do que o daquele do produto de uma empresa famosa, desde que seja mais atrativo aos olhos do público.
Como criar uma embalagem que desperte o interesse do consumidor?
É importante ressaltar que o design de embalagens deve ser feito por profissionais da área. A partir disso, existem algumas observações que devemos levar em conta.
As embalagens precisam de rótulos com informações sobre o produto, e essa é uma etapa muito importante, pois é nela que devemos escrever de forma clara, objetiva e atraente do que trata o produto.
Informações importantes, ou que tornam o seu produto único, devem ser muito bem destacadas. Por exemplo, se o diferencial do seu produto é ser orgânico, essa informação precisa ser destacada para chamar atenção do consumidor na prateleira, quando este estiver tomando a decisão de compra.
Tome cuidado com a poluição visual. A partir de pesquisas, você saberá qual é a melhor estética da embalagem, mas é sempre bom tomar cuidado com o excesso de elementos na arte, porque eles podem torná-la desagradável.
Às vezes, a melhor opção é ir para o lado do minimalismo, principalmente se estivermos falando de um produto sofisticado. O importante é ter uma estética chamativa, atraente e que conquiste o consumidor.
Outro ponto importante é o uso da criatividade na hora de planejar a composição dos elementos da embalagem. Você pode fazer uma referência ao conteúdo ou trabalhar uma imagem que complemente o restante do recipiente. Um exemplo está na imagem abaixo:
A embalagem de um dos produtos da marca Pato, traz uma referência direta ao símbolo da marca, já que o gargalo do produto tem o formato do pescoço e do bico do mascote da empresa. Esse tipo de elemento fica na memória do consumidor e ilustra como a criatividade é essencial na hora de desenvolver uma boa embalagem e assim vender mais o produto.
Detalhes que você precisa prestar atenção
Existem alguns itens do rótulo aos quais você deve prestar atenção. São algumas normas e regulamentações específicas para cada segmento e cada produto.
Seguir essas leis impede problemas futuros e evita que você perca tempo e recursos precisando refazer inúmeras embalagens. O órgão que regulamenta o que deve e como deve ir nos rótulos é a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Em produtos alimentícios, por exemplo, é obrigatória a presença de uma tabela nutricional. Ela deve seguir o padrão de ser escrita na cor preto sobre um fundo branco. O tamanho mínimo da fonte de escrita dessa tabela deve ser de 8 pontos (que significa 2,8mm). Em produtos menores se aceita 6 pontos (equivalente a 2,2mm).
Além disso, a embalagem do alimento deve conter os ingredientes, o prazo de validade, as informações nutricionais e as “medidas caseiras”, que é como o consumidor pode medir a quantia que vem no produto, a exemplo de xícaras, fatias, colheres etc.
É muito importante lembrar que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou novas regras para rotulagem nutricional de alguns alimentos comercializados.
Essas regras entrarão em vigor a partir de outubro de 2022. Leve essas informações sobre a atualização caso o seu produto seja do ramo alimentício.
Cada segmento deve seguir normas específicas, que variam conforme o produto e as necessidades do consumidor. Para saber mais sobre as normas de cada segmento, é só acessar a página da Anvisa no site do Governo Federal.
Como a Quest pode te ajudar?
Aqui na Quest nós temos um time especializado para desenvolver o design da embalagem do seu produto. Contamos com uma equipe de designers e diretores de arte que está altamente preparada para dar uma cara nova para seu produto.
A partir de pesquisas, podemos desenvolver peças agradáveis, que com certeza irão atrair o seu público-alvo. Entre em contato conosco e saiba mais.