Como escolher a embalagem ideal para o produto da sua empresa?

Como escolher a embalagem ideal para o produto da sua empresa?

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Sua empresa vende algum tipo de produto? Aqui você vai descobrir como escolher e produzir a embalagem ideal para ele.

Quando você vai ao supermercado, por exemplo, existem alguns produtos nas prateleiras que chamam mais a sua atenção do que outros. Dependendo do seu objetivo e necessidade, você pode ser atraído pelo preço, por um tipo de produto em específico e, principalmente, por uma embalagem que se destaca. 

Uma embalagem mais elegante, prática ou divertida, dependendo do tipo de produto que estamos falando, pode fazer toda a diferença na hora de escolha do consumidor. A verdade é que vendemos também pela estética, pelo design. 

É isso que você vai descobrir neste artigo: como escolher a embalagem ideal para o produto da sua empresa? Como torná-lo um destaque em meio à multidão?

Continue conosco, aqui você verá:

O que é design de embalagens?

A embalagem é basicamente um recipiente utilizado para manter produtos por um determinado período. Com o passar dos anos, as embalagens foram ficando cada vez mais sofisticadas. Os materiais foram se adequando a cada tipo de produto e nós nos acostumamos com certas tradições. 

Por exemplo, quando você pensa em detergente de cozinha, o que vem à sua cabeça? Eu chutaria que foi a clássica embalagem de plástico em formato de cilindro, com uma pequena tampa que sobe e um rótulo próximo à parte que você pega o produto para utilizá-lo. Esse design foi pensado por alguém e caiu no gosto do público. É assim que o design de embalagem acontece. 

Agora, qual dos detergentes da prateleira você escolheria? Vamos ao chute novamente: provavelmente você escolheria aquele com a embalagem mais bem feita, que mostrasse que aquele sabão é de qualidade. Depois, provavelmente você também olharia as informações do produto, do que ele é feito e quais são seus diferenciais. 

O design do produto vai atrair a atenção do consumidor por meio da estética, das cores, fontes, formas. Ele é peça-chave para as escolhas do ponto de venda, pois o design de embalagem vende o produto, mostra sua confiabilidade e credibilidade diretamente para o consumidor.  

Bom, se você quiser saber mais sobre o que é o design de embalagensi, é só clicar aqui

Por que é importante investir e escolher uma boa embalagem?

A embalagem é o rosto do produto, o principal contato que o conteúdo do produto tem com o consumidor. Por isso, precisamos prestar muita atenção às embalagens, ter cuidado e pensar na mensagem que elas passam, bem como escolher a que mais se adéqua e transmite a mensagem que você quer passar do que você está vendendo. 

Além disso, fatores como praticidade e conservação transmitidas pelas embalagens também são responsáveis por trazer o interesse do consumidor. Por esses e outros motivos ela precisa ser coerente, fiel aos princípios da marca e atenta à solução de problemas e dores do cliente. 

É importante lembrar que o valor investido em uma boa embalagem, terá retorno com as vendas do produto. Isso tudo porque também podemos considerá-la um vendedor. 

Como saber qual é a melhor embalagem para o meu produto?

O que a sua persona espera do produto? Essa é a principal pergunta a ser respondida antes de saber qual será a melhor embalagem para o seu produto. O que ela acharia mais prático? Qual cor casa mais com o seu segmento?


Essas perguntas são de extrema importância. Afinal, a persona é o seu foco principal. O que ela espera ver no design de um produto? O que atrairia mais o seu produto quando ele tiver em meio aos outros? Existe alguma especificação que é essencial para que ela se sinta atraída? Para saber as respostas com mais precisão, você pode fazer pesquisas e entender melhor essas necessidades. 

Uma forma profissional de pensar o design de embalagens é com a técnica de design thinking, você pode saber mais sobre isso neste artigo do ThinkBlog. 

Muito importante: lembre-se que o seu design também precisa ser autêntico. Você não pode simplesmente fazer uma cópia e usar modelos prontos. O seu produto precisa ser único para se destacar. Não dá para simplesmente fazer mais do mesmo. 

Lembre-se também de usar um bom material, que mostre qualidade e confiabilidade, não economize nas matérias-primas. Encontre um bom custo-benefício. 

Conte com a Quest para se destacar no PDV

Você sabia que a Quest conta com profissionais especializados em design de embalagens? Eles podem ajudar a sua marca a construir um produto atraente, agradável e que atenderá às expectativas da sua persona. Isso tudo será pensado minuciosamente, a partir de pesquisas e muitos insights criativos. 

Se você quiser saber mais sobre este serviço, entre em contato conosco. Um trabalho profissional e específico será peça-chave para que o seu produto se destaque nas prateleiras. Nosso time de design e diretores de arte serão responsáveis por criar uma estética atrativa, que destaca as características mais importantes do seu produto.

Aqui vai outra informação importante: a Quest trabalha com uma comunicação completa, o que quer dizer que nós, além de te ajudarmos com o design de embalagens, também podemos te ajudar a formular uma estratégia de divulgação campeã.

O que você acha? Vamos juntos? Não perca tempo e entre agora mesmo em contato com a nossa equipe clicando no link abaixo. 

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