Como fazer um estudo de concorrentes da maneira correta?

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Para montar uma boa estratégia de vendas, é importante fazer um bom estudo da concorrência. Esse processo precisa ser feito de forma correta, bem conduzida, com muito cuidado e atenção. Confira tudo sobre o assunto neste artigo.

Você sabe o que é estudo de concorrência? Você aplica esse conceito no dia a dia da sua empresa? Conhecer mais sobre esse conceito pode ser muito relevante para o desenvolvimento do seu negócio. 

Afinal, precisamos estar por dentro do que acontece no mercado, ficando de olho na concorrência, para que assim possamos melhorar e atualizar a nossa forma de trabalhar. Por isso, hoje nós vamos te contar o que é estudo de concorrência,  por que ele é importante para o seu negócio e como ele pode ser feito.

Continue com a gente, neste artigo você vai descobrir:

O que é estudo de concorrentes?

O estudo de concorrentes é uma espécie de planejamento bem detalhado que conta com informações sobre as empresas que são concorrentes da sua. Ele deve responder questões como: quem são os seus concorrentes, como são os produtos vendidos por eles, quais são as estratégias realizadas por eles anteriormente e quais são os pontos fortes e fracos desses concorrentes. 

Ele tem o objetivo de gerar ideias para você aplicar no seu negócio e se manter atualizado sobre o que está acontecendo no mercado. O estudo de concorrentes é um guia, que vai contextualizar o que está acontecendo fora da sua empresa.

Essa é uma ferramenta que te ajuda a entender a dinâmica do seu ramo, e quais são as expectativas que os consumidores terão com relação a sua empresa e ao seu produto ou serviço.

Imagine que você precisa ir a uma festa e não sabe qual roupa deve vestir para a ocasião. Você vai com uma fantasia, mas todos vão com roupa de gala. É importante que você pesquise previamente como as pessoas se vestirão, pois é assim que você consegue escolher qual será a roupa adequada para a imagem que você quer passar. Essa pesquisa para saber com qual roupa ir é uma analogia para o estudo de mercado. 

Qual é a importância de conhecer a concorrência?

Os motivos para fazer um estudo de concorrência são vários, mas vale destacar alguns deles. O primeiro, é que com ele você poderá Identificar por que alguns clientes escolhem a concorrência e não a sua empresa. 

Por exemplo, o seu produto está muito caro? Não está compensando? Outras empresas têm um diferencial que a sua não tem? O estudo de concorrência pode responder a essa pergunta, e assim você poderá resolver problemas que estejam atrapalhando o seu negócio de se destacar no mercado. 

É assim que você sabe o que deve ser melhorado na sua empresa e consegue realizar ações efetivas, que vão possibilitar que você se destaque dos demais produtos e serviços oferecidos no seu nicho de atuação. Responda perguntas como: onde eu estou errando e como posso fazer para corrigir a situação?

O melhor de tudo: dando atenção ao estudo de mercado, você otimiza a sua estratégia de marketing e aumenta suas chances de converter vendas. Sua empresa não pode se fechar em uma bolha, é necessário estar atento a tudo que está acontecendo ao redor. e lembre-se, essa pesquisa deve ser contínua. 

Como fazer a análise da concorrência da forma correta?

O primeiro passo é criar um documento, no qual você vai colocar o nome das empresas em que o ramo de atuação é similar à sua. Depois disso, você escreverá os atributos que cada uma dessas empresas têm. Vale a pena pesquisar itens como, quais são os produtos e serviços vendidos, por quanto são vendidos, como a empresa trabalha o seu marketing e outras informações que possam ser relevantes. 

Depois de “colocar no papel” tudo isso, chegou a hora de analisar o que você tem. Quais são os pontos que se destacam na sua concorrência? Quais são os pontos negativos e positivos de cada negócio? Responda: como você vê o seu empreendimento ao compará-lo às características dos concorrentes? Essa parte de reflexão é extremamente importante. 

Não se esqueça: esse estudo de concorrentes precisa ser constante, atualizado, ou seja, é um trabalho que está sempre em desenvolvimento. O mercado muda, se atualiza todos os dias, e a sua empresa não pode ficar para trás, parada no tempo. Invista em uma pesquisa constante, que mantenha o seu negócio em destaque.

Por que é importante ter uma agência parceira para auxiliar nas estratégias?

Para saber o passo a passo e a melhor forma de fazer o estudo de mercado e aplicá-lo na melhoria da realidade da sua empresa, é essencial que você contrate ajuda especializada na área. Com o auxílio de uma agência de comunicação, sua empresa poderá fazer um estudo mais aprofundado sobre a concorrência.

Existem softwares e outras ferramentas que otimizam esse processo e trazem dados mais precisos e atuais sobre a situação do mercado e como o seu empreendimento está sendo visto naquele momento.

Aqui na Quest nós contamos com um time completo de Business Intelligence, que é especializado em fazer esse tipo de estudo e análise. Com certeza ele poderá auxiliar a sua empresa no processo de conhecimento e estudo da concorrência no mercado, melhorando o rendimento e o trabalho desenvolvido pelo seu negócio. 
Você já fez um estudo de concorrentes? Quer saber mais sobre o trabalho da Quest com esse estudo? Entre em contato com os nossos especialistas agora mesmo! É só acessar o link abaixo.

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