Como montar um planejamento de comunicação para 2022?

planejamento de comunicação

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Aprenda a montar um planejamento comunicacional efetivo e organizado, para colocar em prática em 2022.

Quando pensa em montar um planejamento você não sabe nem por onde começar? Isso é algo que você pode resolver se tiver a orientação certa.

Para que tenhamos uma comunicação efetiva, que atinja o público que almejamos, é necessário criar um planejamento comunicacional bem elaborado, que cumpra o seu principal objetivo, seja ele qual for. 

Essa parte do processo é a mais importante, pois é ela que determina como funcionarão todas as suas ações e quais são os resultados que podemos esperar.

Sem ele, os projetos acabam sem rumo e podemos ter esforços em vão. Neste artigo nós vamos te dar algumas dicas muito importantes de como montar um planejamento de comunicação para o seu 2022. 

Aqui você irá descobrir:

  • O que é um planejamento de comunicação;
  • Qual o papel do planejamento de comunicação;
  • Como criar um planejamento eficiente passo a passo.

 

Um planejamento de comunicação é uma espécie de “guia” utilizado para orientar os projetos relacionados à comunicação da sua empresa. Nele você deve colocar o valor que precisa ser investido, as metas a serem alcançadas e o modo como tudo será feito.

A partir do plano geral você pode criar, por exemplo, uma estratégia de marketing, que é mais específica e focada em algum resultado específico e que faz parte do plano geral. Este é um assunto que já abordamos em outro artigo do Thinkblog. 

Existem dois tipos de estratégia comunicacional, a interna, que é feita dentro da sua empresa (focada nos colaboradores e equipe no geral, em alguns casos, conhecido como Endomarketing) e a externa, que são as pessoas para as quais você vende os seus produtos ou serviços e que estão fora da empresa.

Neste blog nós vamos focar no plano de comunicação externa, mas você pode conferir mais sobre comunicação interna clicando aqui.

Dentro do planejamento também estão as ações on-line e as ações offline. As ações online acontecem no ambiente digital, a partir das redes sociais, e-mail, páginas da web etc. As peças off-line, como o próprio nome diz, estão fora da web e contemplam inúmeras peças, como outdoors e publicações em materiais impressos, como jornais, revistas e TV. 

Algo muito importante que devemos considerar sobre a estratégia externa é que ela não consiste somente em produzir posts para as redes sociais, em um planejamento comunicacional você deve levar em conta várias outras ações tão importantes, ou até mais importantes, que postagens. 

Outro ponto relevante é que o planejamento de comunicação não é estático e nem definitivo. Se as necessidades do seu negócio mudarem, o planejamento também deverá mudar. Ele precisa ser atual, se adaptando às novas linguagens e novas demandas. 

 

Qual é o papel do planejamento de comunicação?

O principal objetivo do planejamento é tornar as ações mais efetivas. Por exemplo, podemos criar várias publicações para redes sociais, podemos mandar inúmeros e-mails para clientes, criar diversos blogs, páginas da web, mas se não soubermos qual é o objetivo da ação e o que estamos procurando, as chances de perdermos tempo com demandas que não geram resultados é muito alta. 

O planejamento busca cumprir metas que são previamente estipuladas. Além disso, ele organiza a comunicação de modo geral, e assim fica mais fácil saber o que precisa ser feito e como as demandas podem ser organizadas. 

Esse planejamento normalmente está em formato de um documento, e neste documento deverão constar todas as coordenadas a serem seguidas, definidas a partir de muita pesquisa e reflexão sobre quais estratégias serão mais efetivas.

Bom, agora que você sabe qual é o papel de um planejamento, chegou a hora de saber como colocar a mão na massa, não é mesmo? Este é o nosso próximo tópico. 

 

Como criar um planejamento eficiente passo a passo?

Depois de saber o que é um planejamento de comunicação você deve começar a montá-lo. Anote esse passo a passo, pois ele será decisivo. 

A primeira coisa é definir a consulta dos dados que você já tem. Como a sua empresa está situada no mercado? Quem são as pessoas que têm interesse nos produtos ou serviços que você oferece? Quais são os canais que você usa? Pense também em quais são os valores da sua empresa e o que ela tem a oferecer para as pessoas.

Responda como está o mercado e o setor em que a empresa está inserida.

 

Estabeleça suas metas

Definido os itens acima, chegou a hora de estabelecer quais serão as metas e objetivos do seu plano de comunicação.

O que você deseja com esse planejamento? Aumentar as suas vendas? Melhorar a imagem da sua marca? Chegar até as pessoas? Essas metas devem ser muito realistas dentro das possibilidades.

 

Encontre o seu público-alvo

Depois disso, se questione sobre quem é o seu público-alvo. Por exemplo, se você tivesse uma clínica de estética, qual é o perfil de pessoas que você tem potencial para atender? Mulher ou homens? Qual a faixa etária? Pergunte-se também se essa pessoa tem interesse no que você está oferecendo.

A seguir você deve pensar em como pode e deve se comunicar com este público. Pesquise quais são os padrões que essa pessoa segue.

Ela fica muito nas redes sociais ou gosta mais de assistir TV? Com essas respostas definiremos quais serão os meios que deveremos utilizar nas ações.

Pense também em como você quer que essas pessoas te vejam. Como você quer que a sua empresa seja lembrada? Informações como essa são muito importantes para saber qual será a imagem que você trabalhará nas ações. 

O termo “persona” pode ser confundido com “público-alvo”, mas são coisas bem diferentes. O “público-alvo” é geral, abrangente e baseado em dados, já a “persona” é mais específica e detalhada.

A persona é uma figura fictícia criada para representar o cliente ideal que você quer atender, é usada principalmente no digital. Como o próprio nome já diz, a persona “personifica”, dá um nome, rosto e uma história para o público.

Mas porque fazemos isso? Fazemos isso para criar um planejamento comunicacional personalizado, mais certeiro, principalmente quando pensamos em produção de conteúdo. Sempre que formos criar materiais comunicacionais, vamos pensar nessa figura que criamos.

Como posso falar com essa pessoa? O que ela gostaria de saber da minha empresa? Quais são as dúvidas que ela teria? Você pode criar mais de uma persona, dependendo de qual é a estratégia comunicacional. 

Vale lembrar que um não anula o outro, sendo que a persona é um recorte do público alvo. Defina quais pessoas são o seu foco, isso ajudará muito na sua comunicação. 

 

Defina um orçamento e monte um cronograma de ação

Chegou a hora de você definir um valor de investimento para sua estratégia de comunicação. Claro, primeiro você deve olhar para suas finanças e observar quais são as possibilidades.

Estipule um valor máximo e valor mínimo a serem aplicados no seu planejamento. Lembre-se: a verba deve ser distribuída de forma inteligente e com propósitos claros, que tragam retornos no futuro. 

Você também deve montar um cronograma de ação. Como fazer isso? Plano de ação é basicamente um documento criado para definir as estratégias e metas comunicacionais da empresa, ela pode e deve vir acompanhada por um cronograma com o quando as ações serão realizadas.

Neste documento deve, obrigatoriamente, constar informações como: quais atividades serão feitas, quais serão os objetivos dessa ação, quem realizará cada etapa, quanto tempo essas etapas irão durar e quando cada coisa precisa ser entregue.

Executando esse planejamento, você conseguirá tirar os planos do papel e terá muito mais chances de obter sucesso com as atividades.

 

Procure profissionais da área

O planejamento de comunicação de uma agência de comunicação é feito com base em muita pesquisa, além de contar com uma sólida estrutura e com o trabalho de profissionais capacitados e experientes para executar as ações com propriedade.

Na Quest nós oferecemos uma comunicação 360º, completa, que garante resultados positivos nas ações online e offline.

Contamos com departamentos de planejamento, atendimento, Business Intelligence, criação e produção, que juntos, trabalham para desenvolver e manter um plano de comunicação sempre atualizado e eficiente.

Caso você tenha interesse neste tipo de serviço, entre em contato com a nossa equipe clicando aqui. Será uma honra poder atendê-lo!

 

 

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