Como usar inteligência de mercado a favor do plano de comunicação da sua empresa?

Como usar inteligência de mercado a favor do plano de comunicação da sua empresa

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp

Neste artigo você vai entender o que é inteligência de mercado e por que ela é uma excelente ferramenta para a sua estratégia de comunicação.

Você já ouviu falar em Inteligência de Mercado ou Business Intelligence (para os que preferem em inglês)? É importante que você conheça esse termo e o que ele significa, porque ele pode tornar-se um grande amigo da sua empresa quando falarmos na criação de um plano de comunicação

A Inteligência de Mercado é responsável por reunir uma série de dados que são muito valiosos para a sua empresa, como, por exemplo, qual é o comportamento do público, especialmente aquele ao qual você atende. Esses dados ajudarão a criar uma estratégia mais eficiente e bem pensada, que terá muito mais chances de sucesso.

Continue lendo este artigo, porque hoje nós vamos te explicar o que significa Inteligência de Mercado, como ela funciona, para o que ela é utilizada e como ela pode ajudar, especificamente, a sua empresa. 

Acompanhe-nos, pois você verá neste artigo:

  1. O que é Inteligência de Mercado e para que serve
  2. Como funciona a Inteligência de Mercado
  3. Como usá-la para elaborar um plano de comunicação
  4. Como a Quest pode te ajudar neste processo

O que é Inteligência de Mercado e para que serve?

Como você toma as suas decisões? Se pudesse chutar, eu diria que você leva em consideração todos os prós e contras, além de avaliar situações ocorridas no passado, tomando-as como base. Acertei?

Bom, esse é mais ou menos o raciocínio da inteligência de mercado. Ela é basicamente um processo de análise e captação dos mais variados tipos de dados, sejam eles dados brutos ou não. Após a coleta desses dados, o processo os analisa e os utiliza para as tomadas de decisão. 

A partir dessa análise, é possível ter uma boa visão sobre estratégias da concorrência, como estão as vendas, o público-alvo e o mercado em geral. Isso tudo ajuda diretamente no desempenho da empresa. Isso porque com os dados coletados, a sua empresa poderá identificar oportunidades e antecipar ameaças.

Este processo também é muito importante para o direcionamento e condução da estratégia de comunicação da empresa. Mas vamos falar mais sobre isso no decorrer deste artigo. Um passo de cada vez. 

Como funciona a Inteligência de Mercado?

A  Inteligência de Mercado funciona da seguinte forma: ela busca, sistematiza e cruza dados atualizados e relevantes dentro do segmento em que uma empresa atua. Como ela faz isso? Utilizando a tecnologia. Existem inúmeros softwares para colher e tratar estes dados. Podemos dizer que eles são os melhores amigos da Inteligência de Mercado. 

O processo de coleta de dados para tomada de decisão pode atuar em vários setores fundamentais da empresa, como por exemplo no planejamento, na comunicação, nas compras e vendas, e em vários outros setores. 

Ela está sempre de olho em tudo, no nicho que a sua empresa atua, no perfil dos seus consumidores, na sua concorrência e, até mesmo, nos processos internos da empresa.

Como você deve imaginar, para cada setor serão coletados diferentes tipos de informação. Depende de qual será o objetivo da análise. 

Tipos de dados (primários e secundários)

Podemos separar os dados coletados em dois tipos: dados primários e dados secundários. 

Os dados primários, que também são conhecidos como dados brutos, são informações coletadas pela empresa em questionários, pesquisas, entrevistas e relatórios.

Os dados secundários são aqueles que já foram coletados e já podem ser analisados. Exemplos desse tipo de fontes são bancos de dados, sites governamentais, institutos de pesquisa e artigos publicados. 

Os dois grupos de dados são importantes para a sua estratégia, cada um de uma forma. Os primários são importantes para a análise de informações específicas, que às vezes não estão disponíveis em outros lugares. Já os dados secundários são importantes para atualização constante e observação de como está o cenário atual para a sua empresa. 

Seja qual for a natureza dos dados, eles serão fundamentais para as tomadas de decisão da empresa e direcionamento do negócio. Um exemplo é a análise da concorrência, que pode definir qual é o melhor tipo de produto a ser lançado pela sua empresa. 

Como usá-la para elaborar um plano de comunicação?

A Inteligência de Mercado é essencial para elaborar o seu plano de comunicação, justamente porque é a partir de dados que definimos como vamos conduzir todos os processos comunicacionais. Caso você ainda não saiba o que é um plano de comunicação, indicamos que confira este outro artigo do Think Blog.

Vamos a um exemplo de aplicação na comunicação: digamos que você define que a melhor estratégia para a sua comunicação é o marketing de conteúdo. Você pode usar as informações coletadas com a ferramenta Google Analytics

Com ela, você pode medir a audiência do seu site e ver qual é o perfil de pessoas que o está acessando, a partir dos dados disponibilizados pela ferramenta, você conseguirá identificar quais são os conteúdos que vão atrair perfis de acesso mais alinhados com o seu público-alvo. Isso torna o processo de criação de conteúdo muito mais assertivo e otimizado.

Mas a Inteligência de Mercado na comunicação vai muito além disso, com ferramentas como o Google Analytics, é possível prever quais são os melhores canais de comunicação, qual é a melhor linguagem e quais ações serão adequadas para alcançar determinado público. Ou seja, usando esses dados podemos construir a sua comunicação da base, observando as melhores estratégias para colocá-las em prática. 

Estratégias de Inbound

No dia a dia a inteligência de mercado é fundamental para as estratégias de inbound. Caso você ainda não saiba o que este termo significa, indicamos que você leia também este artigo

Resumidamente, Inbound Marketing é uma estratégia digital de atração de clientes a partir de materiais como artigos de blog, e-books, vídeos, newsletters e outros conteúdos. Na estratégia de inbound a marca cria formas de ser encontrada pelo seu cliente. 

Mas onde entra a Inteligência de Mercado? Bom, ela nos ajuda porque é com ela que nós conseguiremos entender o comportamento do consumidor e, assim, podemos elaborar a melhor estratégia para atraí-lo. É com essa estratégia que pegamos os dados das pesquisas e com eles colocamos ações na prática. 

Este processo requer muitas tentativas, alinhamento e ação. Por exemplo, com a Inteligência de Mercado você pode fazer uma projeção sobre quais são os melhores conteúdos para o marketing de atração. Unindo tudo isso a testes e tentativas, você vai saber se aquilo é realmente o que vai atrair o consumidor. 

Como a Quest pode te ajudar neste processo?

Já deu para descobrir que a Inteligência de Mercado é basicamente o arroz com feijão de uma empresa e precisa estar presente todos os dias, como uma boa base. Afinal, é a partir da análise de dados que conseguimos criar algo.

Se você quiser saber mais sobre como aplicar a Inteligência de Mercado na sua empresa, fale com a Quest. Aqui você encontrará um excelente e completo time de Business Intelligence (BI), que estará pronto para analisar e coletar os mais variados dados, otimizando a sua presença no mercado. 

Também oferecemos um excelente serviço de Inbound Marketing, que com certeza será peça-chave para trazer o seu consumidor até você. 

Entre em contato conosco e fale com um de nossos especialistas agora mesmo.

fale com um especialista

RECEBA NOSSA NEWS

Nossas estratégias são baseadas na comunicação integrada e multiplataforma.

CONFIRA MAIS