Comunicação 360º: entenda o que é e as vantagens de ter uma comunicação integrada

comunicação 360º

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp

A comunicação integrada pode ser a melhor opção para a comunicação e estratégia do seu negócio

Já pensou contratar um serviço que atende a todos os canais comunicacionais da sua empresa a partir de uma comunicação integrada?

Essa é a realidade quando pensamos em agências que oferecem o serviço de comunicação 360º. O seu público está sempre mudando as formas de se comunicar, e por isso você precisa ter uma constante atualização das suas formas de transmitir o que você precisa sobre a sua marca.

Isso porque é a partir destes canais que você mostra sua presença, cativa o público, o informa e vende o seu produto ou serviço. Por isso, é importante que as práticas comunicacionais desenvolvidas nesses canais apresentem conexão entre si. 

Hoje você vai descobrir um pouco mais sobre este tipo de serviço comunicacional e como ele é importante para a estratégia do seu negócio.

Neste artigo você verá:

  • O que é comunicação 360º;
  • Quais são as vantagens de uma comunicação 360;
  • Como fazer uma comunicação eficaz.

O que é comunicação 360º?

A comunicação 360º é um tipo de comunicação que se preocupa com uma estratégia comunicacional que distribua as informações sobre uma marca nos diversos canais de contato que ela tem com o seu público.

Ela trabalha a partir de uma comunicação integrada, mas o que isso significa? Significa que as ações online e offline, por exemplo, serão coordenadas e seguirão uma mesma linha lógica, constituindo uma linguagem unificada, constante e com propósito. 

Todas as ações realizadas na comunicação 360º estão ligadas por um planejamento maior, que coordena o que precisa ser feito e como precisa ser feito em cada uma das plataformas.

Há uma forma diferente de se falar com cada público em cada canal. Por exemplo, a linguagem de um e-mail marketing não será igual a do Facebook, por exemplo.

Essas plataformas têm diferentes especificidades e objetivos, que sempre devem ser levados em consideração. Um serviço de comunicação unificada entende isso e trata cada tema do jeito que é preciso para cada plataforma. 

Este tipo de comunicação abarca inúmeros setores da empresa que estão relacionados à comunicação corporativa.

Seja dentro ou fora da empresa, no online ou no offline, essa comunicação precisa ser coerente, organizada e efetiva. Continue lendo este blog para descobrir quais são as vantagens trazidas pela comunicação 360º.

Você pode conferir mais sobre o que é a comunicação 360º acessando este Thinkblog.

Quais são as vantagens de uma comunicação 360º?

Uma das principais vantagens deste tipo de comunicação é a sua linearidade. As campanhas seguem uma linha lógica e objetiva para cada público, desta forma você consegue chegar em mais pessoas e, consequentemente, se comunicar melhor.

Estando em mais lugares você consegue também ter uma visão mais abrangente do mercado e das suas necessidades. Não há limitações da visão, pois a sua empresa testa e analisa os canais para entender como cada um deles funciona. 

Ela também poupa recursos, evitando desperdícios de verba. Isso acontece justamente por a sua empresa já conhecer o público que precisa atingir em cada canal e o que precisará ser investido para cada objetivo da campanha.

As criações paralelas também não ocorrem mais, visto que o objetivo é definido previamente e bem direcionado. 

Manter a coerência da comunicação também ajuda no fortalecimento da imagem da marca. O público a vê como uma empresa séria e coerente, que se mantém firme em sua linguagem, independente do veículo no qual está entrando em contato.

Isso tudo traz personalidade para a sua marca, que permanece por muito tempo na cabeça do seu público. Ela estará lá inclusive na hora da decisão de compra. 

Com a comunicação 360º seu negócio vai para além das redes sociais, você pode realizar ações que se comunicam de forma clara, efetiva e profunda com o cliente, agregando valor à sua marca, oferecendo um conteúdo rico, interessante e estratégico.

Outra vantagem é a construção da credibilidade, pois esse tipo de comunicação proporciona uma comunicação que assegura ao cliente que a marca que ele está vendo é estruturada e sabe o que diz e mantém uma constância em tudo que é feito. 

Por isso é tão importante prezar por uma comunicação integrada

Como fazer uma comunicação eficaz?

Para fazer uma comunicação integrada eficaz não basta apenas “atirar para todos os lados”, as ações precisam ser pensadas e planejadas previamente. Tudo que é feito deve ter um objetivo e uma forma específica de comunicar. 

Esse planejamento deve incluir todas as rotinas e hábitos do cliente e fazer uso dele a favor do seu negócio, construindo relações duradouras com os consumidores.

Você deve considerar vários pontos, como por exemplo a jornada do seu cliente, como ele percorre o funil de vendas e como podemos converter uma venda. 

Além disso, você deve pensar também na segmentação desse público, observar qual é o canal que será preciso utilizar em cada caso. Outro ponto importante é definir metas palpáveis para a estratégia, você precisa saber exatamente onde quer chegar e o caminho que terá de percorrer para chegar até lá. 

Além destes, tem outro ponto de extrema importância: monitorar e observar resultados. É a partir deles que conseguimos saber o que está ou não dando certo para a sua empresa.

Este realmente é o canal certo? Estou investindo corretamente nesse tipo de estratégia? Analise e tente entender como melhorar estes números no futuro, a partir de ações que tenham mais sucesso. 

Lembre-se: como a comunicação 360° abrange uma grande variedade de canais, isso a torna uma das ferramentas mais poderosas no fortalecimento da marca. Se a estratégia for aplicada da forma correta, os resultados podem ser surpreendentes. 

O que achou destas informações? Aqui na Quest você encontra esse tipo de serviço, que irá atender ao seu empreendimento da maneira que ele precisa. Ficou interessado neste tipo de modelo comunicacional? 

Entre agora mesmo em contato com a nossa equipe e faça o seu orçamento!

comunicação 360º

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RECEBA NOSSA NEWS

Nossas estratégias são baseadas na comunicação integrada e multiplataforma.

CONFIRA MAIS