Entenda o que é e qual a importância da rotulagem de alimentos

Entenda o que é e qual a importância da rotulagem de alimentos

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp

Pensando em produzir e comercializar algum produto alimentício? Neste artigo nós vamos te explicar o que é e por que é tão importante prestar atenção às peculiaridades da rotulagem dos alimentos.

Está pensando em comercializar algum produto do ramo alimentício? Então esse artigo é para você! Antes de mais nada, é importante que você saiba que a comercialização de alimentos tem algumas peculiaridades que precisam ser respeitadas e seguidas. 

Um bom produto alimentício deve ter um rótulo transparente e muito fiel às normativas relacionadas ao setor, que estão vigentes no país. Hoje nós vamos te explicar o que é rotulagem de alimentos, qual é a importância de fazer uma boa e correta rotulagem e quem pode te ajudar a produzir esses rótulos

Confira o que você vai encontrar neste artigo:

  1. O que é rotulagem de alimentos
  2. Importância de uma boa rotulagem de alimentos
  3. Nova legislação para rotulagem de alimentos
  4. Por que contratar um especialista para criação do rótulo

O que é rotulagem de alimentos?

Os rótulos nos cercam todos os dias, seja no supermercado ou nos itens que temos em casa. Você já deve ter percebido que além da parte “estética” da embalagem, que consiste no logo e no nome do produto com algum elemento visual, há também a parte de informações sobre como usar aquele produto e do que ele é composto.

Por isso, dizemos que existem dois tipos de parte do rótulo, a parte visual e a parte textual, que também é informativa. Neste artigo, o nosso foco são as informações textuais.

Quando falamos de produtos alimentícios, essas informações no rótulo precisam seguir certas regras e orientações, a rotulagem de alimentos. Tudo precisa ser formalizado antes que o produto possa ser comercializado formalmente. Ou seja, o seu produto não pode ser vendido em supermercados ou em lojas se não estiver dentro das normas. 

Ele deve seguir as leis estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Todo o processo feito por esses órgãos visa garantir a qualidade do produto e a saúde do consumidor que vai adquiri-lo.

Importância de uma boa rotulagem de alimentos

Quer um exemplo prático sobre a importância da rotulagem de um alimento? Imagine a seguinte situação: você está em uma vendinha e decide comprar um doce de caramelo que está com uma cara ótima, mas ela não conta com rotulagem de informações nutricionais. 

Você o leva para casa e experimenta, pouco tempo depois começa a perceber que algo está errado. Você já sabe que é alérgico a amendoim, mas não sabia que aquele produto que você adquiriu continha esse alimento. Você vai parar no hospital devido à alergia. Já pensou como isso é perigoso e quais serão as consequências para quem vendeu o produto sem explicar o que ele continha?

Alimentos precisam de rotulagem para avisarem ao consumidor exatamente o que ele está ingerindo. Por isso é tão importante seguir as normas para que o produto alimentício possa ser comercializado. 
Além disso, um bom rótulo, com todas as informações, proporciona uma comunicação clara com o consumidor, que gera confiança no que ele está adquirindo. Devemos concordar que um alimento bem rotulado é muito mais confiável do que um produto do qual você não sabe nada sobre.

Fiscalização

Para cumprimento dessas regras, existe uma intensa fiscalização por parte dos órgãos competentes. Por isso, seguir essas normas é extremamente importante, porque caso contrário, podem haver consequências, como por exemplo o pagamento de multas, o recolhimento do produto em pontos de vendas, ou até mesmo cancelamento do registro do produto. 

Mas afinal, quais são essas regras? O que precisa ser seguido? No próximo tópico nós vamos te explicar um pouco mais sobre isso.

Nova legislação para rotulagem de alimentos

Em outubro de 2020, a Anvisa aprovou uma nova legislação para a rotulagem de alimentos.  Essa nova norma estabelece algumas exigências adicionais, como por exemplo solicitar que a rotulagem nutricional precisa ser frontal, ou seja, nutrientes de alto teor, como açúcar, gordura saturada e sódio, precisam estar de forma clara na frente do produto. 

Outra solicitação é a tabela nutricional que, para melhor legibilidade, precisa ter apenas letras pretas em um fundo branco. Não pode mais ser colorida. 
Essas são as informações que precisam constar nos rótulos de comidas e bebidas comercializadas e embaladas na ausência do cliente e prontos para oferta ao consumidor.

Lista de ingredientes

O produto alimentício deve fazer uma lista de todos os ingredientes que estão naquele produto, sem omitir nenhum. Alimentos de ingrediente único, como por exemplo açúcar, café e farinha, não precisam fazer essa listagem. 

Além disso, essa lista deve estar de forma decrescente, ou seja, primeiro o ingrediente que está presente em maior quantidade, seguido pelos de menor quantidade. 

Origem do produto

Precisa constar quem é o fabricante do produto e o local em que ele foi fabricado. Essa informação é muito importante para que o consumidor saiba onde procurar caso tenha algum problema com o produto. 

Prazo de validade

Outra informação importante é o prazo de validade. O produto deve apresentar, pelo menos, o dia e o mês quando o prazo de validade for inferior a três meses. Produtos com prazo de validade superior a 3 meses devem informar o mês e o ano de validade. 

Conteúdo líquido

Tem que informar o total de produto contido na embalagem vendida. O valor deve ser demonstrado no formato de massa (quilo) ou volume (litro). 

Lote

É uma numeração que ajuda no controle da produção. Ele serve para que, caso haja algum problema com o produto, ele possa ser recolhido e analisado a partir do grupo ao qual pertence. Isso facilita o rastreamento de itens defeituosos, por exemplo.

Por que contratar um especialista para criação do rótulo?

Com ajuda especializada fica muito mais fácil garantir que o seu produto está colocando no rótulo todas as informações que precisam ser informadas, com segurança e da forma correta. Contratar um serviço especializado também te ajuda a tornar o produto mais confiável aos olhos do público. 

Aqui na Quest nós não trabalhamos com o processo de rotulagem, mas, contamos com parceiros especialistas no assunto. Unificar a parte estética com a parte técnica ajuda a entregar um trabalho de excelência. Seus rótulos ficarão criativos e por dentro de todas as normas técnicas. 

Entre em contato com a nossa equipe e saiba mais sobre esse processo!

fale com um especialista

RECEBA NOSSA NEWS

Nossas estratégias são baseadas na comunicação integrada e multiplataforma.

CONFIRA MAIS