Entenda o que são métricas de branding e por que você deve acompanhá-las

Entenda o que são métricas de branding e por que você deve acompanhá-las

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Existem algumas informações que permitem saber como a sua marca está sendo vista e consumida pelo público. Esses dados podem ser muito úteis para o planejamento comunicacional da sua empresa. 

Você já ouviu falar sobre as métricas de branding? Elas podem ser grandes aliadas para monitorar e ajudar a construir uma boa imagem para a sua empresa. 

O reconhecimento de marca é extremamente importante para o sucesso das suas vendas. O motivo? É muito mais fácil um consumidor confiar em um produto ou serviço do qual já viu informações, do que em um totalmente desconhecido. 

Por isso é importante que você saiba, a partir dessas métricas, como a sua marca está sendo vista. 

Neste artigo nós vamos te contar como funcionam essas métricas e como você pode usá-las a seu favor. Uma oportunidade dessas é imperdível, não é mesmo? Então vem com a gente!

O que você verá no decorrer deste artigo:

  1. O que são métricas de branding
  2. Por que é importante medir
  3. Quais são as métricas de branding
  4. Como a Quest pode te ajudar com as métricas de branding

O que são métricas de branding?

Primeiro é importante que você saiba o que é branding. Caso esse termo em inglês não seja familiar para você, podemos traduzi-lo: branding está relacionado à gestão de imagem da marca. Por exemplo: o nome, a logo, o slogan e outras coisas que a caracterizam e a identificam. Se você quiser saber um pouco mais sobre o que é branding, indicamos que você leia este outro artigo em nosso blog.

E as métricas de branding? O que são? Elas são ferramentas que nos ajudam a mensurar como as ações ou a estratégia da marca estão funcionando. Com funcionando, queremos dizer se a estratégia está fazendo com que as pessoas tenham uma boa imagem da marca e gostem dela. 

As métricas de branding vão além do número de vendas e conversões. Elas querem mensurar e analisar como está o relacionamento que a marca tem com o consumidor. 

Existem vários tipos de métricas de branding. Mas não se preocupe, nós vamos falar melhor sobre algumas delas no decorrer deste artigo. 

Por que é importante medir?

Toda campanha de branding realizada precisa ter um objetivo. As métricas de branding são importantes para saber se esse objetivo foi realmente alcançado

Por exemplo, o objetivo da sua campanha é gerar um aumento na quantidade de buscas pela marca. Ao final dela, você fará uma análise dos números e identificará se essa meta foi cumprida. Em caso afirmativo, quer dizer que a sua campanha está no caminho certo, em caso negativo, quer dizer que você precisa mudar a forma pela qual você a está conduzindo. 

Isso quer dizer que as métricas são essenciais para garantir o sucesso de uma estratégia, pois você sabe onde está acertando, onde está errando e o que pode ser melhorado. 

Lembre-se também que essa análise precisa ser periódica, porque os números e a forma de relacionamento com o público estão em constante mudança. É necessário que a sua empresa esteja em constante atualização sobre o assunto. 

Quais são as métricas de branding?

Agora chegou a hora de falarmos sobre algumas das principais métricas de branding. Esses são fatores que ajudam a acompanhar como está a imagem da sua marca perante o público. Pegue o seu bloco de notas, seja ele físico ou digital, e anote, porque essa parte é muito importante. 

Alcance

A nossa primeira métrica de branding é o alcance, ou seja, refere-se a quanto a marca consegue ser clara e atingir de forma direta o público de seu interesse. Quer um exemplo dessa métrica? Podemos utilizar um conteúdo, no formato de post para redes sociais, ou um anúncio. 

Você vai observar qual foi o alcance dele, ou seja, quantas pessoas tiveram algum contato com aquela publicação. Pessoas que tiveram contato com este post, também tiveram contato com a sua marca. 

Ainda assim, é importante lembrar que a lógica do “quanto mais melhor” não funciona aqui. Não adianta você atingir um grande número de pessoas se essas pessoas não forem as que você se propôs a alcançar. 

Engajamento do cliente

Outra métrica muito importante é o engajamento do seu cliente. Ela mostra os números de interações relacionadas ao seu conteúdo. Essa métrica considera, normalmente, o número de curtidas, de comentários e de respostas interativas. 

É interessante usar esta métrica em conjunto com o alcance. Por que o número de pessoas alcançadas pode dizer muito sobre os números de engajamento. 

Ela também está diretamente ligada ao relacionamento com o público. Não adianta você apenas alcançar o público, é necessário que ele tenha interesse pela sua marca e pelo que ela oferece. Por isso é muito importante analisar os resultados de engajamento. 

Novos visitantes no site

Outro número que precisa ser visto com atenção é a taxa de novos visitantes no site. Caso a sua empresa tenha um site, uma ferramenta que com certeza é muito importante para o seu negócio, é interessante que haja um monitoramento constante com relação a novos visitantes. 

Se a sua marca está conseguindo conquistar o público nas redes sociais, um indício forte disso é o aumento dos novos visitantes. Pode dizer que você está começando a fidelizar um público e despertar mais interesse pelo que você oferece. 

A ferramenta Google Analytics é peça-chave para conseguir mensurar o número de novos acessos. Além disso, ela também oferece informações como número de visualizações nas páginas do site, o tempo médio que as pessoas ficam em cada página e o número total de usuários que visitaram a página. 

Quantidade de buscas pela marca

Quantas vezes alguém pesquisou o nome ou algo sobre a sua marca no Google? É muito importante saber esse número! Afinal, esta é uma métrica que também mostra o interesse que as pessoas estão tendo sobre o assunto. 

O ideal é que os consumidores procurem mais sobre você, que queiram saber mais sobre o que você oferece. Assim, como provavelmente você faria, essa pessoa vai pesquisar no Google quando tiver alguma dúvida ou curiosidade. 

Existem formas de saber como está o desempenho da sua empresa em pesquisas do Google. Uma dessas formas é a partir do Google Analytics, já que ele consegue informar itens como a taxa de busca por determinados termos, como por exemplo o nome da sua empresa ou o nome de algum produto ou serviço que ela oferece. 

Como a Quest pode te ajudar com as métricas de branding?

Já pensou analisar essas métricas de forma certeira e dominar as estratégias de branding? É isso que a Quest pode fazer por você! Contamos com profissionais especializados, que com certeza ajudarão a sua empresa a construir uma boa imagem, a partir de uma excelente estratégia de comunicação. 

Analisar estas métricas é mais do que uma necessidade, é também um investimento para o futuro do seu negócio. Quer saber mais sobre como funciona o nosso trabalho? Entre em contato com os nossos especialistas agora mesmo. É só clicar no link abaixo.

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