Mix de marketing: entenda o que é e como aplicar

Mix de marketing entenda o que é e como aplicar

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Conheça o conjunto de técnicas que a sua empresa pode utilizar para incentivar a procura pelo seu produto

Para entender o que é mix de marketing e como podemos aplicá-lo, é necessário entender alguns conceitos. São quatro pilares que o compõem e que, se seguidos, podem trazer muito sucesso para as vendas da sua empresa. Eles funcionam como “ingredientes”, que devem ser usados juntos e com muita atenção para que tenham efeito. 

Se usados da forma correta, os princípios do Mix de Marketing vão fazer você alcançar as vendas que almeja, a partir de ações sólidas e inteligentes. 

O que é Mix de Marketing?

Mix de Marketing é basicamente a junção de alguns pilares necessários para que possamos criar um plano de marketing eficiente. Ele vai além da simples divulgação. Os seus pilares devem ser considerados desde a hora de pensar na criação do seu produto, até o momento que ele chega até o consumidor, abarcando todo o processo. 

Mas afinal, quais são esses pilares? Os chamamos de os 4 p’s, que são os pontos aos quais devemos prestar muita atenção quando pensamos em vender algo. Neste momento você deve estar se perguntando: “Eu lá deveria saber o que são esses 4 p’s?” Calma, nós vamos explicar direitinho no próximo tópico. Vem com a gente.

O que são os 4 p’s?

Chegou a hora de falarmos deles, os famosos 4 p’s do marketing. Essa definição foi criada nos anos 60 por Jerome McCarthy. É óbvio que muitas coisas mudaram no mercado dos anos 60 para cá, mas a base desses pilares permanece e é muito importante para as vendas.

Além do produto em si, você também deve ficar atento ao preço, à distribuição e, por fim, às estratégias de divulgação e promoção do produto. Veja abaixo como funciona cada um desses pilares. 

É exatamente o que o nome diz. Você precisa pensar muito bem no seu produto. Ele precisa ser um bom produto, que principalmente atenda às necessidades do consumidor. O produto ou serviço, se for o caso, precisa ter valor agregado aos olhos do cliente. Precisa ser algo que traga boas soluções para problemas. 

Produto

Ele é o ponto principal e central da estratégia, pois se você não tiver um bom produto, não adianta ter um bom preço, uma boa distribuição ou uma boa estratégia de divulgação. De alguma maneira, o seu produto precisa ser atrativo para o cliente. 

Pense também que o seu produto precisa ter um diferencial. O que faz com que ele seja diferente dos vendidos pela concorrência? Ele tem alguma qualidade específica que o faz se destacar em meio aos outros? Este é um aspecto bem importante. 

Você precisa considerar também a qualidade, a embalagem, o design e a garantia para o consumidor.

Com um bom produto, você tem um dos pilares já sólido, o que vai ajudar que as suas vendas deem certo. Mas não podemos parar por aí, precisamos também dos outros pilares. 

Preço

Como você define qual será o preço do seu produto? Você pode responder que é simples, é só considerar os custos da produção e distribuição, e depois dividir pelo número de produtos vendidos, considerando uma margem de lucro. Mas a verdade é que precisamos ir muito além disso. 

Para o sucesso das suas vendas, é importante que, além de considerar os valores acima, você também considere o valor agregado ao seu produto. Ou seja, se você tiver algo de qualidade, que atenda a uma necessidade, este item terá mais valor para o consumidor. 

Por isso, na hora de precificar o seu produto, você deve considerar os custos de produção, o valor de mercado e o valor que o consumidor estará disposto a pagar por aquele item. 

Vamos a um exemplo: se você colocar um preço muito baixo no seu produto, quando os consumidores o compararem com outros do mesmo segmento, em uma loja ou mercado, poderão achar que ele é de baixa qualidade, mesmo que não seja. 

Mas pode acontecer o contrário, se você colocar um preço muito alto, o consumidor poderá achar que aquele produto não vale a pena, e também perderá o interesse. 

Praça 

Este pilar se refere à distribuição. Ou seja, como seu produto será efetivamente vendido. Neste ponto é importante considerar como será a logística para que ele chegue até o consumidor. 

Primeiramente você precisa pensar especificamente no seu público, onde ele está. A partir disso, você vai pensar em quais serão os locais que o seu produto será vendido. Esse espaço pode ser físico ou digital, o importante é que ele seja o caminho para chegar até a sua persona

Também é importante que você escolha locais de qualidade para expor o seu produto. Afinal, o local onde ele está, fala muito sobre ele. Dê preferência para locais que você sabe como ele será exposto, oferecido, e qual é a imagem que será criada para ele a partir disso. 

Com o seu produto disponível para o público, chegou a hora de divulgá-lo, não é mesmo? Confira o próximo tópico. 

Promoção

Para que o seu produto seja comprado, ele precisa ser visto. É aí que entra a divulgação. Chegou a hora de definir quais ações de marketing serão necessárias para vendê-lo. Como sempre, você deve focar no seu público-alvo. Quais são os canais em que seria interessante divulgar o seu produto? A sua persona usa esse canal?

Você vai precisar escolher também uma linguagem para conversar com esse consumidor. É neste pilar que entram as estratégias de marketing digital, inbound marketing e toda a estratégia de publicidade. 

Características do Mix de Marketing

Uma das principais características do Mix de Marketing é que os pilares que nós citamos anteriormente são dependentes entre si. Ou seja, precisamos que os quatro pilares estejam firmes para que a sua estratégia de vendas dê certo. Eles também precisam estar conectados, mantendo uma coerência. 

Outro ponto é que você vai precisar estar sempre atento ao fluxo do mercado, acompanhando como ele se move e adequando a estratégia conforme a necessidade. Assim, os pilares do seu Mix de Marketing estarão sempre atualizados. 

Nessa estratégia, o foco sempre será o consumidor. Tudo que você fizer, seja qual for o pilar, será pensando na perspectiva do consumidor. A ideia é que ele fique satisfeito com o produto e volte a consumi-lo em outras ocasiões.

Agora você já sabe como funciona o Mix de Marketing e qual é a estratégia para aplicá-lo. Lembre-se de ficar sempre atento ao mercado e buscar estar em constante atualização. Assim, o seu produto continuará sendo relevante e marcando a vida dos consumidores. 

A Quest pode te ajudar com o Mix de Marketing. Contamos com especialistas que, com certeza, farão diferença na divulgação do seu produto. Quer saber mais? 

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