O que é design thinking e como ele é aplicado na construção das embalagens?

especialista desenhando uma embalagem

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Conheça mais sobre essa forma de abordagem que vai te ajudar a otimizar e aperfeiçoar o design da embalagem do seu produto, tornando-o mais planejado, atrativo e atento às necessidades do consumidor. 

Essa abordagem é uma espécie de forma de pensar aliada a um plano de ação efetivo. O que isso quer dizer? Quer dizer que com ela você vai resolver problemas a partir de uma estratégia criativa e eficaz, que será colocada em prática. 

Essa técnica pode ser peça-chave na hora de desenvolver a embalagem de produtos, por exemplo. A partir de uma análise reflexiva cuidadosa e atenta do seu mercado consumidor, é possível alinhar qual será a melhor estética para essa embalagem e quais características ela precisa frisar. Afinal, a embalagem é o “rosto” do seu produto, e por isso é importante que tenhamos muita atenção na hora da sua produção. 

Continue acompanhando este artigo, nele nós vamos te explicar um pouco mais sobre o que é efetivamente o Design Thinking e como ele pode ser aplicado na construção de embalagens para os seus produtos. 

Aqui você vai descobrir:

  • O que é design thinking;
  • Como o design thinking é aplicado na resolução de problemas;
  • Por que investir em design thinking na criação de embalagens;
  • Quais são as vantagens de ter uma agência especializada em design thinking na hora de criar as embalagens.

 

O que é design thinking?

Como já dissemos anteriormente, essa é uma abordagem que te faz refletir constantemente sobre as formas de trabalhar e de criar. Essa abordagem vai além da área do design, e pode ser aplicada em diversos outros âmbitos como forma de solucionar questões. 

Mas não se engane, o design thinking não é uma fórmula mágica para resoluções, pelo contrário, para colocá-lo em prática é necessário exercitar, e muito, a criatividade e o trabalho em equipe para encontrar soluções que sejam interessantes para o consumidor. 

Quando falamos no design thinking para embalagens, a sua principal missão é buscar uma visão cognitiva do ambiente do consumidor, com empatia e perspicácia. O que o seu produto tem que o diferencia dos demais? Com ele, como você pode mudar de forma positiva a rotina e a vida daquele consumidor? Pensar em pontos como este é o que baseia o design thinking. Mas chega de spoilers, vamos falar mais sobre isso no decorrer deste artigo. 

 

Como o design thinking é aplicado na resolução de problemas?

O primeiro passo na hora de aplicar essa metodologia é identificar quais são os problemas que precisam ser solucionados e, torná-los claros. Assim, você pode pensar em como usar o design thinking para resolvê-los.

Depois disso, chegou a hora de estudar mais a fundo esse problema, entender suas nuances e raízes. É a partir desse estudo que você irá desenvolver empatia e entendimento para achar a melhor resolução. Isso quer dizer que chegou a hora de fazer perguntas e se colocar no lugar do consumidor. 

Você deve se perguntar coisas como “o que o consumidor espera da embalagem desse determinado produto?”, “o que o incomoda na hora de utilizar essa embalagem?”, coloque-se na pele do consumidor, assim será mais fácil pensar em resoluções para os problemas que ele enfrenta no dia a dia. 

Outro ponto importante é ouvir pessoas que conheçam a realidade do público de perto. Pense em pessoas que possam ter ideia de quais são possíveis soluções para os problemas no uso da embalagem, por exemplo. Ouça com muita atenção as respostas que serão dadas, elas podem valer ouro na hora de estruturar soluções. 

Também é ideal realizar experimentações ou prototipagens. É uma forma de colocar em prática as ideias e testar as criações, proporcionando contato direto com o público. Escolha um grupo de pessoas e peça para que elas utilizem aquela embalagem por um determinado período de tempo. Depois, peça para que essas pessoas anotem suas impressões sobre aquele produto. O que a agradou e o que a desagradou, o que poderia melhorar e o que está bom do jeito que está. 

Agora que você já sabe como você pode aplicar o design thinking na resolução de problemas, chegou a hora de falarmos mais a fundo sobre a ação e a importância dele na produção de embalagens. Continue lendo este artigo para conferir. 

 

Por que investir em design thinking na criação de embalagens?

Afinal, por que é importante investir em design thinking de embalagens? É importante porque na hora de investir no desenvolvimento dessas embalagens, o ideal é que você otimize recursos e processos, tornando a produção mais eficaz e certeira. 

Por exemplo, digamos que você tenha uma marca de produtos de limpeza, e você está pensando na embalagem de um desinfetante. Você pensa em uma embalagem sem curvas, reta. Além disso, a tampa do produto sai, não é integrada à embalagem. Você a pensou assim porque achou que ficaria ideal dessa forma, sem fazer testes e nem pesquisas. Quando o produto chega ao consumidor, você tem poucas vendas e recebe muitas reclamações. O produto escorrega da mão das pessoas na hora da faxina, a tampa cai toda a hora e interrompe o processo.

Você percebe que terá que fazer mudanças na embalagem do produto, mas várias caixas do produto já estão sendo distribuídas. Pense no dinheiro que você economizaria se tivesse observado e previsto esses problemas, se tivesse realizado testes com poucos consumidores, antes de produzir em grande quantidade. 

Além disso, as chances de você agradar e acertar as expectativas do consumidor utilizando essa estratégia são bem maiores. Seguindo alguns dos preceitos do design thinking na produção, a sua embalagem será produzida de forma mais criativa, e consequentemente, será mais atrativa aos olhos do público. 

 

Quais são as vantagens de ter uma agência especializada em design thinking na hora de criar as embalagens?

Uma agência especializada em design thinking, como a Quest, conta com profissionais especializados, que conseguirão te orientar sobre as melhores e mais criativas ideias para formulação de embalagens. Além disso, aqui nós desenvolvemos toda a pesquisa prévia para otimização do produto e resolução dos problemas do seu público. 

Nosso time de design e diretores de arte será responsável por criar uma estética atrativa, que destaca as características mais importantes do seu produto. Contar com um serviço especializado é saber que toda a sua estratégia será bem planejada, que ela buscará prever possíveis problemas futuros. 

Quer saber mais sobre este serviço oferecido pela Quest? Entre em contato com a nossa equipe. Será uma honra poder atendê-lo! Clique no botão abaixo.

 

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