O que é gestão de marca e como fazê-la de forma eficiente?

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Descubra como a gestão de marca pode ser mais do que útil para o seu negócio.

Como você gostaria que o público-alvo visse a sua empresa? Essa é a pergunta que norteia a nossa gestão de marca. É muito importante saber qual é a imagem que queremos passar e como chegaremos ao resultado esperado. Toda empresa tem seus valores e seu modo de trabalhar, a gestão de marca organiza tudo isso de uma forma agradável e interessante. 

Neste artigo você vai aprender um pouco mais sobre gestão de marca e como ela pode melhorar a sua forma de se comunicar com o seu público. 

Aqui você vai descobrir:

1 – O que é marca;

2 – O que é gestão de marca;

3 – Como realizar a gestão de marca.

 

Vamos lá? Confira o próximo tópico. 

 

O que é marca?

Mas afinal, o que é uma marca? Nós usamos muito essa palavra no dia a dia, mas você sabe o que ela significa na comunicação? Uma marca é a representação de uma figura, que pode ser uma pessoa ou uma empresa. É essa “figura” que irá se comunicar diretamente com o público.

A marca é uma espécie de rosto da empresa, ela irá passar os valores e ideais que o negócio representa. Por isso, um bom trabalho de construção de uma marca é muito importante. É criada a partir de vários elementos que juntos transmitem a imagem que queremos passar. 

Existem algumas ações que abordam diretamente a marca, como campanhas institucionais e ações para seu reconhecimento. É muito comum que percebamos a imagem da marca a partir de ações como slogans, que trazem um posicionamento ou ideal da empresa.

Quando alguém pensa em um elemento, virá na hora a imagem da empresa na cabeça. Além disso, ter uma marca e registrá-la aumenta a credibilidade, possibilita criar franquias e previne o plágio e as cópias de terceiros.

Por isso, é importante formalizar o registro com o órgão responsável, o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), e garantir proteção jurídica. Essa regulamentação impede que outras pessoas e empresas imitem, reproduzam, importem, distribuam ou vendam produtos com sua marca sem autorização.

 

O que é gestão de marca?

A gestão de marca irá coordenar a construção da marca que queremos para o negócio. Ou seja, essa é a parte que planeja ações e comportamentos que irão construir a imagem que gostaríamos que as pessoas tivessem sobre nós.

É importante ressaltar que essa imagem será criada a partir de elementos reais sobre a empresa, dando enfoque para pontos positivos e que causem boa impressão no público. 

Uma gestão de marca cuida de ações como o nome da empresa, sua identidade visual, seu slogan, logotipos e ideias a serem mostradas ao público. É claro que tudo isso demanda muito tempo, planejamento e pesquisa. Afinal, devemos lembrar que o objetivo é que a imagem a ser passada para o público seja a mais agradável possível. 

Você quer que as pessoas conheçam a sua marca, que se lembrem dela, que desejem o seu produto ou serviço? Esse é exatamente o papel da gestão de marca, tornar as metas reais e palpáveis, levando a imagem da sua empresa para o público. Mas como isso pode ser feito? É isso que vamos descobrir no próximo tópico.

 

Como realizar a gestão de marca?

Uma boa gestão de marca pode fazer o seu negócio chegar muito longe, mas a pergunta é: como realizar essa gestão?

Bom, primeiro temos que falar sobre alguns elementos que precisam ser definidos antes de mais nada, tais como: qual é o propósito da sua marca, qual é a linguagem geral que será usada nessa estratégia e como seus funcionários irão contribuir nessa estratégia.

Depois de definir os itens anteriores, passamos para a segunda parte, que é a montagem desse plano. Para entender o contexto em que a marca está inserida, é interessante realizar pesquisas de mercado, assim você conseguirá entender quais são as necessidades do seu cliente e como você pode ajudá-lo.

Essas pesquisas podem ser feitas no ambiente digital, que conta com ferramentas muito interessantes para captar informações importantes sobre os consumidores. Responda a pergunta: o que a minha marca deve fazer para chegar até esse cliente? 

Com a pesquisa de mercado, podemos seguir para a sua identidade visual. Afinal, uma boa imagem, atrativa, também ajuda a conquistar o coração do seu público.

Por isso, é importante que você invista em reconhecimento de marca a partir de sua identidade visual. Tudo o que compor visualmente sua marca deverá ser planejado e pensado, pois são essas peças que comunicarão diretamente com o público.

Também devemos pensar em seguir um padrão, pois o reconhecimento visual vem a partir de elementos que, juntos, remetem à determinada marca.

Com a sua identidade visual definida, é a hora de pensar em como a sua marca se posicionará diante da sociedade. Qual é a missão, visão e valores que ela quer passar?

Nessa etapa é essencial manter uma linguagem coerente e constante, a sua empresa não pode pregar algo e, ao mesmo tempo, ter atitudes que vão contra o que ela prega. Esse ponto é muito importante, pois o seu consumidor levará em consideração o seu posicionamento ideológico, principalmente nas mídias digitais, na hora da decisão de compra. 

Quer exemplos de posicionamento? A Dove é uma empresa que admitiu um posicionamento de empoderamento feminino e essa foi uma ótima sacada, pois se trata de uma marca do segmento da beleza.

A marca fez campanhas como a “Selfie Reversa”, que mostra a ilusão das imagens editadas e postadas no Instagram, visando incentivar a aceitação da mulher como ela é, sem buscar os padrões inalcançáveis das redes sociais.

Outro exemplo é o Nubank, que investiu em um posicionamento inovador, jovem, único e digital. Quem nunca ouviu falar do “roxinho”, não é mesmo? Aliás, a cor roxa é uma das principais características desse banco digital. Essas marcas assumem um posicionamento coerente e constante, principalmente no ambiente digital.

É importante lembrar que é principalmente no digital que consumidores expõem suas opiniões, sejam elas elogios ou críticas à marca.

A cultura do cancelamento mostra muito isso, empresas que têm atitudes em desacordo com os seu público, podem ser duramente atacadas, ao passo que boas ações são glorificadas e muito comentadas nas redes sociais. Por isso, o planejamento e estratégia digital são decisivas.  

O último ponto é pensar em estratégias que possam reforçar essa imagem que foi idealizada. É a hora de pensar em ferramentas para colocar “a mão na massa”.

Quais ações eu posso realizar para me comunicar com meu público? Existem estratégias como marketing digital, por exemplo. Se você quiser saber mais, esse é um assunto que já tratamos em outro artigo, naquele que falamos sobre branding.

 

Como podemos te ajudar com a gestão da sua marca?

É claro que uma gestão de marca conta com vários processos, e uma agência de marketing pode ser uma boa solução para te ajudar a desenvolver esse tipo de estratégia.

Aqui na Quest nós contamos com um time de profissionais competentes, especializados e comprometidos, que estarão prontos para desenvolver a sua gestão de marca. Entre em contato com a nossa equipe e saiba mais. 

 

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