O que é naming e como ele é um diferencial para a sua empresa ter sucesso

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Você sabe o que é naming? Neste artigo nós te explicamos o que é, por que é importante escolher um bom nome para um produto ou serviço e como essa técnica pode ajudar a sua empresa.

Vamos traduzir para facilitar? Naming significa nomear. Isso mesmo, é dar um nome para algo, neste caso um produto ou serviço. Esse é um gesto milenar, mas que está carregado de muita significância. 

Não é à toa que ficamos em dúvida na hora de escolher o nome do nosso cachorro ou de um prato que criamos, certo? 

No mundo da comunicação e dos negócios, nomear algo da forma correta também é importantíssimo, e por isso precisamos de um nome atrativo, coerente e que chame atenção. 

Para realizar essa tarefa existem algumas técnicas que podem ajudar. É justamente sobre elas que iremos falar neste artigo. Pegue o seu bloquinho de notas e acompanhe o passo a passo de como definir um bom nome para o seu produto ou serviço. Vamos lá? 

 

Aqui vai um spoiler, neste artigo você vai descobrir:

1 – O que é naming;

2 – Qual a importância do naming;

3 – Como o naming pode ajudar no crescimento da sua empresa;

4 – Qual o processo para criação de um naming;

5 – Por que contar com uma agência especializada em naming.

 

O que é naming?

Nomear é um dos primeiros passos na hora de criar uma empresa. Também faz parte da construção da marca e tem tudo a ver com a identidade a ser passada. Naming consiste em um processo criativo, que dará nome próprio ao produto ou serviço. 

É ele que irá traduzir a essência, os princípios, posicionamentos e valores da empresa. Um bom nome também marca qual é o setor do negócio e qual é o seu tipo de comunicação. É mais sério ou mais descontraído? 

Nomear também fala sobre os valores da marca e seus objetivos, mas não é só isso. O nome tem um cunho subjetivo que precisa ser respeitado. 

O que isso quer dizer? Quer dizer que ele não precisa ser óbvio e dar na cara o setor no qual se encaixa. O nome precisa ter um significado que também será reforçado por todas as campanhas. Agora que você já sabe o que significa naming, nós vamos falar sobre a sua relevância para o mercado.

 

Qual é a importância do naming?

Imagine que você acabou de abrir uma empresa e escolheu um nome para ela, mas depois de alguns anos você descobre que existem inúmeras empresas desse segmento que têm nomes iguais ou semelhantes ao que você deu para a sua empresa. 

Você descobre também que precisará trocar esse nome, já que de acordo com a Lei de Propriedade Industrial, só podem ter o mesmo nome se estiverem em ramos de atuação distintos, para não confundir os consumidores. 

Com essa medida, você perderá grande parte da identidade e da memória que o público criou sobre a sua marca. Ninguém quer que isso aconteça, não é mesmo? 

Por isso é importante fazer uma boa pesquisa e elaborar de forma criativa o nome da sua empresa, para que ela seja autêntica e única. 

Outro ponto importante é que começar um empreendimento com um nome fraco e não funcional pode gerar uma imagem negativa e difícil de reverter. O seu nome funciona como o seu perfil inicial, ele será o seu cartão de visita e causará a primeira impressão no consumidor. 

Se ela for ruim, as chances do seu empreendimento alavancar são muito baixas. 

 

Como o naming pode ajudar no crescimento da sua empresa?

A importância de um bom naming para a sua empresa ainda não ficou clara? Então veja só: você fala esponja de aço ou Bom Bril? Você diz hastes flexíveis ou Cotonete? Curativos adesivos ou Band-Aid?

Nesses casos a marca se populariza tanto que as pessoas passam a chamar o produto pelo seu nome. 

É isso que um bom processo e a consolidação fazem, eles marcam a memória do consumidor de forma permanente.

Algumas pesquisas da área mostram que mais de 50% dos consumidores afirmam que a popularidade do nome de uma marca influencia na sua decisão de compra em supermercados e lojas. 

Um bom nome aliado a uma boa estratégia pode ser o impulso que a sua empresa precisa para fazer sucesso. Nós podemos ver isso nos slogans de grandes marcas, que por vezes fazem trocadilhos com o próprio nome ressaltando algumas de suas qualidades. 

Por exemplo, “Qualidade de vida começa com Qualy” ou “S de saudável. S de Sadia”. Esse tipo de ação ajuda a alavancar o nome e torná-lo conhecido. 

 

Qual é o processo para criação de um naming?

Agora que nós já entendemos a importância de um bom naming, chegou a hora de colocar a mão na massa, certo? Como a sua empresa pode escolher aquele nome perfeito, que tem tudo para ser um sucesso? Existem alguns passos que você pode seguir neste processo. 

Foque na mensagem a ser passada

O primeiro passo é pensar em nomes que transmitam a mensagem que você quer passar sobre a sua empresa. Vejamos o exemplo citado anteriormente, a empresa Qualy, que busca transmitir a sua principal bandeira, que é a da qualidade. 

Esse conceito também é muito frisado nos slogans e campanhas da marca, que tenta se vender como sinônimo e referência de qualidade em margarinas. Outro bom exemplo é a marca de pilhas Duracell. 

O que você mais espera de uma pilha? Isso mesmo, que ela seja durável e faça o seu dinheiro render, aí está: Duracell, a pilha durável até no nome. 

 

Facilite a vida do consumidor 

O próximo passo é verificar algumas características desse nome. Lembre-se que ele deve ser conciso, compacto e fácil de lembrar. Alguns exemplos de nomes de marcas assim: OMO, Lux, Bis, Adidas, dentre outras. 

Esse nome também deve ser facilmente pronunciado pelo consumidor, sem cacofonias. Ele também deve ser facilmente escrito, dando prioridade para palavras mais diretas. 

 

Fique marcado na memória

Outro ponto importante é que esse nome deve ser facilmente memorizado, tem que ser marcante. Exemplos de nomes de marcas que penetram a sua mente são: Ferrari, Gillete e até mesmo Facebook. São nomes originais e que se destacam em meio aos demais. 

Um exemplo prático da importância de ficar na memória do consumidor pode ser vista na sua própria experiência ao ir ao mercado. 

Você quer comprar um detergente e está olhando as prateleiras, qual é o produto que você vai escolher? Aquele que você nunca ouviu falar ou aquele que você já viu vários comerciais e que a sua tia falou, dias atrás, que também tinha comprado. É uma pergunta meio óbvia, mas que ilustra muito bem essa importância. 

 

Abuse das referências

Outra dica de ouro é focar nas referências. Você pode buscar auxílio em outras línguas, dependendo do seu segmento. Isso facilita a originalidade da sua ideia. Além disso, você também pode tentar acrônimos. Como assim? Nós te explicamos: por exemplo, o seu nome é João Antônio da Silva, o nome da sua empresa pode ser JAS. Acrônimos são palavras que surgem a partir do uso das primeiras letras de cada palavra de uma frase para criar uma nova palavra. 

 

Esse nome está disponível?

Agora que você já escolheu um nome que se adéque ao que falamos anteriormente, chegou a hora de saber se ele já está sendo usado por alguma empresa que também atende ao mesmo setor. 

Afinal, toda a marca de pilha quer vender-se como durável, mas só uma pode se chamar Duracell, não é mesmo?

Chegou a hora de usar uma ferramenta de pesquisa disponibilizada pelo INPI Instituto Nacional de Propriedade Industrial. Todas as marcas que já foram registradas estão neste banco. 

Pesquise o nome desejado na ferramenta e veja se alguma outra empresa do seu segmento já tem esse nome. Caso a resposta seja sim, você terá que criar outro nome. Caso a resposta seja não, prontinho! Você tem um nome para a sua marca. 

Por que contar com uma agência especializada em naming?

Com uma ajudazinha especializada tudo fica mais fácil, não é mesmo? Se você quiser aquela consultoria para escolher o nome da sua empresa, você está no lugar certo!

Aqui na Quest nós vamos fazer muitas pesquisas para entender quais são as nomenclaturas que mais se encaixam com o seu tipo de empreendimento. Além disso, o processo de naming é aliado ao processo de brainstorm, que pode gerar resultados criativos e que cairão no gosto do público. 

Quer saber mais? Entre em contato com a nossa equipe!

 

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