O que são canais de marketing e como escolher o canal ideal para sua empresa?

O que são canais de marketing e como escolher o canal ideal para sua empresa?

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Você já ouviu falar em canais de marketing? Neste artigo nós vamos te explicar o que são e como eles podem ajudar a levar o seu produto ou serviço até o seu público.

Como você faz para que o seu produto ou serviço chegue ao seu possível cliente? Nós respondemos: uma das formas de fazer isso é por meio dos canais de marketing. Usar as estratégias corretas, nos canais de marketing corretos e nos momentos corretos, faz com que o processo de vendas tenha muito mais sucesso. 

Você tem uma loja física ou um e-commerce? Então acompanhe este artigo! Nele nós vamos explicar o que são canais de marketing, qual é a importância desses canais, como eles funcionam e como você pode escolher qual é o melhor canal para a sua estratégia. 

Confira o que você vai descobrir neste artigo:

O que são Canais de Marketing?

Os canais de marketing são basicamente os caminhos pelos quais o seu produto vai caminhar até chegar ao potencial cliente. Tudo aquilo que está relacionado ao processo de distribuição do produto faz parte de um canal de marketing.

Eles servem basicamente para divulgar o seu produto, além de atraírem e captarem esses potenciais clientes para a sua marca de forma eficiente e mais direta. Neles, os itens à venda são demonstrados, distribuídos e disponibilizados para os consumidores.

Além de serem interessantes para as vendas, esses canais também são úteis para criar um bom relacionamento com o público. Relacionamento esse, que se feito da forma correta, pode fazer com que você se destaque no mercado, se tornando um diferencial em relação aos seus concorrentes. Isso quer dizer que, com eles, é mais fácil você entender as necessidades e expectativas dos clientes para que assim possa atendê-las da melhor maneira possível. 

Qual é a importância dos Canais de Marketing?

A verdade é que sem um caminho entre o produto e o consumidor, a venda não ocorre. Ou seja, os canais de marketing são extremamente importantes. Como já falamos anteriormente, mas é sempre bom frisar, é justamente a partir deles que o seu público terá contato e conhecerá o seu produto.

É só fazer o cálculo: quanto mais próximo ele estiver do consumidor, mais fácil será para ele decidir realizar a compra. Ou seja, os canais de marketing facilitam o processo de venda.

Afinal, não adianta você produzir o melhor produto que já foi fabricado na história, se os consumidores não souberem que ele existe. Você precisa informar sobre o que você está vendendo. Aí que está: a divulgação é extremamente importante para o sucesso das suas vendas. 

Quais são os tipos de Canais de Marketing e como eles funcionam?

Os canais de marketing podem funcionar de três maneiras: na primeira, é com venda direta. Você faz anúncios pagos nas redes sociais e em outros canais de comunicação ou envia e-mail marketing. Você estará falando diretamente com o consumidor. 

A segunda é com venda por intermediário, que é quando você faz parceria, por exemplo, com algum e-commerce para vender o seu produto. Aqui existe uma ponte que liga você ao consumidor, diferente da primeira maneira. 

Na terceira maneira, nós falamos em venda de distribuição dual, que é quando você une as duas maneiras que citamos anteriormente. Você fala tanto diretamente com o consumidor, a partir de anúncios, por exemplo, como também vende o seu produto a partir de intermediários. 

É importante também que consigamos diferenciar o objetivo destes canais, já que alguns se destinam à distribuição e outros são focados na divulgação. Também é importante ressaltar que neste artigo iremos abordar os canais relacionados ao digital. 

Principais canais

Confira os 6 principais canais de marketing relacionados ao digital.  

Social

Essa pode não ser uma novidade para você. Afinal, é bem comum falarmos de marketing nas redes sociais. 

Este é um canal ao qual você deve prestar muita atenção na sua estratégia. Principalmente quando falamos em marketing digital, social é um dos canais mais econômicos e com bom custo-benefício. É uma ótima forma de fazer com que o seu público conheça a sua marca

Referência

Este é um canal bem específico, porque é o que trata dos feedbacks. Ou seja, sabe aquele amigo que indica para você um produto que gostou muito? Bingo! É disso de que trata a referência. 

Hoje em dia, qualquer um dos seus clientes pode usar a internet para avaliar ou recomendar o seu produto. Quer um exemplo deste canal? Imagine um digital influencer falando sobre o que achou do seu produto. 

Direto

Esse é o canal utilizado por aqueles consumidores que já conhecem a sua marca e que já consomem algum produto com a sua empresa. 

Digamos que você está precisando de um tênis, e que você já comprou a maioria dos seus calçados na Netshoes. É provável que você abra diretamente o site da empresa para pesquisar e comprar novos sapatos. 

E-mail

O e-mail é uma excelente forma de estreitar o seu relacionamento com o seu potencial cliente. A partir de um banco de e-mails com leads qualificados, as suas chances de vendas se tornam muito maiores. 

Com esse canal você pode enviar conteúdos, ofertas especiais e lembretes diretamente para a caixa de entrada do consumidor. Esses e-mails podem direcioná-lo, a partir de um clique, para a página em que o produto está à venda, encurtando muito o caminho para a compra. 

Pesquisa Orgânica

Qual é o melhor tipo de shampoo para o seu tipo de cabelo? É provável que ao se deparar com dúvidas como esta, você acabe indo até o Google ou outra ferramenta de busca do seu navegador para pesquisar. 

Essa é uma das formas dos potenciais clientes encontrarem o seu produto, ou a sua empresa. Mas você deve estar se perguntando: como a minha empresa vai ser encontrada em meio a tantas outras? A resposta é: estratégia. Existem algumas técnicas para isso. 

Você pode criar conteúdos explicativos e informativos, que sanem as dúvidas específicas dos clientes e, ao mesmo tempo, fazem com que a sua marca fique na cabeça da pessoa. 

Mídia paga 

Bom, para alguns dos canais será necessário investimento em publicidade, o que pode ajudar, e muito, a sua estratégia. Com bons anúncios e bons investimentos, você se destaca dos concorrentes e chega ainda mais perto do seu público. 

Com as ferramentas certas, você pode fazer anúncios e posts patrocinados segmentados por públicos específicos, mais alinhados ao foco da sua estratégia. Ou seja, você pode escolher para qual perfil de pessoa os seu produto vai aparecer. Alguns exemplos de mídias pagas são Google Adwords, Facebook Ads e o Instagram Ads.

Como escolher o melhor canal para a sua estratégia?

O primeiro passo é entender qual estratégia é a mais condizente com o seu produto e o que ele oferece. Depois, você deve determinar qual é o seu público, qual é o seu foco. Por isso, é importante definir uma persona para a sua estratégia. 

Com o público definido, aí sim, você vai descobrir como chegar até ele. Para escolher o melhor canal é necessário muita pesquisa. É a partir dela que você vai descobrir a melhor forma de se conectar com a persona, como você pode chegar até ela. 

Outros passos são: avaliar o mercado, determinar características, o comportamento e as necessidades do seu potencial cliente. Além disso, você deve também conhecer quem atua nesses canais, para que você tenha certeza que o seu produto chegará da forma ideal até o consumidor final, por exemplo, em anúncios que direcionam ao seu site.  

Ao final, você deve ter respondido a estas perguntas:

  • Quais são os objetivos da sua empresa?
  • Quais são as suas personas?
  • O que já foi ou está sendo feito?
  • Qual é o seu orçamento para sua estratégia?
  • Quais são as oportunidades que você tem?

Aqui na Quest, nós trabalhamos com comunicação 360º, que abrange todos os canais de comunicação. Contamos com profissionais especializados, com experiência, que com certeza vão ajudar a sua empresa a fazer as melhores escolhas.

Quer saber mais sobre os nossos serviços? Entre em contato com os nossos especialistas! Vamos esperar por você. 

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