O que são leads e por que são essenciais para sua empresa?

o que são leads

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Você ainda não sabe o que são leads? Não se preocupe! Neste artigo nós vamos te explicar quem são eles e por que é tão importante formular boas estratégias para captá-los. 

Qual é o objetivo da sua empresa? Bom, tem grandes chances de você responder que o objetivo dela é vender seus produtos e serviços para os seus consumidores.  

No marketing digital, nós trabalhamos com o conceito de funil de vendas, que é uma espécie de jornada que o consumidor percorre até a conversão, que vai do momento que ele não está procurando o produto, até o momento que ele adquire ou contrata esse produto ou serviço que é oferecido. 

As chances de conversão são maiores quando o recorte que damos para a estratégia de marketing é focado em um público mais qualificado, ou seja, que está mais fundo nesse funil. Ele já se interessou pelo produto ou serviço, e está próximo de realmente adquiri-lo. Esse público qualificado nós chamamos de leads

Hoje nós vamos te explicar o que configura esse público qualificado, qual é a importância que ele tem para sua empresa e por que é tão relevante que nós consigamos dar a merecida atenção para ele. 

Para isso, nós te convidamos a pegar o seu bloco de notas e um bom cafezinho e nos acompanhar neste artigo. Vamos lá? Aqui nós vamos te explicar coisas como:

 

  1. O que são leads;
  2. Qual é a importância dos leads para uma empresa;
  3. Quais estratégias você deve utilizar para captar os leads;
  4. Como a Quest pode te ajudar nessa tarefa. 

 

O que são leads?

Os leads significam possíveis consumidores, pessoas que já demonstraram interesse pelo que você está oferecendo, e que trazem boas chances para uma conversão. São oportunidades de venda que estão bem perto da sua empresa, ou seja, pessoas que chegaram próximas ao fundo do funil. 

São pessoas que demonstram o interesse pela área com a qual você trabalha, a partir da entrega de informações pessoais ou profissionais para a marca, como nome completo, e-mail e telefone. Isso mostra que elas gostariam de saber mais sobre o que está sendo oferecido. 

Mas essas informações não são passadas de graça, tudo funciona no formato de troca. Por exemplo, você oferece para o público um material rico, como um e-book ou uma planilha de orçamentos, mas para acessá-la e saber mais sobre o tema, a pessoa tem que passar uma informação.

Se ela passar essas informações, entendemos que ela tem mais interesse naquele produto ou serviço do que outras pessoas que não chegaram nessa etapa do processo. Ou seja, ela está mais próxima de se tornar um cliente. 

Qual é a importância dos leads para uma empresa?

Responda a pergunta: é mais fácil você vender para alguém que nem sabe que o seu produto ou serviço existe, ou para alguém que vem pesquisando e demonstrando interesse por ele? Uma estratégia focada em captar e converter leads é muito mais assertiva que uma estratégia geral e abrangente.

É óbvio que também devemos dar atenção ao público que está em outros momentos do funil, mas a atenção especial deve ser para as pessoas que têm maior potencial de efetivar uma compra ou contratação. Isso economiza energia e recursos na sua estratégia, torna o processo muito mais efetivo. 

O lead, diferente do resto do público, está se mostrando estar disposto a ouvir mais sobre a sua empresa e o que ela oferece. Ele é uma porta aberta para você efetivar a conversão. 

As informações passadas pelo lead ficarão salvas no banco da empresa. Com o contato da pessoa, a empresa poderá conversar novamente com esse consumidor que demonstrou interesse, incentivando a compra ou contratação. Isso cria um relacionamento com o cliente que é muito valioso para as vendas. 

 

Quais estratégias você deve utilizar para captar os leads?

Primeiro devemos lembrar que a captação de leads tem muita relação com o funil de vendas. Este é um processo que vai selecionando o público por categorias, sendo que uma das finais é a identificação de leads. Você pode saber mais sobre como funciona o funil de vendas clicando neste link

De forma geral, a melhor estratégia para captar leads é realmente a troca. O que isso quer dizer? Quer dizer que você vai oferecer um material para as pessoas como uma espécie de “isca”, chamamos isso de marketing de atração. Se ela aceitar trocar uma informação por um material, quer dizer que ela está interessada, ou seja, ela é um lead.

A peça-chave para tudo isso é o marketing de conteúdo, que trabalha a partir da produção de e-books, artigos de blog e outros materiais ricos, que sejam de interesse e de valor para quem pode se tornar um lead. 

 

Processo de conversão

O processo segue estas etapas: primeiro você atrai a pessoa, chamando a atenção para a sua marca. Você vai comunicar, de forma geral, que entende as necessidades e as dores dessa pessoa. 

Depois disso, você vai selecionar as pessoas que são realmente leads, pessoas que entenderam o problema e querem achar uma solução para ele, essas pessoas procuram materiais que possam ajudá-las a resolver esse problema.

Em seguida, com o contato que você conseguiu na etapa anterior, você vai se relacionar com esses leads. Você vai conversar com eles, mandar promoções, dentre outras formas de manter um bom relacionamento. 

Depois do relacionamento, vem a “conquista” do lead, que é a venda propriamente dita. Esse lead se torna um real cliente, que adquiriu seu produto ou serviço. 

A etapa final é a fidelização, quando você trata do pós-venda e continua ao lado e em contato com o cliente para que ele volte a consumir seu produto ou contratar seu serviço. 

 

Exemplo de captação de leads

Exemplo: a sua empresa é uma loja de roupas plus size, o seu público são mulheres que vestem roupas com numerações maiores que as encontradas em lojas de departamento. 

Para saber quais são os seus leads, você pode criar um material dando dicas de moda plus size, e para baixá-lo, a pessoa precisará cadastrar o seu e-mail. 

Você pode interpretar que, pessoas que preenchem o formulário, são pessoas que se interessam em saber mais sobre a moda plus size, ou seja, são possíveis clientes. As chances de que elas tenham interesse nas roupas vendidas por você são muito maiores. 

Com o contato dessas pessoas, você vai poder enviar outros conteúdos sobre moda pluz size e condições especiais de pagamento que incentivarão as pessoas a comprarem as roupas na sua loja. É a hora de se relacionar com o lead e efetivar a venda.

 

Como a Quest pode te ajudar nessa tarefa?

Agora que você já sabe o que são leads e como funciona o processo para captá-los, chegou a hora da sua empresa começar a colocar tudo em prática. Aqui na Quest você encontra uma equipe especializada em marketing digital, que vai te orientar sobre a melhor forma de planejar e executar esse processo de conversão. 

Além disso, a sua empresa terá acesso a um ótimo marketing de conteúdo, focado na produção de excelentes materiais a serem utilizados na sua estratégia de venda. 

Na Quest, o atendimento é próximo ao cliente, e a qualidade da entrega é a nossa prioridade. Quer saber mais? Entre em contato com a nossa equipe agora mesmo!

 

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