Planejamento de conteúdo para redes sociais: veja como fazer

Mesa com vários papéis e sobre ela várias mãos

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Desenrola, escreve e joga no script! Não é sobre roteirizar a vida, é sobre fidelizar um público por meio de um planejamento de conteúdo para redes sociais.

Seja conteúdo para feed ou para stories, criar um plano básico para os perfis das redes sociais não é uma ideia tão absurda assim. E os últimos acontecimentos no mundo das influencers digitais, por exemplo, deram o que falar e vieram para mostrar que planejamento é tudo!

Ainda que o que se quer vender seja a sua imagem, ou sua marca, ou seu produto, há que considerar algumas coisas na hora de postar algo em suas redes sociais. 

Pois são elas que irão também, de certa forma, transmitir ao mundo quais são os valores, as missões e os propósitos do seu brand. 

Há sempre um espaço para o improviso, ou até mesmo acompanhar a tendência diária dos memes, por exemplo. E até mesmo nisso, um planejamento de conteúdo eficaz pode contribuir para os resultados desejados. 

Neste blog você verá:

  1. O que é um planejamento de conteúdo?
  2. Como fazer um planejamento de conteúdo?
  3. Quais conteúdos escolher para as redes sociais?
  4. E por que contar com a Quest para o planejamento de conteúdos para a sua marca?

O que é um planejamento de conteúdo?

O planejamento de conteúdo nada mais é que um delineamento de estratégias, que buscará otimizar os resultados das suas redes sociais. Pois eles também são muito importantes para definição de ações de mercado hoje em dia. 

É necessário na etapa da criação do planejamento de conteúdo já ter bem definido qual é o público-alvo daquele produto ou marca. Com quem você deseja de fato conversar? E, claro ficar sempre de olho em perfis que são semelhantes à sua proposta. 

Destaca-se que toda produção de conteúdo tem seu destinatário final, ainda que este seja uma espécie de leitor virtual ou cliente ideal, ela poderá conquistar outros públicos.

E para isso, é fundamental que o planejamento de conteúdo seja feito com antecedência e seja adequado à sua imagem, à sua marca ou aos produtos que estão propondo ao mercado. 

Então, quer dizer que estamos afirmando que montar um script básico do seu dia a dia é importante? Sim, estamos. Sabe aquele famoso ditado: quem não é visto, não é lembrado? Não é sobre roteirizar a vida, e sim, não deixar o público sem nada. 

Não é nem tanto sobre a frequência de posts e aparições nas redes sociais. Mas você, ou a sua marca, ou os seus produtos, precisam além de tudo criar um padrão de postagens que passe uma certa segurança e estabilidade. 

Precisa assegurar ao seu público que a marca está ali. E em terra das mídias sociais, isso é muito importante. 

Afinal, é por meio das mídias sociais que podemos fazer com que as pessoas, futuros clientes e consumidores de conteúdo conheçam, a visão, a missão e o propósito daquilo que está sendo ofertado. Seja um produto ou imagem. 

Como fazer um planejamento de conteúdo?

Para um bom planejamento de conteúdo para as redes sociais será necessário delinear a identidade da marca. Ou seja, definir quais valores, missão  e   propósito dos produtos a serem ofertados.

Conheça melhor o seu público-alvo. Isto é, pré-defina a persona que será o seu foco na venda de ideias e produtos da sua marca. Pois são eles, os clientes, consumidores de conteúdo, que irão se engajar e servir como termômetro para o conteúdo que está sendo criado. 

Procure ideias que sejam atrativas para o planejamento de conteúdo. Aquelas que conversem diretamente com o seu público-alvo, mas que também estejam abertas a conquistar outros públicos. É necessário segmentar, porém sem excluir.

É muito importante que na criação de conteúdo sejam usados recursos, aplicativos ou programas, que ajudem a encontrar palavras-chave que estejam em alta, como a Keyword Tool. Pois, nem só de produto pode-se viver um feed. 

É a partir daqui, portanto, que surge o mapeamento do conteúdo planejado. Estarão reunidas nele todas essas informações e considerações já formuladas e casadas com a sua marca. 

Após isso, crie um calendário dos posts para facilitar a produção de textos de legenda, bem como de layouts que conversem com a proposta geral. 

A criação, quando feita com tempo, é fluida e irá permitir que sejam inseridos temas de oportunidade. E aí chegamos à parte importante que é a escolha dos conteúdos.

Quais conteúdos escolher para as redes sociais?

Como encontrar uma agulha no palheiro? Muito simples, não é mesmo? Nessa infinidade de universo que é a internet, como conseguir captar assuntos que condigam com a marca que está sendo vendida?

Porém, uma vez seguindo os passos acima, fica muito mais fácil de encontrar conteúdos que sejam coerentes dentro do contexto das redes sociais da sua marca e dos produtos ofertados por ela. 

Existem alguns programas que ajudam a encontrar assuntos que estão em alta no momento. As chamadas ferramentas de palavras-chave. Demos o exemplo acima da Keyword Tool, mas há outros como o recurso de sugestão de pesquisa do próprio Google. 

E você pode conferir as que foram propostas pela própria Rock Content neste artigo aqui

Outra opção para encontrar conteúdos é ficar sempre atento às mídias sociais, acompanhando as trending topics do momento, bem como ao que está acontecendo no mundo. Não ficar em apenas uma rede social, pois é necessário ver a grama da rede vizinha sim.  Fazer dancinhas, apenas se, realmente, fizer sentido para a sua marca. 

É preciso ter os olhos à frente e além, porém sem descartar o que foi feito anteriormente. Às vezes, pode existir um conteúdo que possa ser reciclado e atualizado. 

E por que contar com a Quest para o planejamento de conteúdos para a sua marca?

Por ser uma parte fundamental da comunicação, que informa nas mídias digitais, a identidade, os valores, a missão e o propósito de uma marca, ou de seus produtos, o planejamento de conteúdo deve ser idealizado por uma equipe que pense no agora e naquilo que está porvir. 

Aqui na Quest, você conta com uma equipe especializada para elaborar e efetivar uma comunicação 360°, pois aqui os planejamentos de conteúdo estarão sempre alinhados com a campanha institucional da sua marca. 

Quer entender mais sobre como é o processo de criação de embalagens? Fale com um de nossos especialistas!

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