Por que investir no fortalecimento de marca da sua empresa?

Por que investir no fortalecimento de marca da sua empresa

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Uma marca forte, com presença, é extremamente importante para o sucesso da sua empresa. Saiba mais neste artigo

A marca é o “rosto” da sua empresa. Por isso, é importante que você, como empreendedor, saiba a importância que ela tem para o seu negócio. Investir no fortalecimento da marca é investir em crescimento e desenvolvimento, isso tudo com certeza trará retorno. 

Uma marca forte e bem estruturada se torna mais atrativa e confere credibilidade à empresa. É por esse e outros motivos que hoje, neste artigo, nós vamos te explicar os motivos para você investir na sua marca e o que você pode fazer para fortalecê-la. Vamos lá?

Saiba o que você vai conferir neste artigo: 

O que é uma marca?

Marca é a representação de uma empresa, normalmente em formato de algum símbolo que caracteriza e lembra imediatamente a empresa. Por exemplo, a marca da empresa Apple é o símbolo da maçã mordida, ao vê-lo, automaticamente você saberá de qual empresa se trata. 

Apesar de pensarmos quase sempre nos símbolos, as marcas vão muito além disso. Todos elementos que usamos para construir uma identidade que remeta à empresa constituem uma marca.

Se você quiser saber mais sobre este assunto, é só acessar este outro artigo do nosso ThinkBlog. 

Qual é a importância de ter uma marca forte?

Mas afinal, por que é importante investir em uma marca forte? Bom, o primeiro motivo é que uma marca forte, bem construída, atrai mais clientes, afinal, quem chama mais atenção no mercado tem mais chances de conquistar clientes. Quando vamos ao supermercado, é comum que demos preferência para a compra de produtos que já tenhamos ouvido falar em algum momento. 

Outro ponto importante é que uma marca forte também agrega valor ao produto. O que isso quer dizer? Quer dizer que você vai considerar o valor da sua marca na hora de precificar o seu produto. Afinal, o mesmo café em uma cafeteria comum não terá o mesmo preço de um café do Starbucks, por exemplo. Nós pagamos também pela marca e pelo que ela significa.

Mais um ponto importante: uma marca forte também traz economia nas etapas de venda. Isso acontece porque os fornecedores e distribuidores têm mais interesse em associar o seu trabalho a uma marca forte. Isso é vantajoso para ambas as partes. 

Como fortalecer a sua marca?

Invista em uma boa identidade visual

Agora que você já sabe qual é a importância de ter uma marca forte, chegou a hora de saber como fortalecê-la. A verdade é que ela precisa ser construída com muita atenção e perspicácia, assim ela vai tomando forma e força. 

Um dos primeiros passos é desenvolver uma identidade visual consistente, pois ela será muito importante para que sua marca seja lembrada. O apelo visual tem muita relevância no contexto geral. A identidade precisa ser única, autêntica e com significado. Por isso, na hora de criá-la, pense na missão, visão e valores da sua empresa.

Nessa fase você também deve considerar a logo em si, as cores que serão usadas, os elementos e qual será a mensagem a ser transmitida. O que você quer passar para o seu cliente visualmente? É credibilidade? Autenticidade? Modernidade? Descontração?

Quer um exemplo? No que você pensa quando vê as cores roxo e branco? Eu aposto que é naquele banco. 

Invista nas suas redes sociais

Um ponto muito importante para a sua marca é a presença nas redes sociais. As pessoas estão nas redes sociais e, por isso, a sua empresa também precisa estar. Os números são expressivos. O Instagram, por exemplo, já bateu 1 bilhão de usuários ativos no aplicativo, e esse número só cresce.

Por este motivo, é essencial investir em conteúdos e na fomentação das suas redes, além de pensar também em criar e manter um relacionamento com os consumidores por lá. Responder seus clientes e ficar perto deles virtualmente, é imprescindível para fortalecer a credibilidade da marca. 

Mas não dá para simplesmente sair criando conteúdos. Calma lá! Antes, pesquise quais são as redes sociais que mais se adéquam à sua estratégia e invista com foco nelas. A identidade visual também entra aqui, afinal, ela é muito importante para atrair os usuários em meio ao fluxo de conteúdos das redes sociais. 

Mantenha um padrão 

Não é só na identidade visual que você deve manter um padrão. É importante que você tenha constância e consistência em tudo que fizer. Isso reforça o que a sua empresa é e o que ela representa. 

Significa que os discursos precisam estar alinhados, em sincronia, passando a mesma mensagem sempre. Esse é um ponto de valor para a construção da credibilidade. Lembre-se que o que é falado também precisa ser cumprido, mostrado em ações, a partir de uma postura estável. 

Por exemplo, será praticamente impossível você ver a marca Natura lançando algum produto que vá contra o meio ambiente. A empresa assumiu uma postura ecológica, que é seguida em todas as suas ações e propostas. Este é um exemplo de postura constante. 

Por que contratar uma agência para fortalecer a sua marca?

Para colocar essas dicas de fortalecimento de marca prática, é ideal contar com ajuda especializada. Profissionais vão te ajudar a criar uma marca forte da base, pensando em cada detalhe da logo, cores e elementos, até na forma que você poderá se posicionar para transmitir os seus valores. 

Esse processo também precisa de muita pesquisa e conhecimento do público, coisas que uma agência especializada pode fazer.

Aqui na Quest nós contamos com uma comunicação completa para a sua marca. A partir de um trabalho de mapeamento e análise, identificamos as oportunidades e te ajudamos a criar as melhores estratégias para o fortalecimento da sua marca. 

Entre em contato conosco agora mesmo! Estaremos te esperando aqui do outro lado da tela.

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