Projeto de comunicação visual: tudo o que você precisa saber sobre o assunto

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Você sabe o que é comunicação visual? Entende por que ela é importante para a sua empresa? Para saber isso e muito mais, é só acompanhar este artigo.

A comunicação visual nos faz perceber que as imagens têm tanto poder quanto as palavras, não é à toa que o ditado “Uma imagem vale mais que mil palavras” ficou tão famoso. Mais do que dizer, a sua empresa pode mostrar algo ao público para transmitir o valor do seu produto ou serviço, posicionando a sua marca diante do consumidor. 

A verdade é que a imagem é uma antiga forma de comunicação. Lembre-se dos homens das cavernas, antes mesmo de eles se comunicarem por palavras, eles desenhavam imagens que remetiam à realidade e assim transmitiam seus anseios e objetivos.

A comunicação visual é primordial, podemos utilizá-la para simplificar e universalizar o que falamos sobre nós mesmos, tudo isso de forma rápida e eficiente. 

Está achando este conteúdo interessante? Então continue conosco para conhecer um pouco mais sobre a comunicação visual e entender como ela pode nos ajudar na área do marketing

Acompanhe este artigo, aqui você vai descobrir coisas como:

O que é comunicação visual?

O primeiro passo para entendermos como funciona a comunicação visual é entender especificamente o que configura uma comunicação visual. Ela é toda a forma de dizer algo utilizando elementos visuais. Esses elementos podem ser vídeos, fotos, peças visuais no geral. 

A mensagem que a sua empresa quer comunicar está diretamente relacionada aos elementos visuais que ela usa. Por exemplo, peças com uma fonte cursiva, elegante, passam a imagem de algo refinado. Já fontes garrafais e preenchidas, passam a ideia de algo mais descontraído e divertido. 

As cores que usamos também possuem significados. Por exemplo, os tons pastéis remetem a uma imagem mais séria, rígida, enquanto cores mais quentes remetem à vividez e ousadia. Quando aplicamos esse conceito ao marketing, podemos falar muitas coisas sobre a sua marca e o seu produto a partir dos elementos visuais que escolhemos para a sua composição.

Por exemplo, se você quer divulgar a sua empresa de tratamentos ortodônticos, é provável que você use a imagem de pessoas com um belo sorriso nas peças comunicacionais, com dentes brancos e simétricos. Indiretamente, você estará dizendo que esse é o resultado que será obtido com o seu serviço.

O que é um projeto de comunicação visual e qual é o momento ideal de investir em um?

Um projeto de comunicação visual é basicamente um sistema criado para a elaboração e divulgação de informações por meio de imagens. O projeto busca otimizar a comunicação visual e torná-la mais precisa, objetiva e alinhada aos interesses do seu negócio. 

Por isso, ele deve definir uma identidade visual a ser seguida, que é basicamente um fio condutor que liga todas as peças criadas para um mesmo objetivo, seja ele qual for. Se você ainda não sabe o que é uma identidade visual, acesse este outro artigo do ThinkBlog

Além disso, esse projeto também deve definir quais serão as peças publicitárias que serão criadas, como serão feitas e onde serão divulgadas. Tudo deve ter um objetivo e uma razão. Além de atrativa, a sua identidade e comunicação visual precisa também ser efetiva e criativa. Isso quer dizer que além de bonita, a parte visual também deve comunicar bem e vender o seu produto ou serviço. 

Qual é o momento certo para investir em um planejamento de comunicação visual?

Se você tem o objetivo de atrair novos clientes, continuar o relacionamento com aqueles que já são clientes ou informar alguma coisa importante sobre a sua empresa, produto ou serviço, esse é o momento de investir em um planejamento de comunicação visual. 

Como já dissemos anteriormente, a comunicação visual é mais rápida e, por vezes, até mais impactante que outros tipos de comunicação. Por exemplo, com uma foto ou vídeo você pode dizer muitas coisas em poucos segundos. Talvez se você optasse por uma comunicação escrita, esse processo se tornaria mais lento, pois o público teria que tirar um tempo e dependeria de um bom contexto para fazer a leitura do que você quer comunicar. 

Pensando em vender mais um produto ou torná-lo mais atrativo no ponto de venda? Então invista em um planejamento de comunicação visual. Crie um conceito e desenvolva peças baseadas nele. Invista em itens como design de embalagem, banners, wobblers, etiquetas, dentre outros itens. 

O que deve conter no projeto de comunicação visual?

Agora vamos falar sobre aquela dúvida que deve estar rondando a sua cabeça: como deve ser um projeto de comunicação visual? O que ele precisa ter? Calma! É agora que a gente te explica. 

Um bom projeto de comunicação visual deve definir a identidade visual da marca. Isso inclui todo o conceito da marca, como logotipo, quais serão as cores e fontes usadas, quais são as regras para utilização desses elementos na elaboração de peças e campanhas da marca. O ideal para esta etapa é que você busque ajuda especializada em comunicação visual. 

Além disso, esses elementos devem seguir e passar uma mensagem visual, que precisa ser atrativa e lembrada pelos consumidores. Esse processo precisa de muita pesquisa e planejamento, dentre as variáveis que precisam ser consideradas, estão a persona com a qual você quer comunicar, qual é objetivo desta comunicação, é o lançamento do redesign da marca? É o lançamento de um produto ou serviço?

Essas informações devem ser consideradas no seu projeto de comunicação, a partir delas você poderá aprofundá-lo e poderá definir o que precisa ser feito e como precisa ser feito. 

Por que escolher uma agência especializada em comunicação visual?

Como você já viu em alguns momentos deste artigo, o processo de criação da comunicação da sua empresa precisa ser bem feito e bem planejado. Para isso, é necessário contratar um serviço especializado, que fará o seu projeto de comunicação visual e também colocará na prática, criando as peças necessárias para executar essa comunicação. 

Na Quest você encontra uma agência completa, que entenderá as necessidades da sua empresa e te ajudará a montar e colocar em prática a melhor estratégia de comunicação para o seu negócio. 
A sua comunicação está ficando para trás da concorrência? Então entre em contato agora mesmo com a Quest e saiba como nós podemos te ajudar! Acesse o link abaixo.

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