Você sabe o que é comunicação organizacional? Confira tudo neste artigo!

comunicação organizacional

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Aprenda o que é comunicação organizacional, como ela funciona e de que forma ela pode ajudar sua empresa a crescer. 

Você sabe o que é comunicação organizacional e por que ela é importante para a sua empresa? Ainda não? Então este é o artigo perfeito para você! 

Acompanhe este artigo e saiba mais sobre comunicação organizacional e sobre os benefícios que ela pode trazer para o seu negócio.

Entenda como a sua empresa pode se relacionar organizacionalmente com os consumidores, colaboradores, fornecedores, acionistas e demais segmentos que têm contato com a marca. Continue lendo este artigo. 

Nele você vai descobrir:

  • 1 – O que é comunicação organizacional;
  • 2 – Tipos de comunicação organizacional;
  • 3 – Qual o objetivo da comunicação organizacional;
  • 4 – Como uma agência especializada pode ajudar a comunicação organizacional da sua empresa.

1. O que é comunicação organizacional?

A comunicação organizacional é aquela que se refere à forma de uma empresa ou instituição interagir e se comunicar com seus públicos. Quando falamos em “públicos”, quer dizer consumidores, colaboradores, sócios e fornecedores.

O objetivo desta comunicação é criar vínculos da marca com essas pessoas e otimizar os diálogos interno e externo, buscando melhorar as atividades realizadas pelo empreendimento e evitar ruídos indesejados entre a empresa e o público de forma geral. 

Essa comunicação também gera uma espécie de “voz” da empresa, é a personalidade que você quer dar à marca. A comunicação organizacional pode ser dividida em dois grandes grupos, a comunicação intraorganizacional, que foca no público interno da organização, e a extraorganizacional, que foca no público externo da organização. 

Ambas são importantes e complementam-se. Podemos dividir esse tipo de comunicação em outros subtipos. Continue a leitura para saber quais são eles. 

2. Tipos de comunicação organizacional

Confira alguns dos tipos de comunicação organizacional, quais as suas funções e como eles funcionam. 

Comunicação Institucional

É o tipo de comunicação que foca no ambiente externo, ou seja, no público externo da empresa, normalmente os consumidores e investidores. Esses processos costumam ser guiados por uma assessoria de imprensa, que constrói e conduz a imagem da marca. 

O objetivo desse tipo de comunicação é melhorar a imagem da marca para a sociedade. Esse tipo de comunicação é de extrema importância para a construção da credibilidade e da identidade da marca. 

Comunicação Mercadológica

Esse é um dos tipos de comunicação mais lembrados quando falamos neste tema. O objetivo da comunicação mercadológica é despertar o interesse do cliente em seus produtos ou serviços. Isso quer dizer mostrar características e vantagens que o seu público terá adquirindo-o. Para desenvolvê-la usamos da publicidade, do marketing e do merchandising, dentre outras estratégias focadas em vendas.

É neste tipo que se encaixam os anúncios, que são de extrema importância porque marcam a memória do consumidor por um bom tempo. Afinal, aqui no Brasil, quem não se lembra da propaganda com um vendedor da esponja de aço “Bombril”? Ou a do doce “Tortuguita”, que trouxe uma campanha com o termo que ficou famoso, “estúpida”?

São marcos para gerações. Além de comerciais para televisão, também existem comerciais para outros segmentos, como jornais, revistas, outdoors e inúmeros outros canais. 

Comunicação Administrativa

Esse é o tipo de comunicação responsável por transmitir aos colaboradores os procedimentos realizados na empresa para todos os setores que a compõem. Ou seja, tem um caráter mais prático, funcional e instrumental. Ela também apresenta um perfil educativo e disciplinar, porque traz normas, manuais e informações presentes em documentos da empresa. 

Exemplos desse tipo de comunicação são os boletins informativos, murais internos, TV corporativa, sistemas como e-mail institucional e a própria internet. São formas de se comunicar com os colaboradores e repassar as informações estritamente necessárias para o funcionamento da empresa. 

Comunicação Interna

Esse tipo de comunicação é responsável por transmitir e compartilhar informações relevantes para o ambiente corporativo. Essas informações, diferentemente da comunicação administrativa, busca transmitir valores, missões e estratégias da empresa, não normas e regras. Além disso, esse tipo de comunicação também passa para os colaboradores quais são os objetivos da marca, quais são seus ideais.

A comunicação interna também pode ser mais segmentada, ou seja, restringir certas informações para grupos específicos de funcionários, com o intuito de dar feedbacks e delimitar metas em cada departamento. O principal objetivo é manter o colaborador alinhado com os objetivos da empresa.

Comunicação com base no Endomarketing

Este é o tipo de comunicação que propõe ao funcionário “vestir a camisa” da marca. Ou seja, que ele se engaje com os projetos e interaja com a marca. O objetivo é aumentar a produtividade a partir do empenho e da motivação. Essa estratégia é direta e passa informações institucionais e indicadores de desempenho. 

É importante que com ela o colaborador se sinta parte integrante da empresa, que sinta que está em um time que rema para o mesmo lado. Esta estratégia pode contar com a participação de familiares, treinamentos e tudo que valorize o trabalho do colaborador.

3. Qual o objetivo da comunicação organizacional

A comunicação organizacional busca, principalmente, fortalecer a imagem da marca. Isso quer dizer que ela se preocupa como a empresa está sendo percebida, como ela é vista, quais são os pontos positivos que precisam ser passados. Ela foca principalmente nos colaboradores e tenta “educá-los” sobre as estratégias do negócio. 

Essa estratégia também é importante para mostrar que o colaborador é um agente dos resultados da empresa e que ele está diretamente ligado a ela. Isso tudo fortalece a cultura organizacional e traz maior sintonia para o trabalho em equipe. Além disso, a comunicação organizacional, em meio externo, também ajuda a desmistificar boatos e possíveis fake news sobre a marca. Ela mostra transparência e boa postura nas ações realizadas, conferindo credibilidade à marca. 

4. Como uma agência especializada pode ajudar a comunicação organizacional da sua empresa

Investir em comunicação organizacional é muito importante para a consolidação de um empreendimento. É assim que se constrói uma imagem coerente da marca e que se otimiza o trabalho realizado dentro dela. Por isso, é importante contratar um serviço especializado, que atenda às necessidades da empresa e que planeje a melhor estratégia para uma comunicação organizacional efetiva. 

A Quest é uma agência especializada nesse assunto, aqui você vai encontrar todo o suporte para realizar suas ações comunicacionais organizacionais. Oferecemos um trabalho completo, que põe à disposição os mais variados tipos de serviços comunicacionais. Aqui você vai encontrar a melhor estratégia para a sua empresa. 

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