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Afinal, por que devemos investir em redes sociais para empresas?

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Vale a pena investir em redes sociais para empresas? Muitos empreendedores e profissionais de marketing têm essa dúvida. Esse questionamento é pertinente, afinal de contas, várias transformações aconteceram nos últimos anos e nem sempre é fácil acompanhar as mudanças.

Os hábitos dos consumidores mudaram com o advento da internet. Cada vez mais pessoas estão presentes e interagem nas diferentes redes sociais. Dessa forma, os negócios que não têm presença nesses locais tendem a ficar defasados no mercado. Isso acontece porque o gestor não saberá o que os clientes pensam sobre o produto ou serviço oferecido e perderá a oportunidade de criar uma boa relação com o consumidor.

Viu como as redes sociais são importantes para as empresas? Está interessado em saber mais sobre o assunto? Neste post explicaremos quais são os principais benefícios das estratégias nas redes e daremos dicas que vão ajudá-lo escolher as mídias mais atraentes ao seu empreendimento. Acompanhe!

Quais são os benefícios das estratégias em redes sociais?

Os benefícios das estratégias que são desenvolvidas nas mídias sociais estão relacionados, em grande parte, à possibilidade de desenvolver um bom relacionamento com os clientes, ao direcionamento de tráfego e ao fortalecimento da marca da sua empresa. Veja abaixo quais são os principais pontos positivos ao adotar as práticas nesses ambientes.

Orientação do tráfego de usuários

As redes sociais para empresas ajudam a direcionar o tráfego de usuários ao seu blog ou site. Dessa forma, eles poderão conhecer os produtos e serviços desenvolvidos pelo negócio. Caso trabalhe bem a comunicação nesse ambiente, os internautas tendem a querer algo mais. Isso contribui para que eles naveguem nas páginas do seu site e fiquem por mais tempo no seu blog.

Presença no mobile

As mídias ajudam sua empresa a ter presença nos dispositivos móveis e também a direcionar tráfego ao site. Vale lembrar que isso é cada vez mais útil, porque várias pessoas acessam a internet por meio de tablets ou smartphones. Muitos usuários procuram por informações sobre produtos e serviços nesses dispositivos.

As redes são apenas o primeiro passo para garantir um bom tráfego na página. Lembre-se de ter um site responsivo e otimizado para dispositivos móveis, pois isso vai acelerar o tempo de carregamento da página e otimizará a experiência do usuário.

Vale lembrar também que os blogs responsivos e de fácil navegação mobile são otimizados para SEO (Search Engine Optimization ou Otimização para Mecanismos de Busca) e, consequentemente, garantem melhor ranqueamento no Google, o principal buscador do mercado.

Interação com o público

Trata-se de uma das principais vantagens de investir nas redes sociais para empresas. A interação com o público permite que as organizações possam construir uma boa imagem dos seus produtos ou serviços. Além disso, os negócios podem aproveitar esse canal com a intenção de esclarecer as principais dúvidas e possíveis objeções do consumidor.

Nesse ambiente, as companhias podem divulgar as principais novidades e promoções que possam chamar atenção do público. Os negócios podem aproveitar o espaço também para criar conteúdo relevante aos usuários, estimular o debate e compartilhamentos e incentivar que as pessoas chamem seus amigos com o objetivo de conhecer a empresa.

Evidenciação da marca

As empresas que conseguem interagir e se comunicar com o público de forma adequada conseguem criar uma boa imagem e atrair fãs que sejam defensores da marca. Nesse estágio mais usuários tendem a guardar uma lembrança positiva do seu negócio e, consequentemente, aumentam-se as chances de as pessoas comprarem algum produto ou serviço desenvolvido pela companhia.

Vale lembrar ainda que os fãs ainda podem recomendar a sua empresa aos amigos. Isso ajuda a companhia a conquistar consumidores, reduz o CAC (Custo de Aquisição de Clientes) — trata-se do investimento necessário para conseguir um cliente — e, consequentemente, aumentam os lucros dos negócios.

Quais são as redes sociais ideais para o seu negócio?

Existem vários canais disponíveis e cada um tem a sua utilidade. Algumas mídias são direcionadas para publicação de fotos, outras são melhores para postar vídeos e ainda há outras que possibilitam a publicação de conteúdos de diversos formatos. Explicaremos sobre os principais canais abaixo. Continue lendo!

Instagram

No início, essa rede só permitia a postagem de imagens que, geralmente, vinham acompanhadas de textos. Porém, atualmente o Instagram conta com outros recursos, entre eles estão:

  • criação de GIFs por meio de “Boomerangs”;
  • fazer transmissões ao vivo ou lives instantâneas;
  • fazer anúncios patrocinados por meio do Instagram Ads, a plataforma de propaganda paga da rede social;
  • publicação de fotos ou vídeos que são apagados automaticamente em 24 horas (esse serviço tem sido usado com a finalidade de mostrar produtos ou serviços que estarão disponíveis por um tempo limitado).

Vale lembrar que o Instagram tem alto potencial de influência nos usuários, por isso é uma das principais redes sociais para empresas. As companhias que conseguem postar imagens impactantes e de valor ao público conseguem se aproveitar disso. Essa mídia é bastante utilizada para a divulgação de novidades no mercado de beleza e entretenimento, e com o objetivo de divulgar negócios locais, como hamburguerias, bares, pubs, restaurantes etc.

Facebook

A linguagem costuma ser mais informal e há uma exigência alta de comprometimento do time de marketing, porque os usuários têm a necessidade de ter as dúvidas esclarecidas de forma rápida.

A rede social permite a publicação de vários formatos de conteúdo, entre eles estão:

  • divulgar ou compartilhar conteúdo relevante, seja ele produzido no Facebook ou fora dele (no caso de blogs ou sites);
  • anunciar os produtos e novidades da sua marca por meio do Facebook Ads, plataforma de anúncios pagos da rede social;
  • publicar fotos, textos ou infográficos;
  • organizar e administrar eventos;
  • fazer transmissões ao vivo ou lives.

Twitter

Apesar de ter perdido espaço nos últimos anos, ainda é uma rede muito importante. O principal foco dela está na linguagem rápida, objetiva e direta, porque cada publicação pode ter, no máximo, 280 caracteres.

Devido às suas praticidades é possível saber o que está acontecendo no Brasil e no mundo, e ainda se informar sobre as menções dos internautas em relação à sua marca.

YouTube

Trata-se da principal plataforma de publicação de vídeos. Hoje ela se tornou uma das principais fontes de informação e entretenimento na internet. É possível encontrar videoaulas, dicas de beleza, música, vídeos engraçados etc.

Aos poucos, os anúncios estão migrando das mídias tradicionais (como TV, rádio e jornal) para a internet, e o YouTube é um dos principais responsáveis. O site conta com ferramentas que permitem observar o alcance da publicidade e possibilita a veiculação de propagandas de interesse do usuário.

Você pode criar um canal sobre uma temática relevante aos clientes da sua empresa. Aproveite o espaço, faça vídeos com boa resolução e publique conteúdos que gerem valor ao seu público.

LinkedIn

Trata-se de uma rede voltada para negócios. Devido ao seu perfil, o LinkedIn pode auxiliar a sua empresa a ganhar autoridade e ser mais conhecida no mercado, seja por profissionais, clientes ou outras instituições.

Por isso, vale a pena investir no diálogo com influentes na sua área de atuação. Faça contato com pessoas ou empresas com as quais você deseja criar relações de maneira inteligente, com conteúdo relevante e direcionado.

A mídia social ainda possibilita que a sua companhia busque por profissionais ou empresas que atuam em uma área específica ou por localização. Isso facilita a sua tarefa de contratar colaboradores e conseguir parceiros para o seu negócio.

Qual é a importância de contratar uma empresa especializada?

As empresas especializadas em marketing planejam toda a comunicação. Isso é feito por meio de várias ações, como o mapeamento de conteúdo (definição dos assuntos dos posts e publicações nas redes sociais, que são adequados de acordo com os serviços prestados pelo seu negócio), adequação de canal (escolha dos canais a serem utilizados para cada publicação, analisando se, por exemplo, seria melhor abordar um assunto no blog, Facebook ou LinkedIn etc).

Apesar de cada rede ter as suas particularidades, é importante estar em vários canais. Isso porque ficará fácil fazer publicações de vários formatos de conteúdo, atingir e influenciar mais pessoas.

Está com alguma dúvida sobre como usar redes sociais para empresas? Deixe o seu comentário aqui no post e esclareça os seus questionamentos!