Alguma vez você já se perguntou sobre o que faz uma agência digital? Devido à popularização do acesso à internet e à crescente demanda de serviços no âmbito virtual, esse é um questionamento muito pertinente.
Afinal, deve existir alguma razão para que cada vez mais organizações procurem por esse tipo de empresa, não é verdade? Pois bem, desenvolvimento de campanhas de marketing digital, criação de websites e gestão de mídias sociais são apenas alguns dos serviços que podemos citar.
Portanto, neste conteúdo mostraremos o que faz uma agência digital e o que esperar ao contratar esse tipo de solução para o seu negócio. Quer saber mais sobre o assunto? Então acompanhe a leitura do artigo para conferir!
O que é uma agência digital?
É, basicamente, uma prestadora de serviços para outras empresas que precisam de auxílio nas áreas de desenvolvimento criativo, analítico e técnico para produtos voltados ao ambiente virtual (internet).
Essas necessidades podem variar desde o desenvolvimento de sites à produção de conteúdo para estratégias de marketing digital, passando por ações e campanhas complexas de relacionamento com o cliente e criação de aplicativos e sistemas inteiramente baseados na internet.
Qual a finalidade de uma agência digital?
No contexto institucional, a partir do momento em que uma empresa contrata os serviços de uma agência digital, ela deve contar com todo o suporte necessário para o planejamento e desenvolvimento de estratégias de marketing digital e todas as suas vertentes.
Ao longo da duração do contrato, a agência deve mensurar os resultados obtidos por meio das campanhas e ações realizadas com a finalidade de observar como as táticas estão se saindo. O objetivo é eliminar aspectos que não estejam gerando resultados satisfatórios e otimizar as medidas que funcionam.
O que faz uma agência digital?
Como você já deve ter percebido até aqui, o que faz uma agência digital senão aumentar a visibilidade e o poder de alcance das empresas, não é mesmo? No entanto, explicar quais são os serviços prestados por esse tipo de negócio pode ser um pouco mais complexo.
Em uma definição mais precisa, uma agência web ou digital presta todo o tipo de serviço voltado para a internet, como já mencionamos. De modo cada vez mais rápido e eficiente, as ações adotadas devem ajudar no estreitamento da relação entre os clientes e uma marca. Para isso, a agência oferece serviços como:
Criação de sites
O website de um negócio representa seu espaço autêntico e oficial na internet, funcionando como um ótimo canal de comunicação com os clientes e comprovando a autenticidade da organização — já que para ficar online e atuar como empresa, ele precisa de dados cadastrais, como o CNPJ.
Sendo assim, o site é uma das garantias que o consumidor tem de que não correrá risco de sofrer fraudes, caso negocie com uma determinada marca. Além disso, ele atua como um canal de vendas, pagamentos e recebimentos que funciona em tempo integral.
Quanto mais bem otimizado em SEO um site é — serviço prestado por uma agência digital —, maiores as chances de que os usuários encontrem a empresa com facilidade, pois ela se posicionará melhor em relação aos seus concorrentes nos mecanismos de busca.
Resumindo, o site é um conjunto de soluções personalizadas e concebidas com base nas necessidades da organização. Contar com uma agência digital para construí-lo é a melhor maneira de garantir os resultados desejados.
Gestão de mídias sociais
Hoje em dia, relacionar-se com o consumidor na internet não é mais considerado um diferencial competitivo, mas sim uma necessidade de sobrevivência em um mercado acirrado.
Dito isso, uma das funções mais importantes de uma agência digital é justamente fazer o gerenciamento das mídias sociais, já que essas plataformas passam a atuar como ferramentas indispensáveis para as estratégias de marketing, além de funcionarem como canais de comunicação que podem ser monitorados e mensurados.
A agência também se responsabiliza pela produção de conteúdos relevantes para o público-alvo da marca em questão, de modo que os usuários passam a interagir, o engajamento é elevado e, consequentemente, as possibilidades de captar novos clientes e convertê-los em vendas são aumentadas.
Desenvolvimento de campanhas de marketing digital
Por falar em marketing digital, essa é uma das tendências mais relevantes da atualidade e, certamente, um dos serviços mais importantes que uma agência web pode prestar. Afinal, ao lançar um novo produto no mercado, é preciso contar com recursos para promovê-lo e “educar” o consumidor sobre como essa solução pode ser útil para suas necessidades.
Para isso, a agência digital deve estudar o comportamento de consumo dos clientes, desenvolver um planejamento, analisar a concorrência e criar estratégias inovadoras para alcançar os resultados esperados por meio de ações no ambiente digital, assim como em:
- redes sociais;
- blog;site;
- e-mail marketing;
- demais mídias e formatos disponíveis online.
Dependendo da necessidade da marca, a agência apontará, planejará e executará todo o tipo de ação necessária para, por exemplo, trabalhar a oferta de um serviço ou produto diferenciado da empresa nas redes sociais, juntamente a um site que deve servir como ferramenta para promover as vendas e sanar dúvidas dos atuais e potenciais clientes.
Serviços variados
Por fim, para que tenha uma dimensão mais abrangente sobre o que faz uma agência digital, confira alguns dos variados serviços que ela pode oferecer às empresas:
- criação de peças e artes digitais gráficas;
- e-mails marketing;
- atualização de sites;
- criação de landing pages (páginas de captação);
- desenvolvimento de sites otimizados;criação de banner advertising;
- ações de marketing digital;
- conteúdo qualificado e técnicas de SEO;
- web widgets;
- desenvolvimento de conteúdo audiovisual;
- criação e edição de e-books;
- criação de aplicativos mobile.
Como você pôde conferir neste conteúdo sobre o que faz uma agência digital, há uma grande variedade de serviços que esse tipo de empresa pode oferecer para melhorar a visibilidade da marca diante do mercado em que ela atua. Portanto, investir nessa solução pode fazer toda a diferença na presença digital de um negócio.
Gostou do artigo sobre o que faz uma agência digital e por que essa pode ser a melhor alternativa para suas campanhas de marketing? Conhece alguém que se interessaria pelo assunto? Então não deixe de compartilhar este conteúdo com seus amigos nas redes sociais!