O funil de vendas é uma das estratégias utilizadas por empresas que procuram alavancar as suas vendas com um direcionamento de ações para o seu principal ativo: o cliente. Ou seja, há aplicação de um acompanhamento contínuo da jornada de compra de forma a fazer esse consumidor encontrar uma solução a ser adquirida.
É exatamente nesse ponto que o comércio oferece um produto ou serviço que atende a essa demanda. Você sabe o que é funil de vendas? De que forma ele pode ajudar o varejo a aumentar as suas vendas?
Essas questões são muito importantes, exigindo atenção dos mais diversos empreendedores. Neste material você vai descobrir tudo sobre o funil de vendas e sua importância. Continue a leitura deste artigo e fique por dentro do assunto!
Qual é a importância de conhecer o comportamento do consumidor?
Nessa análise, os padrões de compra e exigência dos seus clientes são fatores que merecem uma atenção redobrada. Isso acontece porque, conhecendo as suas preferências, fica mais fácil oferecer soluções de forma mais direcionada.
Um consumidor adota diversas posturas diante uma empresa, podendo se fidelizar com uma marca e realizar compras de forma recorrentes. Além disso, existem outros tipos de consumidores que efetuam negociações de forma instantânea — o comprador por impulso. Há também aqueles que são muito racionais antes de efetuarem qualquer tipo de compra.
Para cada um dos casos, há estratégias de vendas e marketing diferentes. Elas precisam ser adotadas e implementadas para cada tipo de perfil.
Com isso, a empresa consegue ter uma previsibilidade das suas vendas sem abrir mão de um bom relacionamento com seus consumidores. Todo esse contexto demonstra o quanto é necessário conhecer as características pessoais de cada um dos clientes. O desenvolvimento de roteiros de compra é o que faz com que uma empresa prospere no competitivo mercado.
Em posse dessas informações, é possível adotar práticas comerciais interessantes no mercado. Políticas para traçar o comportamento do consumidor são imprescindíveis a qualquer tipo de negócio.
Agora que você ampliou seus conhecimentos sobre a forma como o comportamento define os hábitos de compra, entenda o que é funil de vendas e saiba mais sobre sua importância.
O que é funil de vendas?
Nessa lógica, a denominação de funil diz respeito às 3 partes essenciais da jornada de compra: o topo, o meio e o fundo do funil. Isso representa o caminho que um potencial cliente percorre antes de chegar ao último estágio: a aquisição.
Cada uma das etapas listadas logo acima demonstra o momento do comprador. Assim, há a possibilidade de adotar medidas de correção para manter um bom volume de vendas. Além disso, é possível evitar que haja quedas de faturamento.
Topo de funil
As ações nesse momento são voltadas para a atração, ou seja, o foco é captar um grande número de potenciais clientes interessados no seu negócio. A partir disso, o funil vai segmentando as pessoas de acordo com os interesses e desejos delas.
As estratégias de topo de funil devem ser abrangentes e englobar diversos pontos de interesse do seu cliente. No varejo, uma vitrine bem disposta representa muito bem uma ação de topo de funil.
Meio de funil
Avançando na jornada de compra, os conteúdos de meio de funil começam a ficar mais restritos. Isso ocorre porque o objetivo principal foi conquistado na etapa anterior: houve o desenvolvimento e a atração do interesse da pessoa.
Dessa forma, ela já tem conhecimento de um problema e procura maneiras para solucioná-lo — o que vai acontecer no fundo do funil.
Fundo de funil
O fundo de funil é a última etapa desse modelo. Nesse ponto ocorre a efetivação da compra. Apesar de ser o ponto mais vital e interessante para o empresário, é válido notar como há uma interrelação entre os estágios anteriores.
Com isso, é necessário ter uma visão completa do funil de vendas. Isso decorre do fato de que muitos empreendedores focam suas ações apenas no fundo de funil. Pense nisso!
Como desenvolver essa estratégia e aplicá-la no varejo?
Agora você vai descobrir na prática como é possível implementar as estratégias citadas no varejo. Esse é o próximo passo natural após analisar o que é funil de vendas. Confira!
Mapeamento da jornada de compra
Com um esboço de todos os passos e a evolução da jornada de compra, as estratégias podem ser mais bem planejadas e, principalmente, aplicadas.
Há a necessidade de ter um detalhamento completo de como o cliente é prospectado, o que ele espera, como solucionar o seu problema e de que modo a sua empresa pode ajudá-lo nesse processo. Essa visão global da jornada de compra promove um conhecimento mais direcionado de como o seu mercado consumidor se comporta.
Análise do público-alvo
O seu público-alvo precisa estar muito bem definido para que não haja sobreposição de ações ou o pior: redundâncias nas estratégias. Tudo isso começa com a formulação da persona — representação semifictícia do seu consumidor ideal.
Quais são os benefícios do funil de vendas?
Com a implementação de um funil, a empresa consegue alcançar mais pessoas e, principalmente, fazer com que os interessados no negócio se tornem um comprador em potencial. Há um aumento natural das vendas quando se tem essa estratégia por trás dos aspectos operacionais da empresa.
Outro benefício é que há a possibilidade de obter mais informações. São exatamente esses dados que contribuem para a análise de perfis e do comportamento do consumidor. Trabalhar essas informações de forma correta faz com que haja uma maximização dos resultados.
Muitos comércios já estão utilizando sistemas básicos de Business Intelligence e de Big Data para explorar todas as oportunidades do seu banco de dados.
Ao longo deste artigo foi possível descobrir o que é o funil de vendas e como ele gera diversas melhorias para uma empresa. Profissionalismo e gestão mais inteligente fazem com que a empresa só gere bons resultados ao longo do tempo.
Conseguiu entender o que é funil de vendas? Então continue por dentro do assunto e veja como o marketing digital está impactando o comportamento dos seus consumidores!