O que é Branding e qual sua importância para a empresa

O que é Branding e qual sua importância para a empresa?

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O Branding envolve ações relacionadas aos valores da marca, sua identidade visual e seu posicionamento no mercado em que atua. Com o Branding se faz a gestão de estratégias da marca que visam torná-la mais desejada e positiva na mente de seus clientes e da sociedade em geral. Ou seja, trabalhar o Branding da sua empresa é uma forma de criar uma boa percepção dela, fazendo com que seja mais bem-vista pelo mercado e pelo público por um bom tempo.

Qual a sua importância?

Para qualquer empresa, o Branding é muito importante, pois ele constitui uma personalidade para a marca, o que a possibilita ser mais acessível a seus clientes, criando uma relação de proximidade e de identificação. Isso tudo gera empatia e um diferencial competitivo, pois é o que faz o público escolher e preferir seu produto ao do concorrente. E claro, como resultado, seus lucros podem aumentar consideravelmente, tendo em vista que o valor agregado de sua marca pode aumentar cada vez mais.

Como ele funciona?

O Branding é bastante abrangente e pode funcionar em vários âmbitos, como na identidade visual, nos materiais de pontos de venda, nas redes sociais e no marketing de conteúdo.

Na identidade visual, a base de tudo, se aplica a mais importante etapa de estratégia de Branding, pois ela representa visualmente o que sua marca está vendendo e atribuem pontos marcantes ao seu produto ou serviço, gerando assim maior valor agregado. Isso tudo inclui seus objetos, qualidades e benefícios mais marcantes, onde todos são incluídos e representados por meio do design, utilizando cores, formas, fontes, símbolos, slogan, entre outros.

Nos pontos de venda, o contato com os produtos é bem próximo, e por isso, o Branding deve receber muita atenção, de forma que a identidade da marca seja reforçada na mente do consumidor, pois ali é onde a maioria das decisões é tomada. É necessário pensar em uma boa forma de expor os produtos em lojas e eventos, utilizar stands de experimentação e oferta de brindes, entre outras estratégias, sempre com o intuito de atrair pessoas.

Nas redes sociais, além do impacto proporcionado pelo design definido na identidade visual, a aplicação das estratégias de Branding tem como principal intuito o relacionamento com as pessoas utilizando uma persona e um tom de voz definido nesse estudo. Isso envolve ações com materiais como vídeos, fotos e posts, utilização do conteúdo gerado espontaneamente pelo usuário de forma estratégica, aplicação dos valores da marca em situações reais, parceria com influenciadores, consistência nas postagens, fortalecimento do SAC, entre outros.

No marketing de conteúdo, o Branding precisa ser aplicado em materiais como artigos, e-books e vídeos que gerem valor para o consumidor. Dessa forma, seus clientes poderão compartilhar suas experiências sobre o produto ou serviço de forma espontânea, ou seja, o famoso marketing boca a boca. Isso pode ser feito com a entrega de valores conforme a necessidade de seus consumidores, falando sobre seus problemas, desafios e o que os inspira – isso é base para o marketing de conteúdo, pois criar personas, compreender a jornada do comprador e quais informações ele precisa para evoluir ao longo dela, são as questões mais importantes para que você tenha a chance de responder proativamente às dúvidas dos seus consumidores.

Como fazer?

Para construir uma estratégia de Branding é necessário conhecer profundamente o seu público e pensar em quais práticas e processos trarão mais êxito à sua estratégia de gestão de marca. Isso exige muito estudo e planejamento, e por isso, é importante buscar uma agência de comunicação com profissionais especializados no assunto, pois só assim a estratégia traçada será muito mais precisa.

A Quest conta com uma equipe especializada que envolve departamentos de planejamento, atendimento, Business Intelligence, conteúdo, design e produção audiovisual, que juntos, trabalham para desenvolver e manter o Branding de sua marca, produto ou serviço de forma eficiente e duradoura.

Para tirar suas dúvidas e saber mais sobre Branding, entre em contato e receba uma proposta especial para sua empresa. Teremos prazer em atendê-lo!