Investir em comunicação tem sido uma ação cada vez mais priorizada pelas empresas, principalmente pela forte presença do mundo digital de hoje. Quando há uma troca de mensagens eficiente, há o aumento de visibilidade e confiança de clientes, trazendo resultados positivos.
Quando se fala em diálogo externo, ou seja, com a sociedade, também é preciso levar em consideração o diálogo interno. A comunicação corporativa é essencial para conquistar o sucesso, pois significa que há coerência entre os valores promovidos por uma empresa e a postura dos seus colaboradores no ambiente de trabalho. Isso ajuda a desfazer mal-entendidos e aumenta a credibilidade do negócio.
Se você ficou interessado no assunto, descubra agora mesmo 6 motivos para desenvolver uma boa comunicação corporativa em sua empresa ou negócio.
Conceito de comunicação corporativa
A comunicação interna reflete na externa, e não deve ser negligenciada. Quando uma empresa transmite informações de forma falha, o seu crescimento fica comprometido. Vários pontos negativos resultam disso, como funcionários desmotivados, credibilidade ruim no mercado, atendimento precário ao cliente etc.
Esse aspecto dentro das organizações é uma das peças principais que vão determinar o fracasso ou o sucesso. Dependendo da forma como ela é realizada, pode custar às empresas prejuízos financeiros e de reputação.
Logo, pense na comunicação como uma parte estratégica para os negócios. Porém, afinal, quais são os motivos para uma empresa apostar nisso?
Motivos para investir em uma boa comunicação corporativa
Quando falamos de comunicação, não falamos apenas de palavras e seus significados. Também nos referimos ao relacionamento entre as pessoas e como elas se comportam. A percepção que um colaborador pode ter de um determinado cargo ou plano de ação pode ser diferente da percepção de um gestor, por exemplo.
Para garantir que todos compreendam os objetivos a serem alcançados, algumas medidas podem ser tomadas. Veja abaixo a nossa lista com os principais motivos para investir nesse campo.
1. Passar coerência
A ideia principal associada à comunicação corporativa interna é a coerência. Pôr em prática aquilo que é dito. Por exemplo: se uma empresa divulga pelas mídias digitais que apoia ações sustentáveis, precisa aplicar no dia a dia a sustentabilidade de forma a abarcar todo o ambiente de trabalho. Garantir que os colaboradores compreendam e partilhem dos mesmos valores da organização.
Estudos indicam o quanto o ser humano valoriza a coerência nos comportamentos sociais. Portanto, ela é um dos principais motivos para se investir em comunicação.
2. Mostrar transparência
Comunicação corporativa também significa transparência. Não se trata de manipular os funcionários para que só falem bem de um negócio, mas de fazê-los transmitir honestidade sobre um determinado assunto. Com um repasse ágil e correto das informações entre os setores ou grupos, evitamos erros e dúvidas que poderiam atrapalhar o andamento de projetos e uma boa produtividade.
Isso certamente auxilia na construção de uma boa percepção de marca, ou o chamado Brand-Awareness.
3. Melhorar a produtividade
Um colaborador pode ter problemas pessoais que afetam a sua produtividade dentro da empresa. Nem sempre a razão da insatisfação é fruto do emprego em si, mas de motivos externos.
Ainda que ele esteja descontente com o seu cargo, a comunicação exerce um papel significativo de acolhimento e melhora da motivação. Converse com o colaborador para entender a sua situação, procure deixar claro quais são as suas atividades e como ele pode utilizar suas habilidades para contribuir no ambiente de trabalho.
É importante lembrar que os colaboradores podem influenciar a imagem da empresa, positiva ou negativamente. Na era da informação, comentários, fofocas e fotos denegrindo um ambiente de trabalho podem trazer sérias consequências a todos os envolvidos. As organizações que têm boas relações com o público interno aumentam as chances de se posicionar melhor no mercado e até mesmo com os clientes.
4. Aumentar a cooperatividade
É importante incentivar a cooperação entre os colaboradores e independentemente do setor para que as tarefas fluam. Se o time de tecnologia, por exemplo, acha que o de marketing é pouco relevante, quando os dois precisarem trabalhar juntos certamente surgirão problemas.
Pode ser que um setor queira se sobrepor ao outro. Portanto, é essencial deixar claro que todos têm algo a contribuir e precisam chegar em um acordo.
5. Gerar engajamento
Com as informações claras entre todos os setores e cargos, é mais fácil que os objetivos sejam cumpridos. Porém, é necessário abrir um espaço para sugestões e dúvidas. Permitir que o colaborador tenha voz, propondo ideias e soluções, de forma que surja um interesse cada vez maior nos projetos da empresa. Dessa forma, podem surgir alternativas interessantes dentro do negócio.
6. Tornar a comunicação mais efetiva
Apostar em uma combinação de canais garante que as informações alcançarão o maior número possível de pessoas dentro de uma empresa. Por isso, aposte em um mural de avisos, e-mails e canal de vídeos interno para comunicar notícias, projetos e metas. As webconferências agendadas com certa frequência também auxiliam a manter o time alinhado e focado.
Os benefícios da comunicação eficiente
Ao longo do texto, abordamos 6 motivos para qualquer pessoa começar a apostar na comunicação corporativa. Cada um deles mostrou como é possível desenvolvê-la, mas, se mesmo assim você ainda tem dúvidas acerca das reais vantagens, vamos resumir agora o que você ganha ao desenvolver bem esse aspecto empresarial.
Uma boa comunicação corporativa consegue:
- integrar equipes dentro do ambiente de trabalho;
- motivar os colaboradores a serem mais engajados e produtivos;
- fortalecer a reputação de uma empresa no mercado;
- evitar fofocas e especulações sobre determinados assuntos;
- agilizar processos e tomadas de decisão;
- melhorar o clima da organização.
Nem sempre as empresas têm uma equipe interna que possa realizar ações de comunicação corporativa. Nesse caso, vale buscar a ajuda terceirizada de empresas especializadas e agências full service. O importante é ter consciência de que investir nesse segmento é uma parte indispensável para o sucesso de um negócio, independentemente do segmento.
Você curtiu este artigo sobre comunicação corporativa? Então, vale a pena conferir mais sobre o assunto, lendo “O que é identidade visual e por que ela é importante para seu negócio”. Até mais!