Sabe como funciona uma agência full-service? A empresa cuida de todas as etapas de comunicação, que vão desde o desenvolvimento de estratégias de marketing, design gráfico, promoções, propagandas, redes sociais até a definição de ações nos ambientes on-line (sites, mídias sociais etc) e off-line (rádios, televisões, revistas, outdoor etc).
Essas agências são capazes de planejar ações que possam gerar maior atração do público em relação à marca, delimitam estratégias que objetivam otimizar a conversão e fazem o monitoramento dos resultados da empresa.
Está interessado em conhecer mais sobre o serviço? Continue lendo o post, pois nele destacaremos os principais resultados e benefícios que uma agência como essa oferece. Além disso, explicaremos quais são os pontos a serem avaliados antes de escolher uma empresa. Vamos lá?
Quais são os principais resultados das agências full-service?
Devido aos vários serviços prestados na área de comunicação, as agências full-service apresentam benefícios aos negócios. Veja a seguir quais são os principais resultados proporcionados por elas.
Economia de gastos
Concentrar a contratação de serviços de comunicação em uma agência full-service é mais econômico para as empresas. Isso porque não há necessidade de contar com uma empresa específica que contemple, por exemplo, ações de marketing digital e com outra que desenvolva estratégias de propaganda e publicidade.
Além disso, o planejamento feito de forma integrada pelas agências full-service permite que a verba seja otimizada e direcionada de acordo com os interesses centrais das empresas e proporcionam a potencialização de resultados. Algumas marcas, por exemplo, precisam focar os seus trabalhos de comunicação nas redes sociais, enquanto outras preferem priorizar estratégias off-line.
Cada produto tem necessidades diferentes. Portanto, os recursos também precisam ser destinados de formas distintas. Dessa forma, os interesses da empresa serão atendidos, e as estratégias incrementadas.
Otimização de tempo e produtividade
Você terá mais tempo para dedicar-se à melhoria de produtos e serviços que se relacionam com o seu negócio, contribuindo para o aumento da produtividade da sua empresa. Isso porque ela contará com outra empresa que ficará encarregada de cuidar da comunicação e do marketing do seu negócio.
As agências full-service ainda ajudam a identificar e a eliminar pontos fracos e auxiliam no fortalecimento dos aspectos já positivos.
Foco em estratégia
O planejamento elaborado por essas agências proporciona o foco no desenvolvimento de ações que estão ligadas aos interesses estratégicos dos clientes. As estratégias podem objetivar, por exemplo, a comunicação com uma região específica ou trabalhar o lançamento de um produto.
As agências full-service conseguem planejar a comunicação da sua marca em todos os seus canais. Dessa forma, o seu negócio transmite uma imagem positiva e coerente. Isso contribui para que a sua marca seja mais lembrada no mercado.
Coerência na comunicação
A sua empresa tem um propósito e uma razão para existir. Por isso, é importante ter uma comunicação linear. Isso ajuda a fortalecer a identidade da marca. As empresas que apresentam um branding forte costumam ser mais lembradas pelos clientes e têm mais chances de conseguir vender seus produtos.
Por outro lado, os negócios que se comunicam de uma forma nas redes sociais e que dialogam de outra maneira nos situações off-line, têm uma comunicação incoerente. Nesses casos, o consumidor não conseguirá entender o propósito da empresa e nem terá uma imagem clara dela. Isso dificulta as chances dele se lembrar da marca.
As agências full-service trabalham diversos ramos da comunicação empresarial. Eles podem estar relacionados ao marketing, design gráfico, publicidade, entre outros. Esse trabalho facilita o desenvolvimento de uma linguagem linear, e você transmitirá uma mensagem única da sua marca aos seus clientes.
Como escolher uma agência full-service?
Existem várias agências no mercado. Por isso, é importante atentar-se a alguns detalhes antes de fazer a sua escolha. Confira a seguir quais são os principais pontos a serem levados em consideração na hora de decidir.
Indicações de pessoas próximas
Converse com conhecidos ou colegas da área para saber se eles têm indicações de agência full-service. Algumas redes sociais, como Facebook e LinkedIn, podem ser úteis para obter informações.
Análise de portfólios
Vale a pena observar os portfólios das agências e os cases de sucesso. Veja se a empresa tem uma área de atuação predominante. Caso ela se relacione com o seu negócio, isso demonstra que ela tem experiência em uma área de interesse específico, o que contribui para o desenvolvimento de estratégias de comunicação de sucesso.
Visitas técnicas
É muito importante também conhecer o escritório da agência. Veja como é o clima do local e como é a dedicação dos profissionais da equipe. Aproveite a ocasião para conversar com as pessoas, desenvolver uma relação amistosa com elas e conhecer a experiência de cada uma. Essas informações ajudarão você a conhecer como funciona a dinâmica de trabalho na empresa e o clima do local.
Avaliações de custo-benefício
Pense no equilíbrio da relação custo-benefício no momento da pesquisa e da contratação da agência. Para isso, avalie os serviços que precisa contratar, faça a pesquisa dos preços e desconfie de valores muito acima ou abaixo do que é cobrado no mercado.
Não se esqueça também de ter um orçamento disponível e cumprir o cronograma estabelecido para que a sua empresa tenha bons resultados em comunicação. As agências full-service desenvolvem estratégias que integram diversos setores das empresas, como o marketing, a publicidade e o design gráfico. Isso contribui para que seja desenvolvida uma linguagem única e coerente, ajudando a fortalecer a marca da empresa.
Para saber mais, assista ao vídeo especial com o diretor geral da Quest, André Maciel, onde ele explica qual é a hora certa para contratar uma agência full-service para seu negócio:
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