O Marketing tem ótimas estratégias para alavancar vendas e alcançar novos clientes ao mesmo tempo, como fazer promoções. Nesse caso, as promoções também podem ser utilizadas para estimular a recompra e fidelizar os clientes antigos.
Independentemente do objetivo da sua promoção, ela pode ocorrer em qualquer momento. A dica para escolher o timing certo é observar bem seu público-alvo, o calendário de comércio e os concorrentes. A melhor estratégia é se destacar.
Quer saber como fazer promoção de maneira efetiva? Então, não deixe de ler nosso artigo. Boa leitura!
1. Pense nos objetivos
A promoção traz consequências bem óbvias após seu lançamento. Elas são:
- alcance maior de pessoas, inclusive novos clientes;
- fidelização de clientes antigos;
- aumento no volume das vendas;
- divulgação de inauguração, remodelagem, novo produto ou serviço;
- aumento do ticket médio;
- estimulo à recompra.
Então, é preciso ter em mente um objetivo que se alinhe a essas consequências naturais de uma promoção. Por exemplo, ações de queima de estoque têm por objetivo vender o quanto antes o estoque antigo por causa de validade ou reajuste de preço.
Como são produtos que já são comercializados na loja, são ótimos para estimular a recompra — basta utilizar um e-mail marketing para divulgação. Lançar essa mesma promoção para clientes antigos uns dias antes de ser divulgada para o grande público, essa seria uma ótima estratégia de fidelização.
Ao definir o objetivo principal, o restante da campanha da promoção já se montará quase que intuitivamente.
2. Planeje os próximos passos
Os próximos passos da promoção incluem uma estratégia de preço, tipo de anúncio, qual público é alvo da campanha e em qual plataforma será lançada. Além disso, é necessário que o calendário de datas seja levado em consideração.
Contudo, não fique no senso comum das datas comerciais. Pense no seu público e no seu perfil de consumo para identificar oportunidades únicas de vendas. Por exemplo, se seus clientes são jovens, é possível pensar em uma ação em uma data comemorativa de um interesse em comum, como jogos e filmes.
Além do mais, qualquer promoção é boa para reativar clientes da carteira. Pense em uma estratégia de divulgação especial para os consumidores que não compram em sua loja há algum tempo e atraia recompra, além de fidelização.
Os regulamentos da promoção também precisam ser definidos aqui. Algumas perguntas que o regulamento deve responder:
- quem pode comprar?
- até quando pode comprar?
- qual a quantidade mínima e máxima por pessoa?
- será criado um cadastro para participar da promoção?
- quais são as lojas participantes?
- qual é a política de troca e devolução?
- os descontos são cumulativos?
3. Faça uma estratégia de divulgação
A estratégia de divulgação também deve ser alinhada ao seu objetivo da promoção, mas também levar em conta o hábito de consumo de seu cliente. Então, se sua empresa deseja conquistar uma presença digital, mas o público principal é consumidor offline, é possível fazer um mix de ofertas.
Uma empresa que tem comunicação 360º acaba chamando atenção do público de Internet e fora dela. Isso porque a nova geração mudou seu comportamento graças ao marketing digital.
Isso quer dizer que uma comunicação bem integrada oferece uma experiência única ao consumidor, estimulando que ele transite entre um canal de divulgação e outro. Então, o jovem cliente conectado, muito provavelmente também irá até sua loja física.
Na estratégia online, pense nas redes sociais como boas aliadas, pois sua divulgação é gratuita e será feita no ambiente virtual onde seus clientes mais estão.
4. Mensure tudo
Acompanhar os dados gerados pela promoção é vital. É por meio desses dados que saberemos a eficiência da estratégia escolhida, bem como se o objetivo inicial está sendo atingido.
Assim como cada promoção tem seu objetivo, é preciso acompanhar diferentes fatores para determinar se ela foi um sucesso ou não. Por exemplo, se a ação visava melhorar o relacionamento com o cliente, é preciso fazer uma pesquisa NPS — Net Promoter Score — para chegar a esse resultado.
Já se o objetivo da campanha promocional era prospectar mais clientes, é preciso verificar quantos cadastros ou registros há, por exemplo.
Pense em utilizar ferramentas tecnológicas para acompanhar esses dados. Softwares que acompanham as interações online com sua marca são uma ótima opção.
Outro ponto importante é não deixar para o final da promoção o acompanhamento dessas informações. Durante a duração das campanhas os dados podem fornecer bons insights do que precisa ser alinhado. Por exemplo:
- mudar a linguagem utilizada;
- acrescentar novos dados de contato;
- estender o prazo da campanha;
- fazer chamadas mais atraentes;
- explicitar alguma informação pertinente.
5. Conte com uma agência total
O conceito de agência total nasceu da necessidade das empresas em terem uma estratégia de marketing e propaganda que contemplasse todos seus canais de comunicação. Com o crescimento da tecnologia, principalmente da Internet, as agências que prestam um serviço completo — on e offline — conseguem fazer promoções, mensurar dados e captar clientes de maneira muito mais rápida e autônoma.
Outra vantagem de trabalhar com uma agência full-service é que os especialistas integram a comunicação feita nas estratégias, não deixando nenhuma ponta solta entre as divulgações online e offline. Ou seja, seus clientes enxergam sua empresa como única, estando na Internet ou não, então suas campanhas e promoções também precisam ter uma linguagem única, para que todos os clientes tenham acesso.
Isso é o que uma comunicação 360º bem estruturada faz. Ela não apenas comunica em todos os canais, mas integra a mensagem entregue a diferentes nichos do seu público e garante que eles tenham o mesmo engajamento com elas: compreensão das informações com interações de qualidade.
Como fazer promoção pode não ser a dúvida de muitos gestores, mas estruturar uma campanha desse tipo e porte pode dar muito trabalho. Por isso que seguir alguns pontos básicos facilita o desenvolvimento de tudo. Trace os objetivos e planeje com os setores envolvidos as melhores estratégias, não esquecendo que há especialistas prontos para ajudar sua empresa com a divulgação.
A Agência Quest tem como lema o Think Big (Pense Grande). Traga esse conceito de excelência e crescimento para dentro dos seus negócios. Entre em contato com nossos especialistas agora mesmo e descubra como podemos ajudar na sua estratégia de marketing e propaganda.