A competitividade no mercado é cada vez mais alta e, para que a sua empresa se destaque da concorrência e atraia a atenção do consumidor, é imprescindível saber como trabalhar uma estratégia de posicionamento de marca.
Esse tipo de tática é fundamental para o sucesso de suas ações ou campanhas de marketing, principalmente aquelas que são realizadas no ambiente virtual, onde o acesso às informações é muito mais fácil e o negócio pode ter sua credibilidade salva, até mesmo em tempo de crise econômica.
Portanto, neste conteúdo mostraremos o que é posicionamento de marca e quais as melhores formas de desenvolvê-lo em sua empresa. Quer saber mais sobre o assunto? Então, acompanhe o artigo para conferir.
O que é posicionamento de marca?
O conceito está diretamente ligado à forma como a marca se posiciona diante do mercado, em especial ao modo como ela é percebida pelo consumidor. O que queremos dizer é que uma determinada companhia está bem posicionada quando tem suas maiores vantagens e diferenciais evidenciados na mentalidade do público-alvo.
Nesse aspecto, para que o posicionamento de marca seja relevante, a companhia deve trabalhar todas as ligações que o cliente fará com a sua empresa, desde a identidade visual até seus slogans de propaganda.
Além disso, para que sua estratégia funcione todo o seu conceito precisa ser transmitido de maneira clara para todos os envolvidos com o negócio. Ou seja:
- funcionários;
- fornecedores;
- concorrentes;
- consumidores.
Dessa forma, podemos afirmar que a empresa que não se posiciona de modo bem definido, tende a não ser reconhecida em seu mercado de atuação — o que acaba prejudicando sua imagem, afetando diretamente as vendas.
Como a Pepsi trabalhou seu posicionamento de marca diante da Coca-Cola?
Quantas vezes você foi a um restaurante e pediu Coca-Cola, mas o garçom respondeu que “só tem Pepsi, pode ser?”. Pois bem, ciente de que é a segunda opção dos brasileiros, a Pepsi decidiu, em vez de gastar energia e recursos batendo de frente com sua grande rival, aproveitou a oportunidade para se posicionar como a segunda melhor alternativa do mercado nacional.
Depois de definir seu posicionamento de marca, a Pepsi passou a trabalhar novas estratégias para melhorar seus resultados, como preços melhores e diversas promoções. Ao tirar proveito de uma imagem já consolidada na mentalidade do consumidor, ela conseguiu atingir seu objetivo que era aumentar suas vendas.
Como criar um bom posicionamento de marca?
Agora que você já entende como o posicionamento de marca funciona e por que essa estratégia é tão importante, mostraremos algumas práticas para desenvolvê-lo em sua organização.
Faça a segmentação
Definir o público-alvo para segmentar suas ações é essencial, mas, antes de tudo, é preciso definir de maneira precisa quem são seus consumidores. Aqui, deve ser sempre levado em consideração aspectos como sexo, idade, classe social, nível de instrução e outros dados.
O fato é que quanto mais detalhada for a descrição da sua persona, mais fácil será definir um posicionamento eficaz e coerente. Outro ponto importante a ser considerado é a saturação do mercado. Isso quer dizer que existem diversas empresas atuando nas principais áreas e, por isso, é preciso encontrar públicos que ainda não tiveram suas necessidades satisfeitas.
Entre os tipos de segmentação, podemos citar:
- segmentação demográfica: é uma forma de classificar os consumidores com base em aspectos como idade, classe social, sexo, profissão, grau de instrução e nacionalidade, porém não é suficiente para entender as necessidades dos clientes por si só;
- segmentação geográfica: relacionada à divisão geográfica dos mercados, essa modalidade visa demonstrar as diferentes necessidades dos clientes de acordo com a região;
- segmentação comportamental: é a forma de segmentação que considera a personalidade de seu cliente, seu estilo de vida e questões de seu comportamento que influenciam na decisão de compra.
Leve a opinião do cliente em consideração
Em um mercado digitalizado, comunicação é fundamental, mas posicionamento de marca pode ser ainda mais importante. O WhatsApp, por exemplo, nunca precisou investir em comunicação para seus consumidores.
Afinal, você já viu alguma propaganda, slogan ou até mesmo um simples banner nas redes sociais ou no Google sobre o aplicativo de mensagens?
Pois bem, o WhatsApp se posicionou por meio da performance do app e da experiência proporcionada ao cliente e a estratégia deu certo, pois o Brasil é o terceiro país do mundo que mais passa tempo no aplicativo.
Seja original
Como você gostaria que sua empresa fosse lembrada pelo público? Leve em consideração que não são apenas os valores da instituição que a diferenciam em seu segmento, mas principalmente as peculiaridades pela perspectiva de quem utiliza seus produtos ou serviços.
O que queremos dizer é que sua marca deve ter atributos exclusivos e que a diferenciam dos concorrentes e, como parte de suas táticas de branding e marketing, você precisa saber quais são esses aspectos, com a finalidade de atrair mais clientes, inclusive os que ainda não são consumidores fiéis.
Com a intenção de se posicionar de forma bem-sucedida, você deve saber quais valores fornecer para seus consumidores que nenhuma outra marca pode oferecer.
Conheça seu público-alvo
Descubra onde é muito mais fácil encontrar o público-alvo do seu negócio, para saber quais os canais de comunicação ideais a fim de que suas ações para promover a marca estejam mais presentes.
Se seus clientes são mais jovens e antenados às redes sociais, invista em propaganda no Instagram e no Facebook. Caso contrário, aposte nas mídias tradicionais como revistas, jornais e televisão.
Compartilhe conteúdo valioso
Por fim, quem mantém um relacionamento positivo com seus clientes tende a se destacar. Sendo assim, uma das melhores estratégias para desenvolver vínculo é disponibilizar conteúdos que agreguem valor para seu público-alvo.
Esse conteúdo pode ser um e-book ensinando sua persona a solucionar um problema ou um webinário de alguns minutos com dicas básicas. O fato é que o material precisa ter relação com seu negócio e, ao mesmo tempo, ter utilidade para seus consumidores.
Como você pôde conferir, o posicionamento de marca é um conjunto de ações e medidas que têm como finalidade promover o negócio por meio de estratégias inteligentes e que destaquem os diferenciais competitivos da empresa, ainda que ela não seja a dominante em seu segmento de atuação do mercado.
O conteúdo sobre desenvolver um posicionamento de marca realmente eficaz foi útil para você? Então siga-nos no YouTube e no Facebook para receber mais conteúdos como este todas as semanas!