Não existe um momento ideal para que o gestor pense na construção de marca, já que esse é assunto que deve ir se moldando durante o decorrer da existência da empresa, conforme as necessidades do mercado e mudanças no comportamento do consumidor. Afinal, é preciso saber diferenciar a sua empresa em um panorama tão acirrado e saturado como o atual?
O fato é que é muito difícil ter uma ideia inovadora nos dias atuais, já que independentemente de qual seja o nicho de atuação do negócio, sempre haverá concorrentes competindo pela atenção do mesmo público-alvo.
Dado o contexto, trabalhar a construção de marca de modo que ela se diferencie da concorrência é um processo fundamental para a sobrevivência da empresa. E é sobre isso que falaremos neste artigo. Acompanhe a leitura para conferir!
Qual a importância de uma marca para o negócio?
A marca, como o próprio termo já diz, é o que fixa a ideia de um negócio na percepção do cliente, é o que conecta seu negócio ao público. Portanto, a marca precisa demonstrar que pode atender às expectativas do consumidor, garantindo uma ótima experiência de compra e, é claro, garantir sua satisfação.
Para isso, a marca deve representar todo o conjunto de valores e princípios da empresa, dando identidade à empresa, independentemente de ser no ambiente digital ou físico. Falaremos mais sobre isso nos próximos tópicos.
Como a marca agrega valor aos produtos ou serviços de uma empresa?
Como já mencionado, a marca tem a responsabilidade de gerar a percepção do cliente em relação a um produto ou serviço, correto? É ela quem transmite os valores e dá uma identidade ao negócio.
Isso significa que quanto mais sólida for uma marca, mais influência ela terá no processo de compra do cliente, pois ela contribui com o processo decisório da companhia. Ou seja, essa identidade agrega valor ao produto, convencendo o consumidor de que essa é a melhor solução que ele pode encontrar no mercado.
Uma vez que o público atribui uma imagem sobre sua marca, se ela for positiva, a tendência é que ele veja credibilidade na empresa e prefira seu produto ao do concorrente, aumentando as vendas e otimizando a imagem do negócio.
Quais pontos exigem atenção no processo de construção de marca?
De acordo com um relatório de inteligência disponibilizado pelo Sebrae, o processo de construção de marca é fundamentado em alguns pontos importantes, sendo eles:
Visual
A identidade visual é o aspecto que se caracteriza pelo alinhamento dos elementos necessários para desenvolver materiais de comunicação para os mais diversos canais de atendimento e vendas da organização, seja ela física, seja ela digital (e-commerce).
Para que você tenha uma ideia, as maiores corporações do mundo trabalham suas cores, nomenclaturas e formatos com base em estudos aprofundados sobre comportamentos de consumo.
Relacionamento
Uma empresa também é “marcada” pela forma como se relaciona com os seus clientes.
De fato, esse é o ponto-chave para a construção de marca de qualquer negócio, pois o consumidor que recebe atenção e passa por experiências positivas com uma marca, tem muito mais chances de ser fidelizado a ela, realizar novas compras no futuro e indicá-la a outras pessoas.
Tendências
Uma empresa que acompanha as tendências de consumo e novidades do mercado sabe como se comunicar com o público e como atender melhor às necessidades de seus clientes.
Estar por dentro do que o consumidor deseja para moldar suas soluções com base nas exigências do público não é somente uma forma de se antecipar, mas sim uma atitude necessária para fixar o conceito da marca na percepção das pessoas.
Conteúdo
Na era da informação digital e virtualização de processos e dados, é comum que as pessoas sejam mais exigentes na hora de escolher as fontes que utilizam para consumir conteúdo.
Sendo assim, para gerar interações promissoras e aumentar o engajamento entre a marca e o público, é preciso promover materiais interessantes e conteúdos relevantes em suas estratégias de marketing digital.
Independentemente de quais sejam os canais de comunicação em que sua empresa estiver presente, é fundamental oferecer ideias, sugestões, respostas e, acima de tudo, soluções.
Divulgação
Por fim, um dos importantes pilares que fundamentam uma estratégia de construção de marca é saber investir nas ferramentas e metodologias corretas para promover o conceito da empresa adiante.
Para isso, é fundamental conhecer o público-alvo, entender suas necessidades e focar com exatidão nos objetivos que a organização precisa alcançar, já que nem sempre todo o público-alvo da marca se concentra somente no meio digital.
Como trabalhar a construção de marca de forma bem-sucedida?
Agora que você já conhece a importância da representatividade que marca gera para uma empresa, mostraremos os passos para construí-la e dar uma identidade própria ao seu negócio.
1. Defina a mensagem que a marca quer transmitir
Conheça seus objetivos e defina qual recado a marca quer transmitir para o mercado. Entretanto, entenda qual o contexto em que a missão está inserido antes de investir em meios para promover suas ideias ao público.
2. Desenvolva seu conteúdo
Migre para o digital, pois de acordo com o IBGE, atualmente existem mais de 116 milhões de brasileiros conectados à internet todos os dias.
As pessoas utilizam seus smartphones para se comunicarem, consumirem entretenimento e informação, fazerem pesquisas e tirarem dúvidas sobre produtos e, é claro, fazerem compras.
3. Crie uma conexão
A fixação do conceito de uma marca na mentalidade do consumidor depende de alguns pontos importantes. Sendo assim, a primeira impressão é tão importante que pode tanto fidelizar um cliente quanto afastá-lo indefinidamente.
Portanto, saiba que o modo como o cliente experiencia sua marca deve ser um processo consistente. A identidade do seu negócio deve ser percebida como uma extensão do cliente.
4. Identifique um diferencial
Como foi dito na introdução, o mercado está saturado e isso significa que ninguém quer mais do mesmo, não é verdade? Sem dúvida, essa é uma verdade para empresas de diversos segmentos, em especial aquelas que trabalham com sazonalidade, como o setor de vestuário, por exemplo.
Dito isso, sua empresa precisa descobrir um diferencial competitivo que possa destacá-la das demais. O que você pode oferecer que ninguém mais tem?
5. Especifique um nicho
É preciso segmentar seu público, pois a ideia de agradar a todos não somente é impossível, como também inviável. Uma marca bem construída sabe se comunicar eficientemente com seu nicho e atender às expectativas de seus consumidores.
6. Conte com a ajuda de profissionais especializados
Para trabalhar o branding de sua empresa, nada melhor do que contar com uma agência especializada no desenvolvimento de estratégias de marketing digital, para dar uma identidade própria ao seu negócio e garantir a percepção dos valores da organização pelo ponto de vista dos clientes.
Como você pôde conferir, a construção de marca é fundamental para diferenciar sua empresa da concorrência. Para isso, é preciso trabalhar os pilares do conceito de desenvolvimento do branding, definir os objetivos que o negócio quer alcançar e estabelecer qual nicho do mercado será seu alvo.
Agora que você já entende como diferenciar sua empresa da concorrência com a construção de marca, não deixe de conferir também o nosso post sobre como sua marca pode conquistar uma presença digital efetiva!