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Estratégias de Marketing Digital para melhorar a performance da sua empresa

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Não há dúvidas sobre a importância das estratégias de marketing digital para as empresas. Cada vez mais pessoas consomem produtos e serviços no ambiente virtual. Atualmente, 54% dos indivíduos têm acesso à internet.

Os negócios que não têm presença online ou que não se adaptaram com as transformações provocadas pela internet tendem a ficar defasados do mercado. Isso porque, vários consumidores estão no ambiente online. Além disso, o gestor não saberá a percepção do público sobre o seu produto.

Realmente o marketing digital se tornou essencial aos negócios. Uma marca não consegue se desenvolver sem ele. Serão apresentadas ideias de planejamento da sua estratégia e as ações que podem ser desenvolvidas no site, redes sociais e e-mail. Vamos lá?

Planejamento: o que fazer antes de colocar a mão na massa

Antes de colocar em prática as estratégias de marketing digital é importante planejar as ações a serem desenvolvidas. Esse planejamento serve como um guia e facilita no dia-a-dia do profissional. Afinal de contas, são muitas áreas que precisam ser trabalhadas e elas precisam estar conectadas para ajudar na construção da marca da empresa e auxiliar que um negócio tenha um bom relacionamento com os clientes.

Agora, você deve estar se perguntando: como vou fazer isso? Em primeiro lugar, para fazer um bom planejamento é preciso conhecer as particularidades da sua área de atuação, conhecer o tipo de cliente que consome o seu produto ou serviço, os concorrentes e o mercado para divulgar de maneira adequada.

Veja abaixo, os principais passos que vão ajudar no planejamento das suas estratégias de marketing na internet.

Objetivos

Sem dúvida, o primeiro passo a ser seguido é definir os objetivos, pois sem eles não sabemos onde desejamos chegar. É importante que eles sejam alinhados com o plano de estratégico da empresa.

Uma companhia pode, por exemplo, ter o objetivo de ganhar notoriedade ou autoridade no seu mercado de atuação. Outros negócios podem se preparar para lançar um produto novo ou buscam expandir as suas atividades por meio da instalação de novas filiais.

Após definir onde deseja chegar, você faz o acompanhamento se o objetivo está sendo cumprido ou não por meio da análise de dados. Caso as metas não sejam cumpridas é possível pensar em estratégias para reverter o quadro.

Existem várias métricas que podem ser observadas. Entre elas estão o número de visitas do site, as páginas com mais acessos, o engajamento nas redes sociais, origem de cada visita (se veio dos mecanismos de busca, de outro site, de um link da sua página, etc).

Quais números devo observar? Isso varia de acordo com o que é mais importante ao seu negócio. Se o objetivo de marketing, por exemplo, é consolidar a marca no mercado, você deve se atentar a alguns números como, o número de visitantes, a origem da sua audiência e quantas pessoas que voltaram a visitar o seu site ou blog.

A principal ferramenta de análise desses dados é o Google Analytics e ela é gratuita.

Pesquisa

Por meio dela será possível descobrir os interesses do seu público. Você pode fazê-la por meio de formulários e enquetes em grupos específicos no Facebook ou pesquisando as palavras-chaves mais procuradas pelas pessoas dentro da sua área de atuação.  

Um bom levantamento garante que a comunicação da sua empresa seja bem feita e que os conteúdos sejam produzidos de acordo com as necessidades e desejos dos seus clientes.

Plano de ação

Nessa etapa você pode definir os canais que a sua empresa vai se comunicar. Acha interessante ter um site ou blog? Quais redes sociais pretende usar ou priorizar nas suas estratégias?

O Instagram, por exemplo, pode ser interessante para uma agência de turismo por ser muito usada para postar fotos. O LinkeDin é uma boa aos negócios do tipo B2B (Business to Business), ou seja, empresas que tem como objetivo vendar às outras empresas.

Cronograma

Nesse momento você faz o calendário das postagens no site e nas redes sociais e distribui o conteúdo na internet. Faça isso seguindo as características do seu público. No cronograma deve estar previsto, pelo menos, o título de cada conteúdo, os canais que ele vi ser distribuído e a data de publicação.

Após essa etapa de planejamento é hora de colocar a mão na massa, separamos algumas dicas de grandes ações que você pode fazer no seu site, redes sociais, e-mail marketing e anúncios patrocinados. Confira abaixo!

  • Ações no site

Os blogs ou sites são importantes para a produção de conteúdo da sua empresa. É um excelente canal de comunicação com seu público, pois não há as distrações das redes sociais e você não se sujeita às limitações de audiência nos outros canais. O Facebook, por exemplo, reduz o alcance de posts não pagos. Isso prejudica especialmente as páginas recém-abertas, pois não tem um público fiel ainda.

As páginas são usadas com o objetivo de produzir conteúdos que tem a intenção de melhorar o ranqueamento nos mecanismos de busca, como o Google. Isso aumenta a visibilidade do seu negócio e ficará mais fácil atrair as pessoas certas. Além disso, essas páginas são úteis para a construção da marca e ajudam a aumentar a credibilidade da sua empresa.

Agora, você deve estar se perguntando, como posso ter bons resultados no meu site ou blog? Existem algumas estratégias que podem ajudá-lo e vamos explicar elas abaixo. Continue lendo!

Concilie o interesse dos clientes com as palavras-chaves mais buscadas

Lembra da etapa da pesquisa? Por meio dos dados obtidos nela, você conseguirá saber o interesse das pessoas interessadas em consumir o seu produto ou serviço e saberá o que elas mais procuram na internet.

É importante conhecer algumas informações dos seus consumidores. Entre elas estão os seus problemas, necessidades, objetivos, os hobbies, a idade e a renda.

Após ter as informações dos interesses das pessoas e das principais palavras-chaves, você produzirá conteúdos focados em atender aos desejos e necessidades dos clientes, e que ao mesmo tempo, seja um assunto procurado no Google.

Use imagens atraentes nos posts

Busque colocar boas imagens que se relacionam com o tema em questão para incluir em suas postagens. Elas vão tornar as suas publicações atrativas e vão possibilitar maior destaque nas mídias sociais ao compartilhar o conteúdo.

Experiência do usuário

Faz referência a como o usuário se sente quando navega no seu blog, site ou aplicativo. E qual é a importância de ter uma página otimizada nesse sentido? Os sites que têm boa experiência são fáceis de navegar e provocam sentimentos positivos ao internauta.

Para apresentar uma experiência boa é necessário que a página seja funcional (fácil de usar), as informações devem estar bem organizadas, ter um bom conteúdo e um design atrativo.

Hospedagem

Trata-se de mais um fator que interfere no desempenho do seu site. A hospedagem de um site faz referência a um serviço que possibilita o armazenamento de informações (textos, imagens, vídeos ou qualquer outro tipo de conteúdo) na web.

Vale lembrar que se a hospedagem for ruim a sua página terá dificuldades para aparecer nos mecanismos de busca.

O serviço de hospedagem mais usado no mercado é o WordPress. Ele tem as vantagens de ser simples de usar, gratuito e otimizar a velocidade de carregamento do seu site (o que otimiza a sua página nos buscadores).

Coloque legenda nas imagens

Não se esqueça de informar do que se trata a imagem. Essa informação ajuda o Google a entender o conteúdo, e consequentemente, contribui para um melhor posicionamento do site nos mecanismos de busca.

Inclua CTAs na página

Coloque também os CTAs (Calls-to-Action) em cada post do seu blog ou site. Eles têm como objetivo incentivarem as pessoas a tomarem uma ação. Ela pode ser, por exemplo, seguir as suas redes sociais, fazer download de um e-book, entrar em contato com a sua empresa, comprar um curso, etc.

Captação de leads

Como eles serão captados? Por meio de uma landing page ou página de destino? Por meio de um download de um ebook? Por meio de divulgação de estudos ou pesquisas? É importante pensar nessa estratégia, pois ela possibilitará que você tenha mais contatos e conquiste relacionamentos com os clientes. Vale ressaltar ainda que a captação não deve ser invasiva, pois ela pode gerar uma experiência ruim ao usuário quando ele navega no seu site.

Insira botões de compartilhamento nas redes sociais

Eles são úteis ao facilitar o compartilhamento dos seus conteúdos na internet. Dessa forma, mais pessoas verão as suas postagens, o que trará aumento da visibilidade à sua empresa. Vale lembrar que muitos indivíduos que verão os seus posts poderão se tornar seus clientes no futuro.

Evite conteúdos duplicados

Tratam-se de conteúdos que se repetem, ou seja, foram retirados na íntegra de outra fonte ou que coexistem em dois locais, ou seja, com e sem www. Um exemplo disso seria os endereços http://www.seusite.com e http://seusite.com. Eles prejudicam o ranqueamento do seu site no Google.

Em primeiro lugar, em vez de repetir conteúdos você pode fazer uma releitura deles, colocando a sua visão sobre um determinado assunto ou fazer um texto de curadoria. Esse último tipo de publicação busca reunir os principais conteúdos relacionados sobre um assunto em um único post.

Em ambas as publicações é possível redirecionar o seu texto aos posts originais.

No caso de endereços duplicados (com e sem www) é possível usar a canonical tag. Ela tem como objetivo informar qual é o principal endereço para os mecanismos de busca.

  • Ações em redes sociais

As mídias sociais são mais um canal onde é possível fazer a comunicação em público. A cada dia que passa aumentam o número de pessoas que estão presentes nesses locais. Devido a sua importância, é indispensável ter uma boa estratégia nesse ambiente. Nem todos os conteúdos podem ser usados na mesma rede social, pois cada uma tem a sua particularidade.

Confira algumas ações que podem ser feitas para otimizar o desempenho da sua empresa nas redes sociais.

Aproveite o conteúdo publicado

Faça chamadas nas redes sociais dos posts e materiais publicados no site ou blog do seu negócio. É uma forma positiva de tentar engajar o público, gerando valor a ele, e contribuir para que mais pessoas conheçam os produtos e serviços da empresa.

Impulsione posts no Facebook

Atualmente não dá para fazer só postagens orgânicas no Facebook. Isso porque essa rede social prioriza os conteúdos pagos, ou seja, impulsionados. Ela aumenta o alcance e o engajamento desses tipos de posts. Portanto, é uma boa estratégia investir em impulsionamento no Facebook.

Aposte no Instagram Stories

Essa mídia social vem crescendo rapidamente e já tem mais de 1 milhão de usuários ativos por mês. E uma de suas principais funções é o Instagram Stories. Por causa da sua efemeridade dos conteúdos, pois eles duram apenas 24 horas, eles apresentam alto engajamento.

Isso porque, o Stories permite que a sua empresa se conecte, de forma mais dinâmica, com as pessoas. Afinal são vários os conteúdos que você pode postar nesse canal.

Faça publicações no LinkedIn

Essa recomendação vale especialmente se a sua empresa for do tipo B2B (Business to Business ou Empresa para Empresa). Isso porque, essa rede social é mais voltada para negócios. Dessa forma, as publicações no LinkedIn Pulse são importantes para que a sua marca gere valor e seja reconhecida na área de atuação.

Coloque links para Landing Pages nos posts das redes sociais

Aproveite a facilidade de compartilhamento de conteúdo nas mídias sociais para divulgar CTAs (Calls-to-Action) com links destinados à suas Landing Pages. Essa ação pode aumentar o número de Leads.

  • Ações com e-mail

Trata-se de mais um canal que você pode utilizar com a intenção de comunicar com seu público. Apesar das vantagens dos e-mails, não é recomendável se desesperar para criar uma lista de forma rápida. O ideal é que o internauta goste e tenha confiança no seu conteúdo e passe o e-mail dele.

Portanto, as principais vantagens do e-mail marketing são a comunicação mais próxima com o seu público e o estabelecimento da confiança dele com a sua marca.

Está interessado em desenvolver estratégias nessa área? Veja as dicas que separamos para você otimizar os seus resultados em e-mail marketing. 

Segmente os e-mails

Procure enviar conteúdos que sejam interesse de cada pessoa. É normal que os indivíduos apresentem preferências variadas, por isso é importante investir na segmentação dos seus contatos. Dessa forma, é possível enviar e-mails relacionados aos assuntos que eles já tenham demonstrado algum interesse.

A vantagem dessa estratégia é que a comunicação fica personalizada. Isso contribui para que os internautas se identifiquem com seu negócio e aumentam as possibilidades deles se tornarem clientes fiéis da marca.

Envie ofertas em um material exclusivo

Quando for publicar algum material novo para download (pode ser uma webninar, planilhas, etc) ou vender algum produto (curso online, eBook, consultoria, etc), envie à sua base um e-mail apenas com convite para acessar ou comprar algo.

Essa ação costuma gerar mais resultados do que enviar, por exemplo, em uma newsletter. Isso porque, ela costuma ter vários materiais, o que poderia confundir o usuário sobre o que seria importante ele ver no seu e-mail.

Use template HTML em vez de uma única imagem

Um erro comum é usar uma imagem única no corpo do e-mail com a intenção de divulgar a campanha. Essa prática não é recomendável porque a maioria dos serviços de e-mail bloqueiam a imagem por questão de segurança.

Portanto, o usuário só vai ver o conteúdo se ele permitir a visualização quando ele abrir a mensagem, e provavelmente muitos vão ignorar o seu conteúdo antes de fazer isso.

Por outro lado, as empresas que usam template garantem que o internauta a sua mensagem corretamente no leitor no e-mail. E ainda não será considerada um risco ao destinatário.

  • Anúncios

É muito importante apresentar resultados orgânicos, mas saber investir em mídia paga pode trazer muito retorno e fazer diferença ao seu negócio. Planeje os gastos e invista uma quantia que se encaixa nas possibilidades da empresa, ou seja, sem fazer loucuras.

Existem duas ferramentas que você pode fazer os investimentos em mídia paga na internet e vamos explicá-las abaixo. Confira!

Google AdWords

Trata-se da plataforma de publicidade do Google. Por meio desse serviço os anúncios são exibidos em forma de links patrocinados quando alguém faz uma busca, usando um celular ou computador.

Os anúncios são mostrados nos resultados das pesquisas que se relacionam com as palavras-chaves utilizadas em uma busca. A cobrança deles é feita de acordo com os cliques (CPC ou custo por clique), ou seja, você só paga quando o internauta clica no seu anúncio e vai para o seu site.

Portanto, o AdWords é uma boa opção para investir em termos-chave à sua marca e que sejam importantes à sua persona. Dessa forma, ela encontrará com mais facilidade a sua empresa, pois ela estará no principal buscador do mercado. Vale lembrar que 64% dos internautas fazem buscas no Google.

Essa ferramenta ainda apresenta a vantagem da segmentação (é possível direcionar o anúncio, por exemplo para uma região ou idade específica) e facilita a avaliação do Retorno Sobre o Investimento (ROI), pois é possível acompanhar o número de conversões do anúncio (se foi feita alguma compra ou algum download, por exemplo). O Google Analytics permite a análise desses dados.

Facebook Ads

Trata-se do sistema de mídia paga no Facebook. Ele possibilita aumentar o alcance, e consequentemente, aumentar o engajamento dos seus posts na rede social.

O Facebook Ads oferece uma grande variedade de formatos de anúncios. Eles são eficazes porque apresentam várias opções de segmentação para os anunciantes, o que gera aumento do número de conversões. É possível direcionar o seu anúncio, por exemplo, a uma região ou idade específica ou a um interesse determinado.

Ainda há a possibilidade de escolher quais serão os seus objetivos da campanha. Entre as opções disponíveis estão aumentar o número de cliques e conversões no site, gerar leads, curtidas na página da rede social ou conseguir ter mais visualizações em um vídeo.

Vale lembrar que ainda é possível fazer anúncios pagos em outras mídias sociais, como o LinkedIn, Instagram e Twitter.

  • Análise e definição de rumos

Os números são indispensáveis para analisar se uma campanha de marketing está dando resultado ou não. Eles possibilitam uma melhoria contínua da sua estratégia. Fica fácil de perceber os objetivos que não foram alcançados e dessa forma planejar ações que possam melhorar os resultados da empresa.

A principal ferramenta de análise desses dados é o Google Anayltics. Essa plataforma permite que você saiba o tempo que cada usuário fica no seu site, as origens de tráfego (se um internauta veio do Facebook ou se ele encontrou a sua página por meio de uma busca no Google), a taxa de rejeição, etc.

Esses dados permitem que sejam analisadas duas métricas importantes ao seu negócio: o Retorno Sobre Investimento (ROI) e o Custo de Aquisição de Clientes (CAC). Explicaremos como fazer o cálculo dessas duas medidas. Confira!

Retorno Sobre Investimento 

O termo ROI é uma sigla em inglês que significa Return Over Investment. Por meio desse índice é possível descobrir se o negócio está ganhando ou perdendo dinheiro em cada investimento feito em um determinado período. Dessa maneira, é possível perceber a relação custo-benefício de cada ação e pensar em medidas que possam melhorar os resultados do seu negócio.

Agora, você deve estar se perguntando: como calcular o ROI? Não tem muito segredo, basta seguir a fórmula. Esse índice é calculado em função das receitas e dos custos da empresa. O cálculo a ser feito é o seguinte:(Receita – Custo/ Custo) x 100.

Vamos supor que uma loja virtual tenha arrecadado R$10.000,00 por meio das estratégias desenvolvidas no seu site. A empresa gasta R$ 2.000,00  para manter a página funcionando. Nesse caso, o ROI sobre da loja virtual é de 400%. Como chegamos a esse número? Veja a explicação abaixo.

É só seguir a fórmula. ROI= (10.000-2.000/2.000)x100. Chegamos a conclusão que 8.000/2.000 é igual a 4. Se multiplicarmos esse valor por 100, chegamos aos 400%. Isso significa que a cada real investido, a loja teve 4 reais de lucro.

Custo de Aquisição de Clientes 

Esse índice mostra o quanto uma empresa investe para conquistar cada novo cliente. O CAC mostra o desempenho do produto sobre o ponto de vista financeiro e isso demonstra o valor do marketing digital.

O custo de aquisição de clientes envolve o trabalho de um time durante todas as etapas do funil de vendas. Elas vão  desde atração de visitantes, a nutrição dos leads até o momento da compra. Portanto, para calcular de forma clara esse custo, o ideal é que você conheça esse processo de venda na sua empresa. Saiba quantos clientes é capaz de gerar e qual é o investimento necessário em cada etapa.

Para determinar o CAC basta saber o investimento total do negócio e dividir pelo número de clientes adquiridos em um determinado período.

Nesse cálculo devem ser considerados gastos, como os salários da equipe, compra de anúncios, viagens, comissões de venda, treinamento de funcionários, aquisição de ferramentas, etc. Sobre os clientes, você deve considerar apenas aqueles que foram adquiridos diretamente pelos investimentos feitos nas áreas de Marketing e Vendas.

Imagine que uma empresa investiu R$10.000,00 neste mês. Durante esse período foram conquistados 500 clientes. Dessa forma, o CAC é de R$20,00 por cliente. Isso porque, 10.000/500 equivale a 20.

Com o advento da internet e a popularização das mídias sociais, as estratégias de marketing digital se tornaram indispensáveis aos negócios. Elas são desenvolvidas em várias áreas, como nos blogs, nas redes sociais e e-mails.

Ainda há ações feitas com anúncios, que objetivam aumentar o engajamento e o alcance dos posts elaborados nos sites e nas redes sociais. A segmentação da mídia paga permite que o cliente certo chegue até a sua empresa. Isso porque é possível direcionar as campanhas para uma faixa etária, uma região específica ou um determinado interesse.

Esse artigo foi esclarecedor?

Está interessado em implementar as estratégias de marketing digital para melhorar os resultados da sua empresa? Entre já em contato com a gente!