A era digital trouxe diversas mudanças para o mundo dos negócios. Com pessoas cada vez mais conectadas, as empresas precisam de novas estratégias para se comunicar com seus clientes, se destacar da concorrência e gerar melhores resultados. Investir em marketing digital parece ser o caminho certo a tomar na busca dos objetivos da empresa.
Mas se prepare. Montar e conduzir uma boa estratégia no ambiente digital demanda tempo, esforço e colaboração do empresário e dos funcionários. Mas por onde começar?
Sua empresa está pronta? Para ajudar você, fizemos uma lista de alguns itens que você deve avaliar internamente ao fazer esse investimento. Vamos lá?
Minha Identidade Visual está adequada?
Imagine que você é proprietário de uma empresa que é bastante conhecida na sua cidade, localizada no interior do estado. Você tomou a decisão de investir em estratégias digitais e, a partir de agora, sua empresa vai passar a ser vista por pessoas do Brasil inteiro.
Como seria o primeiro contato de uma pessoa que nunca viu sua marca antes? Sua identidade visual passa credibilidade? Como você vai aplicá-la nos canais e ferramentas disponíveis no ambiente digital? Será que sua identidade visual pode estar ultrapassada?
Investir nos meios digitais traz muita visibilidade para sua empresa e você precisa considerar como diversos elementos relacionados ao seu produto ou serviço vão ser percebidos por clientes com os quais você nunca interagiu antes. Uma boa primeira impressão pode ser um fator decisivo para fazer seu cliente se interessar e querer conhecer mais sobre sua empresa.
Existem diversos elementos que podem trazer destaque para sua identidade visual digital, como a paleta de cores que você está utilizando, as imagens, conteúdos etc. É importante planejar algo que esteja alinhado com os valores da sua empresa e com as necessidades e desejos dos seus clientes.
Meu site funciona da maneira que deveria?
Agora que você começou a investir, você pensou que seu site começaria a ter uma grande quantidade de novos acessos que poderiam se tornar clientes. Após um período, você analisou que isso não aconteceu. Mas por que?
Existem diversos elementos que podem influenciar a quantidade de acessos e a experiência dos seus clientes com o seu site. O importante é avaliar qual tipo de investimento você está disposto a fazer e levar alguns elementos em consideração.
Ao fazer uma pesquisa no Google, você já se perguntou o que faz um resultado aparecer em primeiro ou segundo lugar? Os sites que ocupam os primeiros lugares, fazem uso de um conjunto de técnicas de otimizações para sites, blogs e páginas na web. Esse conjunto de técnicas é chamado de SEO, que significa Search Engine Optimization (Otimização para Mecanismos de Busca).
Com uma estratégia de SEO bem definida é possível aumentar o volume de acessos a sua página, dando mais visibilidade para o seu negócio. Mas como funciona? Acontece que as ferramentas de busca, como o Google ou o Bing, tomam diversos fatores em consideração a cada vez que uma pesquisa é feita em sua plataforma. Tenha em perspectiva o impacto de elementos como:
- velocidade de carregamento da página;
- mobile friendly — que significa se seu site está otimizado para funcionar em aparelhos celulares;
- qualidade do conteúdo e a sua relevância para seus clientes.
Como fazer um planejamento de marketing digital?
Um bom planejamento é fundamental para que sua empresa possa seguir na direção correta e alcançar os resultados desejados.
Vamos relembrar o exemplo da empresa que acabou de entrar no ambiente digital. Agora, com sua identidade visual e seu site prontos você começa a definir quais são os objetivos para um determinado período.
Digamos que você quer aumentar a sua visibilidade dentro do ambiente virtual, conseguir contatos de novos clientes e vender mais. Cada uma dessas metas envolve uma série de elementos que devem ser levados em consideração ao montar seu planejamento. Veja algumas dicas para esse objetivo a seguir.
1. Defina metas S.M.A.R.T.
Para cada novo objetivo de marketing que você possa criar, é importante definir suas metas de maneira inteligente. Pela metodologia SMART o objetivo é considerar 5 atributos: S (Específico), M (Mensurável), A (Atingível), R (Relevante) e T (Temporal).
2. Conheça seu público-alvo
Com metas bem definidas é o momento de entender e conhecer mais sobre as pessoas que sua empresa quer alcançar com seu produto ou serviço. Esse entendimento vai orientar como e onde você deve se posicionar para entrar em contato com essas pessoas.
3. Defina seus canais de comunicação online
Agora que você definiu suas metas e entende mais sobre seu público, é hora de definir onde você estará presente. O importante é dar preferência para os canais que sejam relevantes para seus clientes e de acordo com os ideais da sua marca.
4. Defina um orçamento e analise seus resultados
Com todos esses elementos prontos, é hora de definir quanto do seu orçamento de marketing será alocado para sua estratégia de digital. Além disso é o momento de acompanhar os resultados e estar preparado para alterar a estratégia e repensar seu planejamento se algo não estiver indo de acordo com o plano.
Minha equipe está preparada?
Com novas metas definidas e um planejamento preparado para ser posto em prática, é hora de identificar se essas novas demandas podem ser absorvidas por membros da sua equipe de marketing.
Para funcionar corretamente, sua estratégia vai demandar a utilização de novas ferramentas, como o Google Adwords e o Google Analytics, e o desenvolvimento de novas competências. Novas contratações podem ser necessárias para acompanhar as necessidades e os novos desafios da sua empresa na área de digital.
Onde posso buscar ajuda?
Começar o processo do zero dentro do seu setor de marketing pode elevar de forma significativa seus custos. Além disso, pode levar tempo para você se adaptar às novas ferramentas e acompanhar o ritmo dos seus concorrentes.
Para auxiliar esse processo, você pode optar por trabalhar com uma agência ou com uma consultoria especializada no assunto. Ao utilizar a expertise de alguém que já trabalha no mercado com soluções na área de digital, sua
empresa pode:
- economizar custos;
- ter acesso a uma equipe de especialistas;
- otimizar o seu tempo.
Além de auxiliar sua empresa no ambiente digital, uma agência ou consultoria ainda pode ajudar a perceber novas oportunidades para o seu negócio.
Com as transformações constantes que ocorrem no mercado, o acompanhamento de um profissional pode detectar e antecipar tendências. O marketing digital certamente pode ajudar no crescimento da sua empresa, mas o processo exige que você considere diversos fatores antes de começar a investir.
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