O que é identidade visual e qual sua importância para a imagem de uma empresa?

O que é identidade visual e qual sua importância para a imagem de uma empresa

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp

 

No mundo dos negócios, uma marca possuir um “rosto”, ou seja, uma identidade visual bem definida, é muito importante para seu destaque e reconhecimento no mercado em meio aos concorrentes, bem como ficar na lembrança dos consumidores, e por isso, esse assunto deve ser tratado com prioridade.

Nesse artigo, mostraremos pra você como isso deve acontecer na prática da melhor forma. Acompanhe!

O que é identidade visual?

A identidade visual de uma empresa envolve seu nome, sua marca, as embalagens de seus produtos, e tem o objetivo de comunicar a seus consumidores e ao público em geral sobre quais são seus conceitos, filosofia, valores e posicionamento de mercado.

Na prática, a identidade é feita de elementos visuais e gráficos que, juntos, mostram qual é a personalidade da empresa, e como ela enxerga a si mesma e aos outros na sociedade em que está inserida.

 Para entender melhor esse conceito, basta usar a si mesmo como exemplo. Todas as suas características, como a maneira que penteia o cabelo, os acessórios que usa, o tipo de roupa que veste, o perfume que passa, tudo isso mostra quem você é, e qual é a sua essência. Esses elementos revelam sua personalidade, criando uma imagem única que diferencia você das demais pessoas.

 E é isso que a identidade visual visa fazer para as marcas: destacar suas qualidades, as tornando interessantes e únicas, e fazê-las ser facilmente reconhecidas pelas pessoas nos momentos de compra.

Os principais elementos que fazem parte da identidade visual são marca, tipografia, cores, e materiais de divulgação, como cartazes, flyers, anúncios, cartões de visita, e posts para as redes sociais.

Diferença entre identidade visual, marca e branding

Você já deve ter confundido esses três elementos, porém, eles se diferenciam de várias formas, mesmo fazendo parte do mesmo universo.

Por exemplo: quando falamos de marca, estamos falando apenas do logotipo da empresa, ou seja, a representação visual de quem ela é, e como quer se posicionar no mercado.

Já o branding se define como um amplo conjunto de estratégias, como planejamento e criação dos conceitos que revelam quem é a empresa, esses que vão muito além, apenas, das questões gráficas.

Em síntese, podemos dizer que sem um branding bem planejado e definido, uma marca não cria sua identidade visual, pois é esse planejamento geral que define a personalidade que será desdobrada nos conteúdos visuais, como as peças publicitárias citadas anteriormente.

A importância da identidade visual

Grandes nomes do mercado são representados por imagens e cores que despertam a nossa memória.

A maior importância de uma marca ter uma identidade visual bem definida é fazer dela um destaque onde está inserida em relação aos concorrentes, envolvendo as embalagens dos produtos, passando pelos seus pontos de venda, e indo até a sua comunicação em peças de divulgação, tanto impressas como digitais.

 Por exemplo: imagine uma garrafa com rótulo vermelho e fonte branca, um fundo preto com um sinal de “check” branco, ou então a letra M amarela em um fundo vermelho.

Se essas coisas te fizeram lembrar facilmente das marcas Coca-Cola, Nike e McDonald’s, pronto: você entendeu bem qual é a importância do investimento em uma boa identidade visual, pois seu reconhecimento foi imediato.

 Ter identidade é essencial, tanto para pessoas quanto para marcas, pois é ela que carrega sua credibilidade, seu reconhecimento e seus valores, transparecendo sua missão e a tornando reconhecível em qualquer lugar.

E quanto maior for a presença desses elementos no dia a dia de alguém, maior será a sensação de proximidade que as pessoas terão, e assim, seu produto ou serviço se tornará cada vez mais confiável, necessário e vendido.

 Na agência, a criação de uma identidade visual necessita de vários profissionais especialistas em suas áreas, e assim passa por várias etapas, como briefing, planejamento estratégico, estudo de cores, análise de público, entre outros.

Por isso, é muito importante contar com uma agência competente e especializada no assunto, e a Quest possui uma estrutura completa de departamentos e profissionais capacitados para a realização desse trabalho de forma eficiente.

Para saber mais, entre em contato e receba uma proposta especial para sua empresa. Teremos prazer em atendê-lo!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RECEBA NOSSA NEWS

Nossas estratégias são baseadas na comunicação integrada e multiplataforma.

CONFIRA MAIS