Hoje em dia, a presença digital é imprescindível para a sobrevivência e competitividade de qualquer empresa, independentemente de qual seja seu porte ou segmento de atuação no mercado.
Existem inúmeros motivos pelos quais é importante estar presente na internet e em seus diversos canais, como a eficiência em divulgar sua marca, o engajamento, a fidelização dos clientes, a potencialização das vendas, entre tantos outros.
Ainda tem alguma dúvida sobre como a importância de sua marca conquistar uma presença digital efetiva? Então, não deixe de acompanhar este conteúdo que preparamos especialmente para você!
Quais são os pilares da presença digital?
O escopo do desenvolvimento da presença digital envolve uma série de fatores que devem ser avaliados, como o branding da marca, sua relevância diante da concorrência, seu relacionamento com o cliente, o design (identidade visual), a produção de conteúdo, valores etc.
Tudo isso tem uma relevância para que sua empresa seja percebida pelo público-alvo. Sendo assim, podemos afirmar que a presença digital é fundamentada em quatro pilares. Confira-os abaixo.
Conteúdo
Trata-se da maneira pela qual você cria relevância e credibilidade na internet. Mostrar que a empresa tem conhecimento ao oferecer conteúdo de qualidade aos usuários é uma forma de atraí-los e, consequentemente, garantir uma ótima presença digital.
Engajamento/relacionamento
O engajamento é uma das melhores estratégias para aproximar o público de sua marca e, dessa forma, gerar relevância e um bom posicionamento nesse cenário. Além disso, é esse relacionamento que proporcionará informações importantes sobre sua persona, permitindo que suas campanhas de marketing digital sejam mais precisas e eficientes.
User-friendly
Você já parou para pensar na variedade de formatos e tamanhos de telas de dispositivos móveis e computadores pelas quais os usuários acessam a internet? Pois é, são muitas!
E uma boa presença digital só é possível quando a experiência de navegação proporcionada pela sua marca — por meio do site — leva em consideração a navegabilidade e usabilidade das mídias. Abordaremos melhor esse aspecto mais adiante no post.
Posicionamento
O posicionamento de sua empresa precisa estar intimamente ligado ao público que você pretende alcançar. Lembrando que o fato de a sua marca estar presente em diversos canais de comunicação não significa que ela deva ter diversas personalidades.
Independentemente de quais sejam as mídias utilizadas para promover conteúdo e atrair os usuários, é importante que o discurso e formato de comunicação da empresa seja o mesmo. Afinal, de que adianta um Facebook que “bomba” e tem ótima interação com o público, se o cliente não recebe resposta pelos e-mails que envia, não é verdade?
Como conquistar a presença digital?
Agora que você tem uma perspectiva maior sobre o assunto, mostraremos a seguir algumas dicas de mídias e ações que podem ser utilizadas para conquistar a presença digital de sua marca no mercado.
Produção de conteúdo
Sem dúvida, a produção de é uma das premissas do marketing digital. Toda estratégia ou campanha que visa conquistar o espaço de uma determinada marca, produto ou ideia no mercado — por meio da internet — tem como base a produção de conteúdo.
O fato é que o público está cada vez mais exigente em relação ao que consome tanto no mundo físico quanto no digital. Por isso, ações que consistem em “empurrar” produtos de maneira invasiva às pessoas, como o envio de spam, por exemplo, hoje são consideradas obsoletas por conta da alta taxa de rejeição.
Portanto, produza conteúdo de qualidade e que tenha relevância para o perfil de seu público-alvo, pois o reconhecimento na internet e a garantia da presença digital serão consequências disso.
Blog
Ainda no espectro da produção de conteúdo, o blog tem um papel fundamental no que se diz respeito a uma boa estratégia para conquistar a presença digital. Atualmente, o blog é considerado um dos principais canais de comunicação.
Atrelado ao site da empresa, o blog é uma das sessões mais dinâmicas e que mais geram engajamento, pois é atualizado com frequência, estimula os usuários a comentarem, interagirem e até mesmo divulgarem sua marca pelo compartilhamento de publicações com amigos e conhecidos.
Além disso, a produção de conteúdo engloba diversas mídias, mas geralmente se inicia no blog. Por exemplo, uma empresa de colchões poublica um artigo sobre as principais características de um colchão anatômico e por que seu público-alvo deveria ou não adquirir esse produto.
Posteriormente, o conteúdo é divulgado no Facebook ou Instagram, Linkedin, etc., que é o lugar em que se concentra a maioria dos seguidores, gerando um ciclo. No próximo tópico falaremos mais sobre isso.
Redes sociais
Como falar sobre presença digital e não citar as redes sociais, não é verdade? Afinal, são poderosas ferramentas para agregar valor às suas estratégias de marketing digital, pois integram o cotidiano de milhões de pessoas todos os dias.
Usá-las estrategicamente a favor de sua marca é uma das melhores forma de melhorar o posicionamento digital. Não é por coincidência que o Facebook é uma das empresas mais promissoras de todos os tempos.
A partir do momento em que sua empresa foca em produzir conteúdos para aumentar o engajamento dos usuários, as redes sociais podem ser utilizadas não apenas para divulgá-los, mas também como canais de comunicação para interagir, divulgar novidades, tirar dúvidas, apresentar produtos e todo o tipo de ação para melhorar a presença digital.
Sites responsivos
Você sabia que cerca de 46 milhões de brasileiros só acessa a internet por meio de smartphones? Isso significa que ter um site responsivo para sua marca não é um diferencial competitivo, mas sim uma necessidade para que a empresa se comunique com aproximadamente 69% da população digitalmente ativa.
Responsividade, basicamente, significa que seu site é capaz de se adaptar automaticamente ao dispositivo pela qual o usuário o está acessando, sem interferir na experiência de navegação.
Lembra o que dissemos no início deste post? Existe uma infinidade de modelos de celulares, computadores e tablets com diversos tamanhos e formatos de telas. Ter um site responsivo é garantir a presença digital em todos esses meios.
Como você pôde conferir neste artigo, atualmente o posicionamento digital não é um mero capricho que apenas empresas modernas podem se dar o luxo de ter. Na verdade, a popularização da internet ampliou a gama de competitividade entre negócios de todos os portes de maneira democrática e acessível.
Sendo assim, garantir uma boa presença digital não se resume a uma forma de sobreviver no mercado atual, já que abrange uma variedade de estratégias que permitem que sua empresa conquiste seu próprio espaço diante do público.
Você ainda tem alguma dúvida sobre como a sua marca pode conquistar uma presença digital efetiva no mercado? Tem alguma experiência sobre o assunto que deseja compartilhar com a gente? Então deixe o seu comentário!